Saúde Física e Espiritual

Imprimir



A saúde física tem uma importância muito especial para o nosso organismo. Saber cuidá-la com atenção, ponderando nossa capacidade de atuação, dentro das possibilidades que a idade nos permite, é primordial.

Muitas vezes, pensamos que podemos agir do mesmo modo como sempre fazíamos, mas precisamos considerar que certos comportamentos não correspondem mais a nossa saúde física. O tempo passa e vai restringindo as nossas ações. Torna-se um mérito conseguir realizar-se bem, dentro do gosto de cada um e das condições possíveis, durante a juventude, idade em que temos toda força e coragem para vencer. Essa conduta bem orientada nos auxilia muito no futuro, quando não somos mais jovens.

Necessitamos conhecer até onde vai a nossa saúde física e, principalmente, a nossa saúde espiritual.

- O que é a saúde espiritual?

- É a segurança, o bem estar interior, a tranqüilidade, o amor, a fé e a confiança em Deus, nosso pai. Só um estudo espiritual possante é que vai enriquecendo a saúde espiritual, capaz de nos ajudar muito a viver.

Ás vezes acontece situações inesperadas, que abalam a criatura humana e parece-nos mesmo que a vida chegou ao fim: nossa saúde física foi prejudicada por algum abalo que, de repente, surgiu. Neste instante, é necessário que nossa saúde espiritual nos ajude com todo vigor, para que consigamos vencer os momentos difíceis, sem esquecer a confiança em Deus. E, uma vez alcançado o bom resultado, não podemos deixar de agradecer ao pai celestial e também as pessoas que foram atenciosas, compreensivas, meigas e eficientes para conosco. Temos também que refletir que o que se passou foi uma experiência e, com certeza, vai nos transformar para melhor.

Conseguir manter a saúde física em harmonia com a saúde espiritual depende de um estado superimportante, que leva ao que, na A.C. E, chamamos de equilíbrio psicofísico.

É essencial não descuidarmos de sustentar esse equilíbrio psicofísico, para o nosso bem estar, a nossa satisfação, nosso viver bem e também para não preocuparmos os entes queridos.

Nossa felicidade interior não pode ser abalada. Necessitamos conservar o ritmo objetivo e seguro do equilíbrio psicofísico.

Diz Cristófilo Nageo: “Visto que Deus é o supremo equilíbrio universal, é claro que o ente humano só atinge o Maximo de sua união com Deus quando consegue o equilíbrio psicofísico”.

E diz Jesus Cristo: “em quanto tendes luz, crede na luz e assim vos tornareis filhos da luz”.





Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXX Nº 387 e 388
Artigo referente a Março e Abril de 2005