Livro Pensamentos Verológicos

Imprimir

Pensamentos Verológicos

Comprar Comprar

 

Este livro tem pensamentos para adultos, jovens e crianças.

O principal aforismo que abre e fecha os pensamentos para adulto: “O SER HUMANO PODE SER O QUE DEVE SER”

Quem é Cristófilo Nageo?

Esta pergunta me foi apresentada por inúmeras pessoas, principalmente pelos estudantes de Verologia, durante muitos anos.

Sempre respondi que a biografia de Cristófilo não é encontrada nas enciclopédias, como ali não se acham também as biografias de outros pensadores que usam pseudônimos para a apresentação de seus pensamentos.

E é muito natural que isto aconteça, pois quem usa um pseudônimo quer apresentar suas ideias sem aparecer pessoalmente, isto é, sem dar a conhecer sua vida e sua identidade.

Até hoje continuam chovendo as perguntas neste particular, principalmente por parte dos que se iniciam nos estudos da Verologia (a Ciência da Verdade Essencial).

Chegou a hora de dizer quem é Cristófilo.

Eu vou dizer, agora, quem é Cristófilo.

Mas, antes de fazer isto, preciso esclarecer, porque também me têm feito perguntas neste sentido, que, conforme atesta o livro de minha autoria “Nova Descoberta Sobre a Vida Humana”, a Verologia foi criada por mim. Ou, mais claro ainda, foi confiada à minha Intuição. Pois, conforme tenho dito inúmeras vezes, a origem e a originalidade dos pensamentos que encaminham à descoberta ou à criação das doutrinas de alta espiritualidade e das Obras de Bem, pertencem ao Senhor do Universo.

Preciso esclarecer, ainda, para que nada mais pareça misterioso ou inexplicável, que sou o principal responsável pela Ação Cristã Evolucionista, fundada por mim em 19 de maio de l956, Instituição genuinamente brasileira, mas de finalidades universais, que não é ligada a nenhuma das outras agremiações. Respeitando todas elas, é, no entanto, independente. De caráter pedagógico e científico, não tem nem terá jamais atividades políticas. E isso está claramente mencionado em seus Estatutos. Sempre foi e continuará a ser dirigida por mim porque sou o seu Presidente Perpétuo, título com que foi honrado, em Assembleia Geral, pelos componentes da ACE.

Cristófilo é o pseudônimo que venho utilizando, há quase dezessete anos, para apresentar, nas aulas e reuniões da ACE, os ensinamentos de alta hierarquia moral-espiritual captados por minha Intuição.

Todos eles têm ligação direta com as necessidades imediatas dos entes humanos, nesta era de grandes transformações.

Foram elaborados tendo em vista as “experiências” em que tomei parte na minha vida de relação em todos os ambientes, Principalmente no recinto da Instituição que idealizei e fundei com o auxílio de alguns parentes e amigos que me acompanham, há muitos anos, em minhas pesquisas psicológicas.

Deixei estes ensinamentos encobertos pelo pseudônimo de Cristófilo, durante muitos anos, por vários motivos essenciais.

Primeiro, porque eu precisava utilizar ensinamentos de alta categoria moral-espiritual nas lições dos Setores de Estudos Preliminares, Intensivos e Transcendentais da ACE. Mas, para tanto, esses ensinamentos deviam estar em perfeita harmonia com as lições ministradas pelo método verológico. E os autores deles não podiam estar ligados a nenhuma corrente religiosa, espiritual, filosófica, científica ou política, para não se oferecer aos estudantes de Verologia a errônea impressão de que as lições verológicas estivessem enquadradas em alguma dessas correntes. E isso tornava muito difícil o trabalho pedagógico da ACE. Para atenuar tal dificuldade e para conservar a independência das orientações verológicas, tive de elaborar, sob o pseudônimo de Cristófilo, muitos ensinamentos que se conjugassem perfeitamente com essas lições.

O segundo motivo por que passei a usar o pseudônimo de Cristófilo, nestes ensinamentos, encontra justificativa nas seguintes palavras de Jesus Cristo: “Um profeta não é desprezado senão em sua terra e em sua casa”.

O terceiro motivo está em que eu queria observar o efeito destas orientações na vida interna e externa de meus discípulos e de minhas discípulas. Bem assim porque eu queria deixa-los inteiramente à vontade para que as criticassem de modo favorável ou desfavorável, sem nenhum constrangimento.

Quase sempre estes aforismos eram acolhidos com as mais entusiásticas palavras de aprovação. Mas, de vez em quando, apareciam alguns reparos que, se procedentes, eram por mim acatados, a fim de que os ensinamentos de Cristófilo fossem apresentados em melhores condições quando enfeixados em um livro, como agora acontece.

Pelo visto, foi sobremaneira proveitosa a minha iniciativa de apresenta-los sob o pseudônimo de Cristófilo.

Tive a grande alegria espiritual de verificar que os meus discípulos, parentes, amigos e conhecidos encontravam sempre mais virtudes do que defeitos nestes ensinamentos.

Pude verificar, também, até que ponto chegam as más intenções de certas pessoas que, não sabendo o nome de nascimento do autor e não encontrando nas enciclopédias a biografia de Cristófilo, levantavam em torno desse pensador as mais disparatadas suspeitas...

Por aí se vê que as imperfeições humanas chegam ao extremo de querer até impedir que alguém seja modesto e prefira apresentar as suas ideias – por mais construtivas que sejam – sem aparecer com o seu nome de nascimento.

Agora que eu assumo inteira responsabilidade por todos os ensinamentos de Cristófilo, não duvido de que apareçam as mesmas e outras pessoas dizendo que sou um vaidoso, pois jamais deveria dar a conhecer o meu próprio nome depois de ter utilizado esse pseudônimo durante tantos anos...

Recebi recentemente a intuição de que deveria publicar agora todos ou quase todos os ensinamentos de Cristófilo. E dizer, nesta oportunidade, quem ele é.

Visto que tantos faziam e fazem tanta questão de conhecer a vida de Cristófilo, eis os principais dados biográficos desse humilde servidor:

Cristófilo sou eu, Álvaro Gomes Terra, cidadão brasileiro, nascido em 2 julho de 1903, em Niterói, Estado do Rio. Sou casado. Tenho sete filhos e dezessete netos vivos. Minha esposa e todos os meus filhos, genros, noras e netos são igualmente brasileiros natos. Sou funcionário do Banco do Brasil, onde cheguei ao mais alto posto: Chefe de Seção. E nesse posto me aposentei há alguns anos. Nestes anos de aposentadoria, tenho-me dedicado, intensivamente, às investigações psicológicas. Por isto, além do presente livro, sou responsável pelas seguintes obras verológicas já publicadas e registradas no Ministério da Educação e Cultura do Brasil: “Os Justos Brilharão Como o Sol”, “Nova Descoberta Sobre a Vida Humana”, “Evolução Mental e Psicológica” e “A Crucificação de Pilatos”.

Sou também o responsável pelas concepções ou revelações da Verologia, a nova ciência espiritual que tem a sua viga mestra nas profundezas da Verdade Essencial pregada e praticada pelos Mestres de Sabedoria Suprema, dentre os quais se destaca Jesus Cristo.

Sou também o responsável pelas concepções da grandiosa Obra de Bem que é a Ação Cristã Evolucionista.

Fica assim tudo devidamente esclarecido em público, neste livro cujos diretos autorais foram também registrados no Ministério da Educação e Cultura do Brasil.

Nestas condições, quando eu passar desta vida provisória para a vida eterna e definitiva, não deixo a ninguém nenhuma dúvida. E confiarei aos meus discípulos e à minha família física os meios seguros para que, em quaisquer circunstâncias, defendam os meus direitos e os direitos de Cristófilo, bem assim os direitos da ACE e da Verologia.

Após estes necessários esclarecimentos, quero frisar que, segundo os passos de meu Amado Mestre Jesus Cristo, tenho vivido, nestes últimos anos, muito mais em um reino que não é desse mundo.

Por isto mesmo, os ensinamentos verológicos exarados no presente livro e nos outros livros que levam o meu nome, têm sido colhidos por minha Intuição nas altas esferas do pensamento supremo.

Assim sendo, embora eu assuma inteira responsabilidade por todos estes livros, não posso deixar de reconhecer que, a rigor, eles pertencem muito mais a Deus do que a mim. Podem ser abraçados, pois, com absoluta confiança e o mais puro amor, por todos os praticantes da Verologia, bem assim por todas as outras pessoas que se identificarem com eles.

Devo esclarecer, ainda, que adotei o pseudônimo de Cristófilo (Amigo de Cristo) porque, desde a idade física de doze anos, sempre tive uma atração irresistível pelos ensinamentos de Jesus Cristo.

O Evangelho de Cristo – transmitido por Mateus, Marcos, Lucas e João através da Escritura Sagrada – sempre foi o meu melhor amigo e conselheiro.

Portanto, Jesus se tornou o meu melhor amigo e eu também um grande amigo dele desde os meus doze anos de peregrinação neste mundo terreno.

No transcurso de minha vida, sempre permaneci fiel ao ideal supremo, traçado por minha própria Consciência, de um Cristianismo profundo e completo, que alvoreceu em meu espírito desde a minha infância.

Transformei-me em um verdadeiro Amigo de Cristo porque, com os meus próprios esforços, cheguei a compreender o sentido, lógico e aceitável, de todos os seus sábios ensinamentos, para, em seguida, realiza-los devidamente, em meu benefício e em benefício de meus semelhantes.

E tive que empregar os meus próprios esforços neste sentido porque, havendo pedido, em muitas oportunidades, esclarecimentos a respeito dos ensinamentos de Cristo, a muitos líderes das muitas correntes religiosas ou espiritais, ninguém correspondia satisfatoriamente aos meus apelos, máxime no que concerne aos ensinamentos de Jesus considerados difíceis ou enigmáticos.

A prova de que TODOS os ensinamentos deixados à Humanidade por Jesus Cristo são inteligíveis está nas compreensões apresentadas, através de alguns personagens do romance verológico “A Crucificação de Pilatos”, sobre muitos desses ensinamentos, até mesmo sobre alguns considerados indecifráveis por inúmeras pessoas.

E isto é uma pequena amostra dos grandes resultados que obtive, neste particular, graças ao poderoso auxílio do próprio Mestre Jesus Cristo, auxílio captado por minha Intuição.

Posso afirmar, portanto, que nenhum ensinamento de Jesus Cristo é incompreensível. Mais, ainda, que todos os ensinamentos de Cristo são de grande utilidade não só para a vida espiritual mas também para a vida material. E – o que é mais importante – são sempre atuais porque eternos.

Quero esclarecer, agora, que, além dos aforismos de Cristófilo já conhecidos pelos cultores da Verologia, estão incluídos neste livro muitos outros que eles ainda não conhecem, bem assim muitas orientações novas de grande valor para a formação do caráter nas crianças e nos jovens.

Aí está por que estou separando em três grupos os “PENSAMENTOS VEROLÓGICOS” exarados no presente livro: para adultos, para jovens, para crianças.

Finalizando, apresento fervorosos votos para que todos os leitores (todos, sem exceção) penetrem nas profundezas das sugestões morais e espirituais transmitidas neste livro, a fim de que, depois de compreendê-las com exatidão, as aproveitem devidamente nas “experiências” de sua vida interna e externa.

Os leitores que cheguem a compreender e praticar devidamente as orientações verológicas apresentadas no presente livro, haverão de resolver, com eficiência, todos os seus problemas (materiais, morais, espirituais).

E disto estou absolutamente convicto, em face da comprovação efetuada em mim mesmo e em muitos de meus discípulos.