Perseverança

Imprimir


Atualmente, com a evolução científica e tecnológica, com ênfase nas transformações cibernéticas, cada vez mais presenciamos o Ser Humano focado nas novidades e estímulos visuais que crescem constantemente, afastando-o do contato precioso com o próximo, priorizando-se as máquinas.

É importante ressaltar que a convivência com o semelhante faz com que troquemos e vivenciemos experiências de vital importância para o desenvolvimento de nosso Processo Evolutivo e conseqüente aperfeiçoamento de nossas virtudes, o que jamais seria possível se mantivéssemos contato apenas com nossas máquinas, embora sejam imprescindíveis nos dias de hoje.

A partir do momento em que nos conscientizamos de sermos seres sociais, a começar no núcleo familiar, na vida escolar e, posteriormente, ao escolher nossas amizades, percebemos o quanto é competitivo manter-se ativo e atuante no próprio mundo, quiçá profissionalmente.

Constata-se que é salutar enfatizarmos e estimularmos no Ser Humano a persistência em tudo que fizer e se propuser a realizar futuramente. A Perseverança é uma das habilidades emocionais mais necessárias e,  possivelmente, mais raras nos diversos campos da atividade humana. Há milhares de pessoas com magníficas idéias, mas apenas algumas têm a força e a capacidade indispensáveis para pô-las em prática.

Observamos, também, que dentre os que começam a realizar algum projeto, poucos são os que realmente persistem até a obtenção de resultados, pois a grande maioria desiste diante dos primeiros obstáculos. A persistência, que corresponde a 100% do campo da inteligência emocional, nos mostra que, embora o QI (Quociente de inteligência) tenha grande importância na geração das boas idéias ou invenções, é o QE (Quociente emocional) que determina a realização total ou parcial da idéia.

Em seu Livro “Evolução Mental e Psicológica”, Cristófilo Nageo nos alerta: “Não confundir Perseverança com a teimosia ou o capricho. A Perseverança se aplica às realizações boas e úteis e deve ser usada com serenidade e critério. A teimosia ou o capricho se aplica aos impulsos desordenados, aos desejos de vingança ou às baixas paixões. “A Perseverança envolve o inabalável propósito de não retroceder em nenhuma hipótese, desde que o alvo haja sido sensatamente escolhido.”  

O filósofo francês Ainyot nos adverte: “Nada significa começar bem para quem não for capaz de perseverar até o fim.”

Sérgio Biagi Gregório afirma: “Perseverança é ter coragem para ir adiante”.  Compreendo que é a firmeza ou constância num sentimento, numa resolução, num trabalho, apesar das dificuldades e dos incômodos. É a virtude que contribui para o êxito na vida humana.

Há conceitos que consideram a Perseverança uma virtude conexa com a da fortaleza que revigora a vontade contra o temor de males iminentes e vence as dificuldades que vão surgindo, sempre,   no exercício da virtude.”

Outrossim, manter-se firme num Processo de Evolução Moral e Espiritual Ativa e Consciente é nutrir-se de uma grande dose de Perseverança e, mais do que isso, é optar por envelhecer com qualidade  de vida e com Equilíbrio Psicofísico. A idéia é crescer espiritualmente, encontrando, sempre, a oportunidade de transformar-se para melhor. Não tenha arrependimentos! As pessoas idosas, geralmente, não se arrependem daquilo que fizeram, mas sim das coisas boas que deixaram de fazer.

Desta forma, a Verologia nos ensina e nos orienta que nunca é tarde demais para ser tudo aquilo que você pode provavelmente ser como diz o Ensinamento de Cristófilo Nageo: “O Ser Humano pode ser o que deve ser.”

 

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVII Nº 457 e 458
Artigo referente a Janeiro e Fevereiro de 2011

 

Tags: , , , ,