Como Resolver Bem todos os Problemas Cristófilo Nageo

Imprimir


Para agir com sensatez e segurança na solução de cada problema, convém examinar profundamente cada caso, para decidir se o melhor é avançar, ou esperar uma oportunidade mais favorável. Ou até recuar e dar o assunto por encerrado, atentas as exigências e conveniências da situação. O essencial é não ficar indeciso diante de qualquer problema.

A indecisão faz perder a iniciativa e permite que esse problema se junte, se some e se amontoe com outros, tornando a situação cada vez mais confusa. O que leva a Criatura a desesperar-se ante a dificuldade ou impossibilidade de solucionar um problema é a insuficiência de serenidade e discernimento para examiná-lo minuciosamente até chegar à conclusão da melhor providência a ser tomada.

Embora a melhor solução nem sempre seja a mais agradável. Quando a solução inevitável não agrada a quem está empenhado em resolver o problema, máxime quando lhe é inteiramente desfavorável, aí é que o interessado precisa ter uma rija fibra moral para aceitá-la sem desespero e para arrostar as suas consequências.

Quase todos se preocupam muito com os problemas de ordem material ou moral, mas olham com indiferença ou displicência os de ordem espiritual, que são precisamente os mais importantes. E são os mais importantes porque da boa solução deles depende a boa solução dos demais.

As dúvidas que a maioria tem, por exemplo, sobre a existência e a infalibilidade do Todo-Poderoso, inclusive os muitos que afirmam “acreditar em Deus”, constituem um problema espiritual de suma importância, porque enfraquecem a força motriz da vida humana. Não basta “acreditar em Deus” para senti-lo e amá-lo devidamente. É imprescindível compreender e conhecer – pelo estudo e pela vivência das Leis Eternas e dos Ensinamentos Redentores – a grandeza e a perfeição do Onipotente. É indispensável a identificação da Criatura como seu Criador por todos os meios recomendáveis para tanto. E, principalmente, entrando em contato direto com as manifestações evidentes dessa entidade aparentemente invisível. Só assim cada Ente Humano pode experimentar as vibrações, as alegrias, a felicidade, e, sobretudo, a segurança absoluta que experimentam os que chegam a esse grau de união com Aquele a quem devem sua razão de ser e de existir. A Verologia oferece Ensinamentos penetrantes e convincentes para auxiliar a solução de muitasproblemas espirituais, inclusive desse, particularmente relevante, a que acabamos de nos referir.

Uma vez que os sofrimentos de uma Criatura são o resultado de suas deficiências e faltas, e que estas decorram, em última análise, do desconhecimento das Leis Eternas, obviamente só eliminará ou atenuará seus padecimentos quando conseguir compreender bem essas Leis para, em seguida, leválas à prática de modo seguro, ou melhor, para cumpri- las fielmente. A Inteligência, a Razão e a Consciência nos dizem, com eloquência convincente, que a Justiça de Deus – perfeita e infalível como é – só aplica penalidades aos que, infringindo (voluntária ou
involuntariamente) as Leis Eternas, entram em conflito com os seus sábios dispositivos. E, por isso mesmo, não realizam o verdadeiro objetivo de sua vida. À medida que o Ente Humano vai ajustando sua vida a esses dispositivos, vai aprendendo a resolver bem os seus problemas e, conseguintemente, a libertar- se dos sofrimentos resultantes de seus fracassos.

À proporção que se vai identificando com os mais Elevados Ensinamentos, ao internar-se no caminho da Evolução Ativa e Consciente, nada mais natural e justo do que verificar que os seus sofrimentos vão escasseando. E, se perseverar nesse trabalho redentor, chegando mesmo a transformar-se em fiel Missionário das Leis Eternas, não será de espantar que os seus padecimentos sejam completamente eliminados, ou reduzidos ao mínimo.

Como se vê, é de suma relevância a fiel realização do Processo de Evolução Ativa e Consciente – em atividades incessantes – para obter as “chaves” que abrem as portas da Redenção Espiritual. Os que alcançam essa redenção conseguem resolver acertadamente seus problemas e anular seus sofrimentos, ou, pelo menos, diminuir a intensidade e a frequência de tais aflições. Para tanto, a Verologia aconselha a observância do seguinte roteiro:

a) Estudar, compreender e pôr em prática, diariamente,os Ensinamentos Redentores, dentre os quais se destacam os de Jesus Cristo.

b) Conhecer e cumprir as Leis Eternas

c) Conseguir o Aprimoramento Espiritual por meio de trabalhos individuais e coletivos, esses últimos em frequentes e perseverantes reuniões.

d) Participar, nessas reuniões, do espírito de ajuda mútua ali reinante.

e) Estender as mãos aos que ainda não compartilhem os benefícios do Método Verológico.

f) Cultivar o Altruísmo, pois ninguém pode evoluir espiritualmente permanecendo amarrado ao egoísmo.

g) Buscar, por meio de processos específicos, as vibrações tonificantes e as energias rejuvenescedoras que promanam de Deus, pois unicamente o Criador pode fazer pela sua Criatura aquilo que escapa às possibilidades humanas. “Desenvolver, aprimorar e harmonizar entre si as faculdades e manifestações psicológicas é conseguir os melhores recursos para solucionar bem todos os problemas e para eliminar ou atenuar todos os sofrimentos.”
Cristófilo Nageo




Extraído de:

Jornal Verologia

 

Edição XXXVIII Nº 469 e 470
Artigo referente a Janeiro e Fevereiro 2012