Exaltar-se ou Humilhar-se

Imprimir




Caríssimo (as) leitores (as) do jornal Verologia, através desses dois temas trazemos, para todos, o conhecimento, á luz da lente verológica, da diferença entre a cultura dos homens e a cultura de Deus, ou seja, entre o sentido material e  o sentido espiritual das palavras.

E, para tanto, escolhi o Cristo, que diz o seguinte: “Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado”.

Segundo os dicionários, no sentido material “exaltar’ é o mesmo que “tornar alto”, “levantar”, “engrandecer”, “nobilitar”, “glorificar”, “elogiar muito”, “elevar-se”, “irritar-se”, “vangloriar-se”. Mas, no sentido espiritual, “exaltar” é “desrespeitar o que Deus determina” através dos mestres de sabedoria suprema, ou seja, dos ensinamentos redentores e de suas orientações; é “sentir-se superior” em relação às outras pessoas, fazendo diferença de grau, cultura, raça e poder econômico.

A “humildade” segundo os dicionários no sentido material é: “virtudes que nos dá o sentimento da nossa fraqueza”, “modéstia”, “submissão”, “pobreza”. Já no sentido espiritual, de acordo com as orientações verológicas, “humildade” é não se transforma em uma pessoa tímida, medrosa, quem tem fraqueza de animo e que se acovarda ante o erro ou a má fé. “Ser humilde” não é ser apático displicente ou comodista diante das arremetidas do mal. A “humildade verdadeira” não é incompatível com a energia, mas e necessário que se use a energia serena. Enfim, Cristófilo Nageo nos ensina: “Ser bom não e ser bobo’.

Só existe uma possibilidade de sentir e viver a humildade verdadeira: quando, através dos estudos, compreensão e pratica dos ensinamentos redentores, a criatura humana reconhece sua verdadeira pequenez diante da perfeição e da justiça do supremo poder, que é Deus. A humildade verdadeira leva o evolucionismo e emancipar-se da arrogância, da vaidade e do egoísmo para humanizar-se e dirigir-se em um servidor das leis eternas, assim como de seus semelhantes, a estes indicando os melhores meios para trilhar o caminho do bem.

Em sua primeira Epístola, (cap.5/ vers.6 e 7), Pedro diz: Humilhai-vos pois, debaixo da potente Mao de Deus, para que seu tempo vos exalte. “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vos”.

Para demonstrar melhor o que é agir e identificar-se com a humanidade verdadeira, ou citar um exemplo que o nosso saudoso e amado mestre Cristófilo Nageo nos da no capitulo 14 de seu livro “Nossa Descoberta Sobre a Vida Humana”, intitulado: “Ser humilde sem ser Enérgico é Transgredir a lei de Evolução”.

Diz ele:

“Objetar-se ia que há situações e ambientes que a luta contra o mal seria inútil, em face da arbitrariedade em vigor, e até poderia ocasionar um mal ainda maior para aqueles que se decidissem a empreender essa batalha dignificante.

Bem que seja toda uma verdade, tal circunstância deplorável constituir exceção á regra.

Na pior das hipóteses, quase sempre há lugar para defesa ou protesto quando se atua de modo enérgico, mas inteligente e respeitoso. Essa defesa ou esse protesto poderia não produzir resultado imediato, por força da prepotência, então reinante, que procuraria asfixiar o mensageiro do bem, mas sempre haveria de produzir algum efeito no momento, e muito mais ainda no futuro, quando a situação e o ambiente de modificassem por imperativo mesmo da lei de evolução, que nunca permite o triunfo definitivo do despotismo, onde quer que ele apreça e por mais forte que se afigure.

Todavia, usando seu discernimento, o homem que vai galgando os degraus da evolução espiritual pode e sabe esperar melhor oportunidade para agir, quando chega a conclusão de que se torna inoperante sua luta em determinado momento. Isto é uma fuga, e sim uma operação estratégica. O essencial é que o evolucionista não renuncie ao seu dever de lutar contra o mal tal logo lhe seja possível, desde que as circunstancia se apresentem de tal modo difíceis, que desaconselham inteiramente a batalha imediata”. 

Caríssimo (a) leitor (a) do jornal Verologia: este é um dos grandes e profundos conhecimentos que a ACE e a Verologia transmitem nos seus setores de estudos, e você não esta impedindo de obtê-los, basta que procure nossa secretaria por telefone ou no endereço exposto nesse jornal e se inscreva para estudar Verologia.

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXIII Nº 419 e 420
Artigo referente a Novembro e Dezembro de 2007

 

Tags: , , , , , ,