Evolução Bilateral

O ser humano, tal como os vegetais, os minerais e os outros animais, vêm ao mundo para evoluir, porém, o que acontece com a maioria das pessoas, que ainda não tem conhecimento espiritual, é a concentração de todos os seus esforços, pensamento e energias para obtenção da evolução e do progresso, unicamente intelectual e material.



O mestre Jesus Cristo nos ensina que temos duas vidas e que devemos dar atenção as duas. Mas, ele nos esclarece que a mais importante das duas é a vida espiritual, porque eterna: “Buscai primeiramente o reino de Deus e a sua justiça e tudo mais vos será acrescentado”.

Na minha compreensão atual, a tradução verológica deste ensinamento de Jesus Cristo está encerrada nas palavras do nosso Mestre Cristófilo Nageo: “Se realizares as leis eternas e mantiveres sempre firme o pensamento de progresso, tudo em rua vida progredirá”. Ele quer nos chamar a atenção para buscarmos primeiramente o processo espiritual, pautando a nossa vida inteiramente nos ditames das leis eternas, a fim de que estas nos protejam de modo que as nossas conquistas de ordem material sejam, também duradouras.

As conquistas necessitam ser precedidas de trabalho árduo não só no plano material, mas também no plano espiritual. Aquelas que não se dedicam a um incessante trabalho de evolução moral-espiritual, dificilmente resistem aos açoites das experiências ou aos chamamentos do instinto que, fatalmente, levam aos deslizes, consequentemente, enfraquecem a jornada evolutiva progressiva, dificultando a manutenção do que já foi obtido, tanto espiritual quanto material.

Da mesma forma, não podemos também nos orgulhar ou nos sentirmos superiores porque, mesmo nós que participamos de uma escola de evolução ativa e consciente, estamos sujeitos as correções das leis, pois ainda fraquejamos e falhamos. Tanto assim o é que Jesus no adverte: “Vigiai e orai para que não entrais em tentação, pois, na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

Enquanto o homem não se convencer de que está neste mundo por graça de Deus para ele servir, suas obras serão ineficientes e precárias, porque unilaterais, ainda não voltadas para o objetivo maior de nossa passagem por este mundo terreno. Aquele que tiver a consciência de que seu progresso, tanto espiritual quando material, vem de Deus e que, por esse motivo, deve ser, por gratidão, retribuído em suas obras, este alcançara p pleno progresso e a felicidade.

O ensinamento de Cristófilo Nageo, citado acima, fala não só em conhecer ou estudar as leis eternas, mas também em realizá-las, o que é infinitamente mais difícil, mas não impossível. Através do estudo, da compreensão e da pratica dos ensinamentos, como recomendar o método verológico, todos são capazes de chegar a realizar as leis eternas. Porem, para nos enquadrarmos nelas, precisamos também desenvolver determinadas virtudes imprescindíveis para o cumprimento do projeto de evolução, que são: a humildade verdadeira, a firmeza de caráter, o senso de responsabilidade e a persistência no bem. Alem disso, precisamos ir eliminando debilidades como a preguiça, a grosseria, a impaciência, a vaidade e outras tantas que nos atrapalham a seguir um caminho seguro e rápido para evolução.

Por isso, engana-se aqueles que pensam que primeiro precisam resolver sua vida material, para depois, no fim da vida, se dedicar á vida espiritual, pois o progresso tem que ser paralelo. Precisamos nos empenhar na nossa evolução bilateral, porque de uma depende da outra. Aquele que não encontra tempo para a vida espiritual, pretendendo alcançar primeiro o ápice de sua vida material, jamais terá este tempo, porque a este ápice nunca chegara. A plenitude não esta nos parâmetros que a matéria possa medir, mas na satisfação de ter chegado aonde chegou através de um caminho pautado em orientações morais-espirituais superiores e na felicidade de poder cada vez mais e melhor servi a Deus.

Observamos que o ensinamento do mestre Cristófilo Nageo também nos recomenda manter sempre firme o pensamento de progresso. Aquele que não sanear o seu órgão mental, não consegue desenvolver corretamente seu processo de evolução ativa e consciente, porque órgão mental e volátil sujeito a interferências externas, tanto superiores quanto inferiores. E, novamente, entendemos que se aplica o ensinamento de Jesus Cristo: “Vigiai e Orai...”.

No que diz respeito ao progresso, precisamos redobrar nossos esforços no sentido de manter protegido o nosso órgão mental, pois não raro podemos ser assaltados por pensamentos de inveja, ganância, revolta, esmorecimento, que, se não detectados e afastados a tempo, acabam por enfraquecer o nosso propósito e nos levam a desistir dos nossos projetos de evolução bilateral.

O pensamento central de evolução é o que especialmente devemos utilizar sempre que percebemos interferências em nosso órgão mental, capazes de nos desviar de nossos objetivos de progresso quer espiritual, quer material, de forma a manter incólumes os projetos por nós traçados.

Enfim, precisamos, o quanto antes, redobrar os nossos esforços no sentido de avançar o mais rápido possível nos nossos projetos de evolução bilateral, dedicando atenção ás nossas duas vidas, porque ninguém sabe quando é chegado o dia e a hora, e precisamos cumprir a missão por Deus a nós confiada, que é a de evoluir e promover a evolução do maior número possível de semelhanças.



Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXIII Nº 415 e 416
Artigo referente a Julho e Agosto de 2007

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Livre Arbítrio

Ler mais...

Exaltar-se ou Humilhar-se

Ler mais...

Resignação Consciente

Ler mais...

Ser e Não Ser Não Pode Ser

Ler mais...

O Inferno e o Paraíso Psicológico

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo