Primavera

Imprimir


A primavera é a estação do ano onde tudo se renova, se cada criatura observasse as manifestações da natureza, sentiria a grandeza do criador que está presente em toda a sua criação.

Quando se fala que Deus é onipresente, geralmente percebe-se uma interrogação no olhar do ouvinte. Se todos tivessem um conhecimento básico, que esclarece a verdadeira finalidade da sua vinda a este plano terrestre, que é evoluir moral e espiritualmente, com certeza as dúvidas e a insegurança deixariam de existir.

O que faz a pessoa não acreditar em Deus, não ter fé, é a falta de conhecimento espiritual. É esse conhecimento que nos leva a perceber toda a beleza da natureza, observando todo o seu esplendor através das estações do ano.

O ensinamentos do nosso mestre Cristófilo Nageo nos leva a fazer um comparação entre as manifestações da natureza e a natureza do ser humano, quando procura meios para realizar um processo de renovação: “Os verológos experimentam, em si mesmos, sua primavera, seu verão, seu outono, e seu inverno. São, constantemente, estímulos pelo calor dos ensinamentos renovadores e da fraternidade verológica. Dão, oportunamente suas flores e seus frutos espirituais. Mas, o seu frio invernal é cada vez mais reduzido à medida que vão alcançando elevados graus de evolução consciente”.

A ciência verológica nos incha a captar energias geocêntricas e energias cósmicas, e armazená-las em nosso mundo interno. Essas energias tonificantes nos ajudam a vencer as dificuldades e conseguimos nos fazer prontamente, quando passamos por alguma experiência mais difícil. O método verológico nos proporciona os recursos necessários e nos conduz a valorizar a fonte a finte dos supremos estímulos e das supremas esperanças que é Deus todo poderoso. Por isso, a nossa fé é sempre crescente, porque aprendemos a entrar constantemente em contato com essa fonte divina, mantendo-nos em sintonia com as leis eternas e com as vibrações cósmicas. Tudo isso nos torna sempre renovados e convictos da eficiência do processo de evolução ativa e consciente, ministrado pela nossa escola que é a Ação Cristã Evolucionista.

A realização do nosso processo evolutivo nos conduz a alcançar o equilíbrio psicofísico, dando-nos a satisfação de unir nossas primaveras espirituais, nunca prejudicadas pelos momentos passageiros das experiências difíceis, que funcionam como pequenas fases de inverno em nosso território psicofísico.

A natureza mantém as condições climáticas em nosso planeta, que é a terra, através das quatro estações : Primavera, verão, outono e inverno. Quando o sistema ecológico é prejudicado por queimada das matas ou por poluição dos rios, a atmosfera das grandes cidades e dos centros urbanos também é prejudicada pela poeira e por gases tóxicos suspensos no ar.

Quando nos encontramos em uma região mais arborizada, onde a vegetação é bem intensa, observamos e sentimos muito mais a mudança de estações. As árvores mudam a sua folhagem no inverno, época em que há queda das folhas secas para que brotem e floresçam quando chega a primavera. Os pássaros fazem ninhos para procriar e a temperatura que estava muito fria passa a ser amena e agradável. Todas esses mutações também acontecem com o nosso processo de evolução. Mesmo que as condições externas sejam desfavoráveis, o nosso mundo interno pode ser manter íntegro e invulnerável.

Os praticantes da Verologia procuram transmitir para os seus semelhantes os poderosos estímulos recebidos, a fim de que jamais percam as suas esperanças, levando o seu sopro de vida eterna para as outras pessoas e cumprindo o seu compromisso de gratidão com as leis eternas. Assim, podemos sentir a realização do altruísmo ensinado pelo mestre Jesus Cristo no ensinamento: “Amais ao próximo como a ti mesmo”. É também dessa forma que nos sentiremos num permanente clima de primavera e, assim teremos tranquilidade de consciência e paz de espírito. 




Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXX Nº 381 e 382
Artigo referente a Setembro e Outubro 2004