Vantagens da Evolução Ativa e Consciente


A Evolução Ativa e Consciente proporciona ao Ser Humano os devidos recursos para auto dirigir-se, ou melhor, para efetuar o Processo Evolutivo de auto realização. Leva-o a utilizar, proveitosamente, seu livre arbítrio.

Alerta-o para a necessidade imperiosa de nutrir seu Órgão Mental e os demais Órgãos Psicológicos, diariamente, com os alimentos espirituais adequados. Indica-lhe, para esse fim, Ensinamentos altamente construtivos e renovadores. Aponta-lhe a conveniência de compreender o sentido real desses Ensinamentos, para que os ponha em prática acertadamente. Ajuda, poderosamente, o aumento de sua capacidade para que oriente e melhore a própria vida em todos os campos de suas manifestações. Habilita-o, enfim, a ser mais útil a si mesmo e a seus semelhantes.

É realista a Evolução Ativa e Consciente. E isso porque, além de lógica e racional, conduz à comprovação, no laboratório de experiências psicológicas, das compreensões adquiridas, convindo esclarecer, desde logo, que esse laboratório abrange o Mundo Interno e o mundo externo do realizador.

Tomando, como ponto de apoio, os melhores Ensinamentos e o melhor Método, para desenvolver e aprimorar todas as faculdades do Sistema Psicológico, sobretudo a Inteligência, a Razão, o Centro Emocional, a Consciência e a Ultraconsciência, o Processo de Evolução Ativa e Consciente  é absolutamente seguro, propiciando excelentes resultados em um espaço de tempo tanto menor quanto maior seja o empenho do Evolucionista.

Mediante as indicações feitas pela Verologia, o realizador encontra os mais convincentes recursos para obter as provas reais da Evolução que ele vai, progressivamente, alcançando com os seus próprios esforços. É assim que vai tomando consciência de seus novos estados Evolutivos, e de que já não é o que era quando começou a palmilhar o Caminho da Evolução Ativa e Consciente.

Quem se empenha na realização desse eficiente Processo Evolutivo, pode libertar-se dos sofrimentos, ou, pelo menos, reduzi-los ao mínimo. E isso porque esse Processo o ajusta aos imperativos das Leis Eternas. À medida que o realizador se vai Cristófilo Nageo quadrando nessas Leis Divinas, vai deixando de transgredi-las e, portanto, vai eliminando as causas essenciais dos sofrimentos (físicos ou morais).

No entanto, ao ingressar no ritmo libertador da Evolução Ativa e Consciente, quase sempre, o realizador tem dívidas morais e espirituais a saldar,através de sofrimentos, em consequência dos erros cometidos quando seu espírito estava abandonado ou quase abandonado, quando se conformava com a evolução passiva e inconsciente e quando ignorava as Leis Eternas. Segundo as Observações Verológicas, essas Leis consideram suspensas as dívidas morais e espirituais do realizador quando ele se dispõe a seguir, com lealdade e determinação, as indicações referentes ao Processo de Evolução Ativa e Consciente. E é assim que, através de constantes esforços em prol do aprimoramento de si mesmo e de seus semelhantes, consegue libertar-se dos sofrimentos, por que teria de passar para o resgate de tais dívidas, se permanecesse entregue à evolução passiva e inconsciente.

Dir-se-á que as Leis Eternas, em face da elevação e firmeza de propósitos do realizador no senti- do de consagrar-se ao Processo de Evolução Ativa e Consciente, resolvem deixar seus movimentos inteiramente desembaraçados, a ver se continuará fiel a esses propósitos, empenhando o máximo de sua dedicação no mais nobre de todos os ideais. Aí está uma das vantagens do Processo de Evolução Ativa e Consciente. Mas, como é lógico e conforme também a Verologia tem observado, a Justiça Divina faz reverter essas dívidas morais e espirituais à responsabilidade do devedor, para o devido resgate através de sofrimentos, quando ele mergulha na displicência e na incompreensão, regressando ao ritmo da evolução passiva e inconsciente.

Para completar o Processo de Evolução Ativa e Consciente, o realizador precisa transformar-se, gradativamente, em Mensageiro do Bem, a fim de fazer por outros Entes Humanos o que foi efetuado em benefício de sua libertação, ou seja, apontando-lhes o Caminho seguro para a realização dês se processo dinâmico e redentor. Cumprindo, assim, a Lei de Gratidão e a Lei de Altruísmo, torna-se mais útil a seus semelhantes e, do mesmo passo, consolida as posições conquistadas no campo da Evolução Espiritual, evitando retrocessos.

Outra vantagem do  Processo de Evolução Ativa e Consciente é o de abreviar o itinerário evolutivo que todos os Seres Humanos têm que percorrer inevitavelmente, quer queiram, quer não queiram, tangidos pelos inflexíveis ditames da Lei de Evolução.

Depois de muitas andanças e de muitas investigações no campo da vida espiritual, sem chegar a uma conclusão definitiva, o Ser Humano sente, afinal, que precisa firmar-se em algum Caminho que lhe ofereça a máxima segurança e tranqüilidade, pela pujança de seus conhecimentos e pela sensatez de seu Método. Mas, quase sempre, continua inseguro e indeciso, mesmo depois de haver chegado à idade madura, pela insuficiência de seu Discernimento.

Uma das  vantagens mais úteis do  Processo Verológico de Evolução Ativa e Consciente, se não a mais útil de todas, é precisamente a de ampliar ao máximo o Discernimento do verólogo, ou seja, sua capacidade para confrontar, analisar e escolher o melhor Caminho tanto para sua vida espiritual quanto para sua vida material. Mas, sobretudo para o aprimoramento de sua Vida Permanente.

Consagrando os mais leais e ardorosos esforços ao Caminho Espiritual, criteriosamente escolhido pelo seu Discernimento, assaz ampliado e aprimorado, sem se tornar dispersivo e desnorteado em busca de outros Caminhos Espirituais menos eficientes, ou aparentemente espirituais, o realizador não perderá mais seu precioso tempo em buscas inúteis. Obterá, assim, finalmente, indestrutíveis triunfos espirituais e, em consequência, os mais sólidos triunfos materiais.

Convém frisar, ainda, que o Processo de Evolução Ativa e Consciente, proporcionado pelo Método Verológico, é a complementação indispensável de muitos conhecimentos obtidos em outras fontes (religiosas, espiritualistas, filosóficas, científicas, etc.). E isso porque a Verologia dispõe de recursos especializados para essa complementação, já mediante novas conclusões extraídas da Sabedoria Antiga através de profundas meditações, já mediante suas novas criações e concepções em perfeita harmonia com as necessidades imperiosas da vida atual. Ou melhor, desta era de grandes transições e transformações.


Quem realiza esse Processo, observando lealmente as recomendações da Verologia, poderá, até mesmo, completar a sua peregrinação evolutiva, alcançando os mais elevados graus da verdadeira espiritualidade, para sua própria felicidade e para o generoso auxílio a seus semelhantes.

Muitas são as vantagens do Processo de Evolução Ativa e Consciente oferecido por todas as verdadeiras Escolas de Aprimoramento Espiritual dos séculos passados. E, também, na atualidade, pela Instituição que o ministra sob a égide dos Ensinamentos de Jesus Cristo e da Verologia (o novo Método que inspira transformações decisivas).

“Assim como o sol é o centro em torno do qual gravitam todos os planetas e planetóides do sistema solar, assim também a realização do Processo Espiritual deve ser o centro em torno do qual devem gravitar todas as demais atividades do Ente Humano”.

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVII Nº 459 e 460
Artigo referente a Março e Abril de 2011

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Faculdade Imaginação

Ler mais...

A Luz do Mundo

Ler mais...

O Caminho, a Verdade e a Vida

Ler mais...

Conserva a Tua Alma

Ler mais...

Resignação Consciente

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo