Atividades Materiais e Espirituais


Como as atividades materiais são tangíveis e concretas, apresentando um aspecto de realidade que nem sempre as atividades espirituais oferecem os Entes Humanos, em sua maioria, se dedicam exclusivamente, ou quase exclusivamente, a elas, mesmo sem as eficientes orientações que poderiam levá-los a proceder acertadamente. Por isso mesmo, agem quase sempre, com precipitação e descontrole, para, em seguida, experimentar o arrependimento daí resultante.

Dentre os que só cogitam das atividades de ordem material, há os que buscam reforço nos estudos de natureza intelectual e tecnológica, a supor que se preparam, assim, devidamente, para enfrentar a vida comum. Presumem que lhes basta aprimorar os conhecimentos tecnológicos para o melhor exercício de sua profissão, bem como aprender algumas fórmulas de amabilidade e de etiqueta social para conseguir fáceis triunfos em seus negócios ou em sua prosperidade econômico-financeira. Claro que nada disso é desprezível quando bem conduzido, ou seja, quando encaminhado no sentido de não ocasionar consequências desfavoráveis.

Não basta, portanto, acumular conhecimentos tecnológicos, ou meramente culturais, para vencer na vida e ser feliz. Tudo isso, por mais eficiente que pareça ser ainda é pouco, ainda é precário, porque unilateral. Ainda que alguém adquira o máximo de conhecimentos técnicos, intelectuais, científicos, literários e sociais, estão sujeito a falhar, a fracassar e a ser infeliz, porque tudo isso pertence à vida material, à vida transitória, à vida perecível.

Enquanto o Ser Humano não chegar ao feliz estado de amadurecimento que o levará a compreender o quanto é necessário dedicar-se às atividades espirituais, sua vida estará incompleta e sujeita a uma série de insucessos, porque as atividades espirituais são o complemento indispensável ao objetivo de sua passagem pelo Mundo Terreno. Aliás, não são apenas esse complemento e sim, também, antes de tudo e acima de tudo, a base essencial para que os movimentos da vida material sejam acertados, visto que os Ensinamentos Espirituais são a Verdadeira Bússola a dirigir o Barco da Vida ao Porto Seguro das incomparáveis realizações, daquelas realizações imperecíveis que transformarão esse Barco em um Grande Navio!

Se o Ente Humano permanecer sem essa maturidade, não achará ânimo e tempo suficientes para sair da Evolução Passiva, unicamente materialista ou quase materialista, para ingressar no campo da Evolução Ativa, regida pelas Orientações Espirituais. Só então começará o ciclo de seus triunfos verdadeiros, daqueles triunfos sólidos e irreversíveis, tanto no campo material quanto no campo espiritual, porque alicerçados em conhecimentos de grande profundeza que reformam, definitivamente, o caráter e o temperamento, fazendo nascer Nova Individualidade.

Uma vez transferido para o plano da Evolução Ativa, em virtude da maturação, o Ser Humano reconhece a necessidade imperiosa de harmonizar entre si as atividades materiais com as espirituais. E, nesse esforço, Jornal sintético de sugestões e dissertações verológicas. O máximo de assuntos construtivos no mínimo de páginas Cristófilo Nageo reorganiza as suas atividades de tal modo que chega a encontrar tempo não só para orientar seguramente sua própria vida, mas também para auxiliar seus condiscípulos nessa reorganização. Fica, então, admirado, ao verificar que Deus lhe dera tempo suficiente para tudo isso e que não o estava aplicando sensatamente em atividades de imediata necessidade para sua Verdadeira Vida.

Os Verólogos são felizes porque já atingiram o ciclo de madureza que lhes permite conciliar, quanto possível, suas atividades materiais com as espirituais. E tanto assim que frequentam assiduamente as aulas, reuniões gerais e festividades espirituais de nossa Instituição, sem pré juízo de suas obrigações profissionais, sociais e domésticas.

Quem consegue identificar-se com o Método Verológico para manter-se nesse ritmo, triunfa em todas as direções, tanto no campo espiritual como no campo material.

Esse é um dos grandes mistérios da Vida Humana que os Verólogos estão desvendando com os seus próprios esforços e com o auxílio da Verologia: a harmonia entre as atividades espirituais e as materiais, sem a preterição de nenhuma delas. Quando essa harmonia se torna perfeita, abrem-se, então, para os Verólogos, novos horizontes, porque podem caminhar a passos largos, sem nenhuma dificuldade, a fim de alcançar os mais altos graus de Evolução Espiritual. Aí é quando chegam a compreender, em toda a sua extensão, um dos mais poderosos gestos utilizados pelo Maior Mestre de Sabedoria Suprema: Jesus Cristo.

Empenhe-se em desvendar esse mistério, prezado leitor, e você também abrirá novos horizontes para a sua vida.

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVII Nº 457 e 458
Artigo referente a Janeiro e Fevereiro de 2011

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Resignação Consciente

Ler mais...

Coragem Sensata e Medo

Ler mais...

Luz e Trevas

Ler mais...

Amor Divino

Ler mais...

Higiene Psicológica

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo