Ser Bom não é Ser Bobo


Sempre soube admirar as pessoas com grandes virtudes, cresci com um pensamento que meu pai, na sua humildade, me dizia sempre: “ Quem não vive para servir, não serve pra viver.”

Somente após o meu ingresso na Verologia, pude avaliar e entender, realmente, algumas virtudes vistas por um outro prisma, em épocas anteriores.

Com a ajuda de nossa fraternidade, passei a compreender melhor muitas coisas da vida, inclusive que “ser bom não é ser bobo”, conforme nos orienta nosso mestre Cristófilo Nageo. Antes, eu achava que a bondade era latente ao ser humano e que a sua obrigação era ser bom incondicionalmente.

O método verológico me ensinou que a bondade tem limite, isto é, só se ajuda quem quer ser ajudado, precisa e merece, com o objetivo de melhorar a sua vida, de alguma forma. Caso contrário, torna-se um ato comum, que se apaga com o tempo.

Algumas pessoas fazem caridade, somente para livrar-se d pessoa que quer ajuda. Nesse caso, só as leis eternas podem julgar.

Cristófilo Nageo nos adverte: “Todas as virtudes, quando exageradas, podem transformar-se em defeito”.

Amar o próximo é dever de todos nós; ajudar é direito que cada um deve analisar de acordo com as suas possibilidades. É preciso dosar a nossa ajuda para não exagerarmos, ocupando-nos demasiadamente com os outros a ponto de prejudicar as nossas atividades e até a nossa evolução. Além disso, aquele que é beneficiado não deve agradecer exageradamente, falando, sempre, no beneficio recebido. É claro que devemos ser gratos, retribuindo, logo que possível, sendo uteis à vida do nosso irmão.

Finalizo com outro ensinamento do nosso mestre Cristófilo Nageo que diz: “A paciência é uma virtude, mas deve ser usada com inteligência e não exageradamente, sob pena de transformar-se em defeito igual ou talvez pior que a impaciência”.

 

 


Extraído de:

Jornal Verologia

 

Edição XXIX Nº 365 e 366
Artigo referente a Maio e Junho 2003

 

 

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

A Luz do Mundo

Ler mais...

Perdão, a Mais Profunda Lição de Jesus!

Ler mais...

Conserva a Tua Alma

Ler mais...

O Ciúme, a Suscetibilidade e a Sensibilidade

Ler mais...

Faculdade Imaginação

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Itens Relacionados

Livros

Criado por Agência Núcleo