Conviver em Harmonia


Dentro da nossa escola, onde todos procuram compreender e por em prática os ensinamentos dos grandes mestres de sabedoria suprema, fica mais fácil conviver em harmonia. O ambiente verológico é bem diferente dos ambientes comuns. Aqui, não pretendemos impor o nosso ponto de vista, mas buscamos enxergar o mundo com outra ótica: a do amoré do altruísmo;

não julgamos as atitudes e as palavras porque aprendemos que só Deus tem esse direito; preocupamo-nos em vivenciar os nossos conhecimentos e, assim, vibramos no mesmo tom. Todos nós estamos procurando uma sintonia maior com Deus, o que nos afasta das baixas paixões, do egoísmo, da fraqueza mental que acorrenta tantos seres humanos ás suas próprias debilidades.

A irritabilidade é uma característica inerente a muitos seres humanos, ficando mais evidente quando são contrariados em suas opiniões, quando acham que alguma coisa esta errada ou quando acontece algo fora de suas expectativas.

Face a essa ou a qualquer outra situação, há no geral, dois caminhos a seguir: a porta larga ou a porta estreita. A porta larga é preferida pela grande parte das pessoas, porque não requer trabalho. É quando reagimos de forma egoísta, violenta e descontrolada diante de nossas dificuldades. Agimos precipitadamente, não examinamos a situação com clareza e nos achamos donos da razão. A porta estreita, pouco comum a grande maioria dos seres humanos, consiste em controlar nossos impulsos, medir as nossas atitudes e ponderar as nossas palavras. Significa não agir ao sabor das circunstancias e ficar sempre atentos ás nossas próprias reações, que denotam nosso estado evolutivo. Essa atitude, além de evitar conflitos e aborrecimentos maiores, é mágica, pois tem o poder de transformar algo que parece danoso em uma experiência rica e transformadora.

No mundo atual, a grande maioria das pessoas se afastou dos princípios morais e a ignorância espiritual impera. Assistimos a banalização da violência, onde brigas, discussões e desentendimentos, frequentemente, tem desfechos lamentáveis.

Existe um provérbio de Salomão que diz: “A resposta branca desvia o furor, mas a palavra dura excita à ira”. A causa do furor, da ira e das palavras duras é, sobretudo, o domínio que os pensamentos inferiores estão exercendo sobre as pessoas, fazendo-as agir de maneira descontrolada e violenta. Sabemos que os nossos atos são a concretização de nossos pensamentos e sentimentos. Portanto, aquele que tem pensamentos inferiores, consequentemente, age de maneira precipitada e acaba se equivocando.

Só um verdadeiro trabalho de renovação psicológica é que torna possível conviver em harmonia, porque renovamos a nossa mente e nossos pensamentos. Só abandonando defeitos e cultivando virtudes é que construiremos e manteremos boas relações humanas, sem conflito e sem discórdia, mesmo que não concordemos de, á confiança em Deus, á compreensão e vivencia da verdade essencial.

Passamos, então, a conhecer e desenvolver as manifestações espirituais, sem as quais as relações humanas – Sejam de que tipo forem – estão fadadas ao fracasso. São elas: a humildade verdadeira, a cordialidade, a energia serena, o respeito mútuo e o perdão.

A humildade verdadeira é a que leva a criatura humana a libertar-se da vaidade de egoísmo, do comodismo e do preconceito, fazendo-a no próximo e não apenas em si mesma e em suas próprias razões.

A energia serena: é a maior prova de poder e de força, pois demonstra o autocontrole daquele que é capaz de defender-se dos ataques do mal, sem precisar usar nenhum tipo de violência.

A cordialidade nos leva a observar que cada um tem o seu temperamento e, longe de pretender modificar o próximo, procura conviver da melhor maneira possível. Não esquecendo que ninguém é perfeito, devemos ter compreensão e tolerância como gostaríamos que tivessem conosco. É, portanto, o amor ao próximo colocado em prática.

O respeito mútuo nos ensina a não termos maus pensamentos em relação aos outros. Esses maus pensamentos geram prevenções e hostilidades, levando-nos a imaginar más intenções que, muitas vezes, nem existem.

O perdão é fundamental, pois, quem não perdoa os erros e as faltas de seus semelhantes não poderá ser perdoado de seus próprios erros.

Tenhamos sempre em mente as palavras apostolado Paulo: “Se for possível, tanto quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis uns, a vós mesmos, ó caríssimos, mas dai lugar à ira, porque está escrito: A mim me pertence a vingança, eu retribuirei, diz o senhor. Antes , se o teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer; se tem sede, dá-lhe de beber, porque fazendo isto, amontoaras brasa vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal como o bem .






Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXVIII Nº 355 e 356
Artigo referente a Julho e Agosto de 2002

 

 

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

O Ciúme, a Suscetibilidade e a Sensibilidade

Ler mais...

Sede Fortes

Ler mais...

Faculdade Imaginação

Ler mais...

Luz e Trevas

Ler mais...

Seja o que Você Pode e Deve Ser

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo