Vantagens da Evolução Ativa e Consciente

Imprimir


A Evolução Ativa e Consciente proporciona ao Ser Humano os devidos recursos para auto dirigir-se, ou melhor, para efetuar o Processo Evolutivo de auto realização. Leva-o a utilizar, proveitosamente, seu livre arbítrio.

Alerta-o para a necessidade imperiosa de nutrir seu Órgão Mental e os demais Órgãos Psicológicos, diariamente, com os alimentos espirituais adequados. Indica-lhe, para esse fim, Ensinamentos altamente construtivos e renovadores. Aponta-lhe a conveniência de compreender o sentido real desses Ensinamentos, para que os ponha em prática acertadamente. Ajuda, poderosamente, o aumento de sua capacidade para que oriente e melhore a própria vida em todos os campos de suas manifestações. Habilita-o, enfim, a ser mais útil a si mesmo e a seus semelhantes.

É realista a Evolução Ativa e Consciente. E isso porque, além de lógica e racional, conduz à comprovação, no laboratório de experiências psicológicas, das compreensões adquiridas, convindo esclarecer, desde logo, que esse laboratório abrange o Mundo Interno e o mundo externo do realizador.

Tomando, como ponto de apoio, os melhores Ensinamentos e o melhor Método, para desenvolver e aprimorar todas as faculdades do Sistema Psicológico, sobretudo a Inteligência, a Razão, o Centro Emocional, a Consciência e a Ultraconsciência, o Processo de Evolução Ativa e Consciente  é absolutamente seguro, propiciando excelentes resultados em um espaço de tempo tanto menor quanto maior seja o empenho do Evolucionista.

Mediante as indicações feitas pela Verologia, o realizador encontra os mais convincentes recursos para obter as provas reais da Evolução que ele vai, progressivamente, alcançando com os seus próprios esforços. É assim que vai tomando consciência de seus novos estados Evolutivos, e de que já não é o que era quando começou a palmilhar o Caminho da Evolução Ativa e Consciente.

Quem se empenha na realização desse eficiente Processo Evolutivo, pode libertar-se dos sofrimentos, ou, pelo menos, reduzi-los ao mínimo. E isso porque esse Processo o ajusta aos imperativos das Leis Eternas. À medida que o realizador se vai Cristófilo Nageo quadrando nessas Leis Divinas, vai deixando de transgredi-las e, portanto, vai eliminando as causas essenciais dos sofrimentos (físicos ou morais).

No entanto, ao ingressar no ritmo libertador da Evolução Ativa e Consciente, quase sempre, o realizador tem dívidas morais e espirituais a saldar,através de sofrimentos, em consequência dos erros cometidos quando seu espírito estava abandonado ou quase abandonado, quando se conformava com a evolução passiva e inconsciente e quando ignorava as Leis Eternas. Segundo as Observações Verológicas, essas Leis consideram suspensas as dívidas morais e espirituais do realizador quando ele se dispõe a seguir, com lealdade e determinação, as indicações referentes ao Processo de Evolução Ativa e Consciente. E é assim que, através de constantes esforços em prol do aprimoramento de si mesmo e de seus semelhantes, consegue libertar-se dos sofrimentos, por que teria de passar para o resgate de tais dívidas, se permanecesse entregue à evolução passiva e inconsciente.

Dir-se-á que as Leis Eternas, em face da elevação e firmeza de propósitos do realizador no senti- do de consagrar-se ao Processo de Evolução Ativa e Consciente, resolvem deixar seus movimentos inteiramente desembaraçados, a ver se continuará fiel a esses propósitos, empenhando o máximo de sua dedicação no mais nobre de todos os ideais. Aí está uma das vantagens do Processo de Evolução Ativa e Consciente. Mas, como é lógico e conforme também a Verologia tem observado, a Justiça Divina faz reverter essas dívidas morais e espirituais à responsabilidade do devedor, para o devido resgate através de sofrimentos, quando ele mergulha na displicência e na incompreensão, regressando ao ritmo da evolução passiva e inconsciente.

Para completar o Processo de Evolução Ativa e Consciente, o realizador precisa transformar-se, gradativamente, em Mensageiro do Bem, a fim de fazer por outros Entes Humanos o que foi efetuado em benefício de sua libertação, ou seja, apontando-lhes o Caminho seguro para a realização dês se processo dinâmico e redentor. Cumprindo, assim, a Lei de Gratidão e a Lei de Altruísmo, torna-se mais útil a seus semelhantes e, do mesmo passo, consolida as posições conquistadas no campo da Evolução Espiritual, evitando retrocessos.

Outra vantagem do  Processo de Evolução Ativa e Consciente é o de abreviar o itinerário evolutivo que todos os Seres Humanos têm que percorrer inevitavelmente, quer queiram, quer não queiram, tangidos pelos inflexíveis ditames da Lei de Evolução.

Depois de muitas andanças e de muitas investigações no campo da vida espiritual, sem chegar a uma conclusão definitiva, o Ser Humano sente, afinal, que precisa firmar-se em algum Caminho que lhe ofereça a máxima segurança e tranqüilidade, pela pujança de seus conhecimentos e pela sensatez de seu Método. Mas, quase sempre, continua inseguro e indeciso, mesmo depois de haver chegado à idade madura, pela insuficiência de seu Discernimento.

Uma das  vantagens mais úteis do  Processo Verológico de Evolução Ativa e Consciente, se não a mais útil de todas, é precisamente a de ampliar ao máximo o Discernimento do verólogo, ou seja, sua capacidade para confrontar, analisar e escolher o melhor Caminho tanto para sua vida espiritual quanto para sua vida material. Mas, sobretudo para o aprimoramento de sua Vida Permanente.

Consagrando os mais leais e ardorosos esforços ao Caminho Espiritual, criteriosamente escolhido pelo seu Discernimento, assaz ampliado e aprimorado, sem se tornar dispersivo e desnorteado em busca de outros Caminhos Espirituais menos eficientes, ou aparentemente espirituais, o realizador não perderá mais seu precioso tempo em buscas inúteis. Obterá, assim, finalmente, indestrutíveis triunfos espirituais e, em consequência, os mais sólidos triunfos materiais.

Convém frisar, ainda, que o Processo de Evolução Ativa e Consciente, proporcionado pelo Método Verológico, é a complementação indispensável de muitos conhecimentos obtidos em outras fontes (religiosas, espiritualistas, filosóficas, científicas, etc.). E isso porque a Verologia dispõe de recursos especializados para essa complementação, já mediante novas conclusões extraídas da Sabedoria Antiga através de profundas meditações, já mediante suas novas criações e concepções em perfeita harmonia com as necessidades imperiosas da vida atual. Ou melhor, desta era de grandes transições e transformações.


Quem realiza esse Processo, observando lealmente as recomendações da Verologia, poderá, até mesmo, completar a sua peregrinação evolutiva, alcançando os mais elevados graus da verdadeira espiritualidade, para sua própria felicidade e para o generoso auxílio a seus semelhantes.

Muitas são as vantagens do Processo de Evolução Ativa e Consciente oferecido por todas as verdadeiras Escolas de Aprimoramento Espiritual dos séculos passados. E, também, na atualidade, pela Instituição que o ministra sob a égide dos Ensinamentos de Jesus Cristo e da Verologia (o novo Método que inspira transformações decisivas).

“Assim como o sol é o centro em torno do qual gravitam todos os planetas e planetóides do sistema solar, assim também a realização do Processo Espiritual deve ser o centro em torno do qual devem gravitar todas as demais atividades do Ente Humano”.

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVII Nº 459 e 460
Artigo referente a Março e Abril de 2011

 

Tags: , , , ,