Mens Sana in Corpore Sano


Até os dicionários e as enciclopédias assinalam que o verdadeiro sentido dessa máxima de Juvenal tem sido desvirtuado. Geralmente, supõe-se que esse lema aconselha a cuidar apenas da saúde do corpo, como se isso bastasse para conseguir também a saúde da Mente ou do Espírito.

No entanto, o próprio Juvenal, que não está incluído entre os homens de alta Evolução Espiritual, mas era um moralista inteligente, queria sugerir que se buscasse não só a saúde corporal, mas também, conjunta e paralelamente, a saúde mental. A lógica está a indicar que não pode ser de outro modo, e que, visto por esse prisma, o conhecido provérbio alcança um grande significado.

É evidente a necessidade imperiosa de se cuidar, ao mesmo tempo, da Mente e do Corpo. Embora sejam interdependentes, merecem as atenções específicas ou especiais que lhes correspondem, respectivamente. Tanto a sanidade mental influi, extraordinariamente, sobre a sanidade do corpo, como a sanidade corporal facilita o Desenvolvimento da Mente e o Aprimoramento do Espírito.

Segundo as Observações Verológicas, a melhor forma de conseguir que a Mente fique sã e se mantenha sã é a de higienizá-la e robustecê-la – mediante um trabalho inteligente, metódico e constante – com a assimilação e a realização de poderosos Ensinamentos Morais Espirituais, principalmente, dos Mestres de Sabedoria Suprema. Portadoras de fortíssimos e sábios Pensamentos Superiores, essas Orientações de alta hierarquia espiritual, uma vez incorporadas à vida interna do verólogo, e ali mantidas pelo seu devotamento ao Processo de Evolução Ativa e Consciente, repelem os pensamentos inferiores, garantindo,assim, o saneamento incessante do Órgão Mental. Tal como um ímã não atrai um pedaço de pau, de modo similar, os pensamentos verdadeiramente bons, quando habitam a Casa Mental, não podem atrair os pensamentos maus e, portanto, impedemo ingresso ali desses indesejáveis habitantes.

Dentre os muitos cuidados para que o corpo se mantenha sadio, convém lembrar os seguintes:

A alimentação deve ser forte, sã e bem combinada, conforme as sábias regras do nutricionismo. É necessário mastigar bem os alimentos, procurando sentir, com nitidez, o seu sabor. Para que os alimentos sejam bem mastigados e para que se venha a saboreá-los devidamente, assegurando assim a eficiência e a boa digestão das substâncias introduzidas no organismo corporal, é indispensável concentrarse nesse ato o mais possível, evitando as preocupações que interrompam essa utilíssima concentração.

Para tanto, é bom evitar, quanto possível, as conversas durante a refeição. E, no caso de conversar, escolher assuntos sensatos, serenos, limpos e construtivos. Mas, o preferível é deixar as conversas para depois da refeição. Ou, melhor ainda, depois de se haver dado algum repouso à Mente e ao corpo, após a refeição.

Em alguns povos, costuma-se dormir, ou pelo menos repousar a Mente e o corpo, após o almoço, durante uma ou duas horas, todos os dias. Como é sabido, chama-se a isso fazer a sesta ou sestear. Em quase todos os recantos do Brasil, poucos fazem isso diariamente. No entanto, os que não podem sestear todos os dias, talvez possam fazê-lo aos domingos e feriados, tendo em vista que esse hábito aumenta muito a resistência do corpo.

É de todo desaconselhável comer entre discussões, gritarias e ruídos. Lógico é, portanto, que se deve preferir, para as refeições, lugar silencioso e onde reine harmonia, além da necessária higiene. Imprescindível se torna compreender que o ato da alimentação é um dos mais importantes para a vida humana, visto que da boa utilização dele depende muito a saúde corporal.

O sono é outro fator muito valioso para a saúde corporal: deve ser tranquilo e reparador, durante oito horas (pouco mais ou menos) em cada noite, e durante uma ou duas horas (no máximo) após o almoço, quando se consegue dormir por ocasião desse repouso diurno (sesta). Para tanto, é necessário dormir em lugar silencioso, higiênico, arejado, se possível de janelas abertas, a fim de que o ar seja devidamente renovado e os pulmões disponham de mais oxigênio para respirar durante o sono.

É de acentuar, em seguida, o quanto é necessária, para manter a saúde, uma rigorosa higiene corporal diária. A propósito, convém destacar o banho que deve ser demorado e cuidadoso, de preferência em chuveiro com um jato de água bem farto, bem espalhado, bem forte, a fim de se proporcionar ao corpo todas as atenções de higiene que ele merece. Destaca-se, ainda, a escovação dos dentes ao levantar, ao deitar e após as refeições.

Embora tudo isso, ou quase tudo, seja do conhecimento de todos, ou da maioria é oportuno lembrar esses cuidados porque, segundo se tem notado, vão sendo cada vez mais desprezados. E não há dúvida de que muitas enfermidades se originam de tão lamentável abandono.

Mas, a Verologia acrescenta a esses cuidados um alvitre de Ordem Espiritual, considerando que, sob o ponto de vista das observações transcendentais, algo há de extraordinário e até de sublime nos atos de comer e de dormir.

Ao alimentar o corpo (veículo através do qual o espírito se aprimora), é natural que o verólogo agradeça a Deus, profundamente, os alimentos que a Natureza lhe proporciona para sua nutrição, a possibilidade que teve de adquiri-los, bem assim a saúde e a disposição que tem para comê-los.

Ao entregar o corpo ao repouso, durante o sono, para que o espírito se liberte por algum tempo das atividades materiais, é bom compreender que isso envolve algo extraterreno, pois assemelha-se à transferência definitiva da alma deste mundo para o outro, quando o corpo deixa de ser habitado pela essência eterna que o anima. Portanto, nesse momento, é natural que o verólogo eleve seu pensamento a Deus. Já para pedir-lhe sejam muito proveitosos esses instantes em que seu espírito se desliga transitoriamente de seu organismo corporal, já para suplicar-lhe que o inspire e lhe de forças para realizar ao máximo o Processo de Evolução Ativa e Consciente, a fim de cumprir, tanto quanto possível, o verdadeiro objetivo de sua permanência temporária na Terra.

Para alcançar altos estados de Evolução Ativa e Consciente é imprescindível zelar, simultânea e incessantemente, pela saúde espiritual e corporal, sobretudo pela higidez espiritual. Os órgãos do corpo serão tanto mais bem cuidados e rejuvenescidos quanto maior for o Aprimoramento das Faculdades Mentais e de todas as outras Faculdades Psicológicas. É precisamente nesse sentido que a Verologia presta incomparável auxílio mediante o seu Método específico e singular.

À luz do Conhecimento Verológico, o aforismo de Juvenal se transforma e ganha maior amplitude. Em verdade, não basta que se tenha a Mente sã e o corpo são, a fim de obter uma felicidade completa. Para tanto, é indispensável sanear todos os sete Órgãos Psicológicos e zelar incessantemente pela sanidade corporal. Vale dizer: harmonizar entre órgãos do espírito com os órgãos do corpo, a fim de conseguir, afinal, um equilíbrio, tão acentuado quanto possível, entre o Sistema Psicológico e o Sistema Fisiológico. A Verologia ajuda, poderosamente ,no sentido de se alcançar esse admirável Equilíbrio Psicofísico, que abre novos e amplos horizontes para a vida humana.

O Apóstolo Tiago nos diz: “Assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a é sem obras é morta.”



Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVII Nº 465 e 466
Artigo referente a Setembro e Outubro de 2011

 

 

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Divina Aragem

Ler mais...

Luz e Trevas

Ler mais...

Faculdade Imaginação

Ler mais...

Podemos ou Não Ver a Deus?

Ler mais...

Benefícios e Malefícios da Imaginação

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo