Coragem Sensata e Medo

Imprimir

Caríssimo (a) leitor (a) do Jornal Verologia, vamos falar de uma Coragem Transcendente, a  Coragem Sensata, dentro da concepção e revelação verológica que a Ação Cristã Evolucionista dá a conhecer para toda a humanidade. Vamos falar, também, do medo que é diametralmente oposto.



O medo nada mais é do que o efeito de uma causa psicológica. Essa causa está, quase sempre, nas deficiências internas, nos pensamentos inferiores e, por falta de conhecimentos e recursos psicológicos, a pessoa se deixa influenciar por uma imaginação desregrada, criadora de fantasias, assombros e imagens abstratas em que passa a acreditar. Esse estado causa a confusão mental, um círculo vicioso de pensamentos inferiores que leva à depressão. Persistindo nessa situação, sem encontrar meios e recursos para eliminar suas deficiências psicológicas e se libertar dos pensamentos inferiores, acaba chegando a um estado de temor e pânico que, consequentemente, leva à perturbação e ao desequilíbrio psicológico.

Nesse estado, a Criatura passa a desconfiar de tudo e de todos, até mesmo o barulho de uma folha seca a faz ficar aterrorizada. É uma situação que a deixa, constantemente, sobressaltada, ou seja, num estado psicológico que, automaticamente, cria os excessos e os desânimos, provenientes da falta de controle, do enfraquecimento da zona que deveria regular e normalizar as funções instintivas, causando uma série de doenças psicológicas e físicas, devido ao enfraquecimento do sistema nervoso.

Como diz Cristófilo Nageo: “Invertendo-se as sílabas da palavra “temor” surge a tenebrosa palavra “morte”. Isto quer dizer que o “temor” é um dos fatores da morte.”

Quanto à Coragem, existem três tipos: Coragem insensata, Coragem comum e Coragem Sensata.  A Coragem insensata é movida pelo desejo, que fortalecido por um pensamento inferior, se vale da região instintiva, quando esta ainda não se encontra civilizada, levando o Ente Humano a cometer os maiores desatinos, com consequências desmedidas e desastrosas, como por exemplo: praticar injustiças, possuir bens alheios, dar fim a vidas e até a própria vida, etc..

A Coragem comum é movida por pensamentos superiores que levam a Criatura Humana a enfrentar e vencer situações difíceis e perigosas.

A Coragem Sensata é o produto de uma educação gradual e perseverante. Por isso mesmo, é forte e, conscientemente, dirigida pelas manifestações transcendentais. Essa se origina nos arcanos do Sistema Psicológico quando este está, satisfatoriamente, desenvolvido, equilibrado e harmonizado. Essa é a condição para possuir a

Coragem Sensata, porque para possuí-la é imprescindível promover, em si mesmo, a metamorfose de seus pensamentos, palavras e ações, condição essencial para identificar-se com o Conhecimento Supremo, vivê-lo, transmiti-lo, além de defendê-lo das deturpações de boa ou má fé, de forma desassombrada, mas sem os exageros da insensatez.

Por ser a Coragem Sensata uma expressão de Força Transcendental, porque é alicerçada nos Ensinamentos Redentores e nas Leis Eternas que regem o Universo e a Humanidade, é imprescindível esta grande identificação para possuí-la.

Ao mesmo tempo em que a Coragem Sensata faz transpor as situações, aparentemente impossíveis, ela auxilia e protege o desenvolvimento do Processo de Evolução Ativa e Consciente, mas também é fortalecida e aumentada por ele. Portanto, a Coragem Sensata é uma das mais importantes virtudes para quem almeja alcançar altos graus de Evolução Consciente, adquirindo uma saúde física e espiritual e uma felicidade que nada nem ninguém poderá destruir.

O nosso Mestre Cristófilo Nageo afirma: “A Coragem Sensata é uma força protetora e construtiva, ao passo que o medo é uma debilidade desorientadora e destrutiva.”

A Ação Cristã Evolucionista, a Ciência Verologia e seu Método Pedagógico e Cientifico transmitem conhecimentos ao alcance de qualquer grau de instrução, corrente de idéias, sejam elas: religiosas, científicas, políticas, etc., que levam à libertação das deficiências psicológicas e dos pensamentos inferiores, causadores do medo e de todas as debilidades, substituindo-os por Pensamentos Redentores que promovem o desabrochar da Coragem Sensata.

Para isso, prezado (a) leitor (a) do Jornal Verologia, basta que entre em contato com esse Método e com a Ciência Verológica e poderá experimentar a realidade da Coragem Sensata em sua vida, de forma natural, simples e segura.

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVII Nº 463 e 464
Artigo referente a Julho e Agosto de 2011

 

 

 

Tags: , , , , ,