Renascimento

Imprimir


Havia, no engenho novo/Rj, um rio, chamado jacaré, que cortando o bairro, recebia da comunidade toda sorte de detritos. Por falta de consciência ecológica, ficou poluído a ponto de desaparecer, restando, apenas, uma vala. Contudo, se formos às entranhas da montanha onde ele nasce as suas águas, naturalmente, ainda não puras e cristalinas.

Se fosse feito um trabalho inverso, retirando toda sujeira existente neste rio, certamente, ele voltaria a renascer.

A nossa trajetória terrena tem uma relação ou correspondência com este rio. Vejamos: quando nascemos, a nossa mente (intitulada “órgão mental” pela ciência verológica) é pura com as águas da nascente de um rio. Entretanto, a nossa jornada terrena vai poluindo a nossa mente com pensamento inferiores e deficiências que vamos adquirindo, durante o nosso percurso, como: ganância, egoísmo, comodismo, vaidade, inveja, intriga, medo, etc....

São essas debilidades que prejudicam o desenvolvimento do nosso processo de evolução ativa e consciente. É a volta às origens, ou seja, a subida da montanha evolutiva, onde encontramos as águas cristalinas dos pensamentos redentores que vão, pouco a pouco, purificando os nossos pensamentos, palavras e ações.

Diz o mestre Jesus Cristo: “em verdade, em verdade vos digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.

O método verológico nos leva a este renascimento de que fala o mestre Jesus. Estudamos e aprendemos que possuímos uma configuração psicológica que devemos desenvolver e aprimorar para que possamos “nascer de novo”. Começamos, então, pelo órgão mental: precisamos examinar e verificar a índole dos pensamentos, que captamos, para que possamos aceitá-los, se forem úteis; e rejeitá-los, se forem prejudiciais ao nosso aprimoramento. De acordo com o nosso esforço, vamos, gradativamente, desenvolvendo as nossas faculdades mentais, sentimentais e transcendentais para conseguimos harmonizar os sete órgãos do nosso sistema psicológico e penetrar na verdade essencial contida nos ensinamentos dos grandes mestres de sabedoria suprema. Esta é a melhor forma de renascermos para a vida eterna e recebermos o amparo que vem do reino de Deus.

O divino mestre Jesus nos diz mais ainda: “Em verdade, em verdade vos digo que quem não nascer da água e do espírito, não pode entrar no reino de Deus”.

Cristófilo Nageo nos transmite a sua compreensão sobre esses transcendentes ensinamentos de Jesus Cristo: “O nascimento pela água significa o entendimento e a assimilação dos ensinamentos redentores que lavam o órgão mental do discípulo e, também, suas palavras e ações, que passam a ser limpas e sinceras, isentas de falsidade e de má fé, por que norteadas pelos pensamentos superiores. O nascimento pelo espírito (ou pelo fogo espiritual) refere-se às provas de fogo que as leis eternas colocam em seu caminho, precisamente para que possa completar sua aprendizagem”.

Assim, podemos concluir que só conseguiremos atingir o renascimento, mencionado pelo mestre Jesus, se realizarmos esse magnífico ensinamento.

 

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXIX Nº 363 e 364
Artigo referente a Março e Abril 2003