A Responsabilidade do Pai

Imprimir


A família é a parte fundamental na sociedade e, dentro dela, destaca-se a importância do papel e das atribuições que desempenham o pai e a mãe na criação e educação dos filhos. Focalizemos, todavia, unicamente neste momento, a figura do pai e a responsabilidade que ele precisa ter o desenvolvimento do caráter dos filhos.

Sêneca, filósofo grego, nos diz: “Os exemplos movimentam mais que as palavras”.

O pai tem o dever de passar para os filhos, através de seus atos, tudo o que possa dignificá-los e enobrecê-los, de acordo com a herança que recebeu daqueles que, na terra, deram origem á sua vida. Os filhos, geralmente, precisam de um modelo de vida para a formação da sua personalidade e integra. Por isso mesmo, é bom que este modelo não venha de fora, mais sim do seio da família, especialmente, do seu próprio pai (ou da sua mãe).

É indispensável, na educação da criança e do jovem, que se genitor saiba como agir com energia serena, quando necessário, mas pai é primordial em todas as fases de suas vidas, mesmo quando estiverem já adultos e precisarem de orientação e de uma palavra de apoio, porque é desta forma que o pai demonstra o seu amor verdadeiro em relação a eles.

Quanto aos filhos, precisam saber respeitar seus pais, obedecendo-lhe se mirando-se no exemplo do divino mestre Jesus Cristo, que, sempre, soube cumprir a vontade do pai, que é Deus que, também é o nosso pai. Para que isso aconteça, paralelamente com a assistência material, é incontestável a importância da preparação dos filhos espiritualmente.

Nosso mestre Cristófilo Nageo, fundador  da Ação Cristã Evolucionista e criador da ciência verológica, certamente, foi um excelente pai e soube transmitir aos seus próprios filhos todo o tesouro espiritual que assimilou, alem de demonstrar seu profundo altruísmo, legando aos demais entes humanos esse manancial de alta hierarquia espiritual. Em um de seus ensinamentos, o mestre diz: “Sendo a educação espiritual a base precípua da vida humana, felizes são os pais que encontram uma instituição proficiente para auxiliá-los na tarefa especializada de educar espiritualmente os seus filhos”.

Lembremo-nos, ainda de outro ensinamento de Cristófilo Nageo que nos orienta: “O futuro do Brasil e do mundo terreno depende muito dos jovens. Depende muito de seu caráter e de sua dignidade”.

Compreendo que o ser humano esta se deparando, atualmente, com inferioridades sem conta, com acontecimentos que a todos estarrece e revolta, face á crueldade dos atos cometidos por pessoa  que vivem na evolução passiva e inconsciente.

Somente através de reforma das mentes, ou melhor, do aperfeiçoamento do sistema psicológico do ente humano é possível revertermos esse quadro de profunda iniquidade.

A grande responsabilidade do pai é procurar educar, devidamente, seus filhos para entregá-los á sociedade como pessoas de bem: úteis a si mesmos e as seus semelhantes. Para isso, todo pai conta com a contribuição eficaz da doutrina verológica que está à disposição de todos aqueles que, para tantos se dispuserem realizar sinceramente.

Que os pais consigam compreender a importância determinante de tudo isso que os filhos, tanto crianças como jovens, possam vir somar-se aos que já percorrem a senda verológica, para que, unidos, possamos alcançar a verdadeira felicidade.




Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXVIII Nº 355 e 356
Artigo referente a Julho e Agosto de 2002