Coluna: Perfil Verológico

As orientações morais-espirituais por nossa escola de evolução mental e psicológica impulsionam todo e qualquer ser humano, através do método verológico, a torna-se capaz de transformar a estrutura de sua vida e de obter o merecimento não só de estruturar de sua vida e obter o merecimento não só de receber imensos benefícios, como também de galgar graus superiores de evolução espiritual.

Dedicando-se a esse trabalho de transformação interior é que se pode conseguir o entusiasmo firme e sensato, a alegria de viver, a paz interior, a felicidade plena e completa e, como conseqüência, atinge-se a suprema realização do espírito que estimula a vontade maior do que todos possam experimentar essa glória.

Deixo registrada a enorme gratidão que sinto por ter tido a oportunidade de ingressar nesta autentica escola iniciática. Aqui, aprendemos a estudar, compreender e extrair altos conhecimentos dos ensinamentos redentores e, principalmente, levá-los à realização ou, mais claro ainda, à utilização desses conhecimentos em todos os momentos de nossa vida. Portanto, de nada adiantará aprendemos a ser altruístas, se agirmos com egoísmo; ou aprendermos a praticar o amor fraterno, se ficarmos insensíveis ás dificuldades de nossos irmãos, e assim por diante.

Cristófilo Nageo nos adverte em um de seus ensinamentos: “Entre o berço e o túmulo está uma grande oportunidade para a suprema realização de cada alma”.

Deus oferece essa grande oportunidade a todos, sem distinção, e espera que cada um de seus filhos faça o melhor uso do seu livre arbítrio (liberdade de escolher) para que possa ser feliz e fique em condições propícias de atingir a suprema realização de sua alma e ajuda a todos os seus irmãos.

Quando ainda éramos crianças, seguíamos as determinações de nosso pais ou daqueles que eram responsáveis por nossa educação. À medida que crescermos, vamos formando a nossa individualidade e o nosso poder de escolha. Sabemos que existem caminhos espirituais mais eficientes os menos eficientes. Entre os mais eficientes está o que a Pedagogia verológica apresenta: - não ilude ninguém e leva o ser humano a conhecer o seu mundo interno, com o objetivo de ter humildade verdadeira para reconhecer suas deficiências que irão, pouco a pouco, sendo eliminadas ou reduzidas ao mínimo, à medida que vai conquistando forças superiores. Com isso, transforma-se em um novo ser, bem melhor do que foi no passado.

A Verologia, nos seus setores de estudo, ensina a jamais separar a trilogia: Pensamento – Palavra - Ação. Nesse caminho espiritual ímpar, de um aprendizado singular e divino, começamos por sanear o nosso órgão mental e, gradativamente, os outros órgãos psicológicos também participam desse aperfeiçoamento. É assim que a nossa palavra se torna fiel ao que pensamos e o nosso modo de agir igual ao que pensamos e falamos.

Diz Passavanti: “Falar bem e proceder mal, não é outra coisa senão condenar-se cada um pela própria voz”.

Devo esclarecer, porém, que não é fácil alcançarmos todas essas aquisições , pois não se efetuam da noite para o dia e dependem muito do esforço dispensado para tal. Outra ponderação essencial é que o verólogo, quando segue, com lealdade, as orientações ministradas em nossa fraternidade, torna-se íntegro em qualquer ambiente onde esteja: no seio familiar, na nossa escola, no local de trabalho, nos relacionamentos sócias, amorosos, etc...

Concluímos, portanto, que todo aquele que se dedica a buscar a suprema realização de seu espírito, precisa mudar os seus antigos valores para cumprir, com seriedade, os ensinamentos redentores e os ditames das leis divinas a fim de tornar-se um verdadeiro cristão, desbravar e vencer os obstáculos e, consequentemente, levar uma bagagem rica de bens espirituais para a outra margem da vida, aproveitando, sabiamente, a sua passagem pela terra.

 

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXVII Nº 339 e 340
Artigo referente a Março e Abril de 2001

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

O Essencial é Ser Feliz

Ler mais...

Sede Fortes

Ler mais...

Fome e Sede Espiritual

Ler mais...

Faculdade Imaginação

Ler mais...

Acertar ou Errar, Eis a Questão

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo