Evolução Ativa e Consciente


Nosso corpo físico possui cinco sentidos: Visão, Audição, Tato, Paladar e Olfato. E é, através desses sentidos, que nos relacionamos com o mundo material. Essa é a roupagem que limita as ações do homem em razão das carências ou necessidades que vão surgindo e influenciando, fortemente, o seu comportamento.

Quando meditamos sobre os altos Ensinamentos recebidos em nossa Escola e esvaziamos nosso Órgão Mental, entramos num silêncio físico-mental-emocional e podemos sentir que, realmente, temos uma partícula de Deus na constituição do nosso Ser. Temos um corpo físico cheio de carências e necessidades, mas somos uma Partícula Espiritual em Evolução a animar tal corpo físico, sendo certo que tais carências ou necessidades, – essa roupagem pesada –, nos leva, em muitas ocasiões, ao cometimento de transgressões às Leis Eternas, o que causa um certo desequilíbrio na harmonia do Universo. Em consequência, o que acontece, mais cedo ou mais tarde, é que as próprias Leis Eternas reequilibram a Harmonia do Todo, submetendo o transgressor a experiências, mais ou menos fortes, o que acarreta em sofrimento.

Em verdade, nosso corpo físico não é um castigo para o espírito, mas sim um elemento a oferecer resistência, dificuldades, tentações para que o espírito possa evoluir, vencer a matéria e voltar ao Criador em sua glória. É através do corpo físico que o espírito se manifesta no mundo material e, pelo bom ou mau uso do seu livre arbítrio, que é a capacidade de exercer a vontade, o homem vai moldando o seu futuro.

É dito, popularmente, que o espírito se aprimora em cumprimento da Lei de Evolução, ou pela dor ou pelo amor. Em uma verdadeira Fraternidade como a nossa, a Ação Cristã Evolucionista, onde é administrado um Verdadeiro Processo de Evolução Ativa e Consciente, que nos leva a buscar o estudo, a compreensão e a prática dos Ensinamentos de Alta Hierarquia Moral e Espiritual e uma vida em conformidade com as Leis Eternas, no mais que nos seja possível, para que consigamos evoluir, conscientemente, pelo Amor. Outrossim, é bom lembrar que não é o sofrimento que redime o Ser Humano de suas faltas, mas, sim, a atitude que tomamos diante do sofrimento, até porque, em muitos casos, o sofrimento gera revolta e o que vamos constatar é que ocorre uma piora no estado de espírito, o que aumenta o nosso débito.

Por oportuno, registro o trecho de um comentário do professor Humberto Rohden a respeito do livro o Quinto Evangelho, atribuído ao apóstolo Tomé: “Esse homem clarividente vê no sofrimento um amigo, um anjo, vestido de luto, sim , mas com sorriso da redenção nos lábios e a esperança da imortalidade nos olhos”

É conveniente e muito recomendável que, diante de qualquer dificuldade, que se nos apresente, no transcurso de nossa vida terrena, façamos o máximo de esforço, que nos seja possível, a fim de compreender o porquê, a origem de tal dificuldade ou experiência, para que possamos também vislumbrar a melhor atitude a ser tomada, guardando sempre a serenidade e a atividade o que, por certo, nos manterá na Paz do Senhor. O Mestre Cristófilo Nageo nos ensina: “Os problemas devem ser recebidos como bons amigos, porque nos oferecem excelentes oportunidades para aprendermos as lições de que necessitamos, a fim de aproveitarmos devidamente a nossa passagem pela Terra”.

 

 

Extraído de:

Jornal Verologia

 

Edição XXXVIII Nº 473 e 474
Artigo referente a Maio e Junho 2012

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Livre Arbítrio

Ler mais...

Conserva a Tua Alma

Ler mais...

Ser e Não Ser Não Pode Ser

Ler mais...

Desvende o Mistério de Si Mesmo

Ler mais...

Luz e Trevas

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo