Pare para Pensar…


Você já pensou como é difícil viver com consciência leve e sadia? São muitas as ponderações a serem considerados para agirmos de forma tão nobre, digna de admiração, de respeito e com tranquilidade.

A consciência é um atributo altamente desenvolvido na espécie humana, que estabelece julgamentos morais dos atos realizados; envolve senso de responsabilidade, honradez, retidão, probidade, integridade de caráter e sinceridade. É o conhecimento imediato da própria atividade psíquica. É o cuidado com que executamos um trabalho ou cumprimos um dever.

Uma grande revelação da Verologia é a existência, em nosso mundo interior, de um sistema psicológico composto de 7órgãos com suas faculdades e respectivas manifestações.  A consciência,é uma das faculdades de nosso órgão transcendental e apresenta varias manifestações como a meditação, a penetração psicológica, os ideais de elevada transcendência, a verdade essencial, a humildade verdadeira a lealdade, a imparcialidade, a reta justiça, a fé (força espiritual) , a caridade (elevada e completa) a inalterabilidade e outras.

A consciência requer meditação para que surja o conhecimento que nos faz compreender que precisamos, para viver em paz, aceitar as pessoas como elas se apresentam, segundo sua individualidade. É por isso que encontramos no evangelho a afirmação: “Deus ama o pecador e abomina o pecado”. Podemos concluir que o supremo poder condena a culpa e não a pessoa ee demonstra que nos, pecadores que somos, devemos usar de mais indulgencia para com o próximo.

Sanear e valorizar a consciência, em todos os momentos da vida, é saber  agir com dignidade como nos leva a refletir o pensamento de Benjamim Franklin: “Procura nos outros as qualidades que possam ter em ti os defeitos que certamente ainda possuis”.

A consciência, para desenvolver-se e torna-se pura, necessita de muitas realizações, portanto é imprescindível o cultivo da humanidade verdadeira. O criador da ciência verológica nos esclarece em seu ensinamento: “A humildade verdadeira é a que, sem anular a dignidade, transforma a criatura em um ente simples, natural, sincero, prestativo e justo”.

Na trajetória para o agradecimento da consciência, precisamos ter muito cuidado para que não sejamos envolvidos por pensamentos inferiores que podem nos transformar em ladrões de tesouros espirituais de nossos semelhantes, roubando-lhes: a paz, a fé, a confiança, a alegria, o ideia, a segurança, e a esperança. Esta foi uma ideia que captei de uma amiga veróloga que considerei uma imagem bem objetiva e precisa, pois assaltantes não e só que rouba dinheiro, jóias ou qualquer bem material. Mas também, quem abala e rouba nossos bens espirituais.

É importante que a nossa consciência trabalhe sempre, em qualquer situação de nossa vida, com lealdade para não nos iludirmos e criarmos apenas fantasias vazias, que nada significam nem para nós muito menos para nossos irmãos; mesmo porque nossos atos são medidos e avaliados pelas leis eternas.

Cristófilo Nageo nos adverte: “Receberás em dobro todo mal que fizeres sem querer. E receberás triplicado todo mal que fizeres, sempre que o fizeres por querer”.

Na vida  comum, em que as pessoas vivem na evolução passiva e inconsciente, é frequente encarar a existência sem objetivo, sem lógica, de forma egoísta, sem considerar que a consciência deva prevalecer para equilibrar, como fiel da balança, os nossos atos. Contudo, nos que estudamos Verologia, temos uma responsabilidade bem maior porque procuramos realizar um processo de Evolução Ativa e Consciente,praticando os ensinamentos redentores e as leis eternas.

Raynal, em seu pensamento de grande valor transcendental, nos diz: “Sem abandonar todas as considerações de ordem pessoal, não se pode ser justo”.

Assim, para seguirmos a rota evolutiva e dar á consciência toda força que ela exige, para brilhar de verdade, precisamos valorizar mais a fé, a esperança e a caridade, que nos levam a ter tranquilidade, segurança, firmeza de caráter, confiança, energia serena, sensatez, persistência no bem, humildade verdadeira e dignidade. Todo esse processo de transformação nos torna equilibrados e inalteráveis.    

Concluímos que, para colhermos amanhã os frutos doces que tanto apreciamos, é indispensável plantar, hoje, o bem para que não haja arrependimentos futuros e possamos viver com a consciência. O nosso estudo é simples, mas eficiente e ajusta-se a qualquer tipo de pessoa, desde que seja bem intencionada.




Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXX Nº 391 e 392
Artigo referente a Julho e Agosto de 2005

 

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Podemos ou Não Ver a Deus?

Ler mais...

Ser e Não Ser Não Pode Ser

Ler mais...

Perdão, a Mais Profunda Lição de Jesus!

Ler mais...

O Ciúme, a Suscetibilidade e a Sensibilidade

Ler mais...

Fome e Sede Espiritual

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Itens Relacionados

Livros

Criado por Agência Núcleo