Gratidão


A maioria das pessoas desconhece a força e a importância da Gratidão.

No mundo comum, ela se apresenta somente como a manifestação de educação e amabilidade, mas, quem já entrou em contato com as Verdades Essenciais sabe desta revelação, contida no livro “Orientação Verológica” que diz:

“Quanto mais amplo o estado de Evolução Consciente da Criatura Humana, maior é o seu impacto emocional ante o beneficio recebido. E, portanto, maior é a sua responsabilidade perante a Lei de Gratidão, no sentido de corresponder a esse benefício, a fim de satisfazer a forte manifestação nascida em seu Órgão Sentimental”.

Quanto mais se caminha, conscientemente, num processo de Evolução Espiritual, mais se percebe a manifestação desta Lei no Mundo Interno. Contudo, ninguém consegue realizar sozinho o Trabalho Evolutivo. Diz o nosso Mestre Cristófilo Nageo: “Não há evolução sem transformação, não há transformação sem realização, não há realização sem ajuda mútua, não há ajuda mútua sem fraternidade”.

É preciso, além de Ajuda Fraternal, também um Método e uma Orientação que nos auxiliem a entender as Verdades Eternas contidas nas obras dos Grandes Mestres. Quem consegue galgar os primeiros degraus da escada de Evolução, de forma consciente, sabe que não o conseguiu por si só e, imediatamente, encontra-se agradecido àqueles que o ajudaram a chegar aonde chegou.

A Gratidão é um sentimento que aflora conforme o estado evolutivo da pessoa. E é também uma Lei Divina. Deus não quer que seus filhos sofram por se afastarem demais de seus desígnios. Suas Leis estão no Mundo para ajudar nossa Evolução. Quem  nelas se enquadra é protegido e premiado. Quem não precisa ser corrigido por Elas.

Mas, devemos ser gratos a quem? Primeiro, ao Divino Criador que nos dotou de vida e de Prerrogativas Espirituais a serem desenvolvidas, nos tornando aptos a fazer essa Jornada de Aprimoramento Espiritual. De acordo com as Concepções Verológicas, essa é a maior de nossas dívidas de Gratidão. Quem chega a sentir essa forte manifestação, nascida no Órgão Espiritual, sabe que precisa da reação adequada que é desenvolver a Partícula Divina com que o Pai o agracio e tornar-se, também, um instrumento em prol da Evolução de quantos puder abranger, direta ou indiretamente. Só assim , estará se enquadrando na Lei de Gratidão e resgatando essa dívida perante a Deus.

Em segundo lugar, a Gratidão ao Caminho escolhido, ao Mestre Cristófilo Nageo que, com Amor Divino, o criou, possibilitando às Criaturas entrar em contato com as Verdades Eternas, conhecê-las, estudá-las e praticá-las.

Em terceiro, a Gratidão aos irmãos que, abnegadamente, nos adestram no manejo do ferramental que utilizamos para desenvolver e facilitar nossa Evolução.
Quando alcançamos os mais altos graus de Evolução Consciente, somos capazes de agradecer também aos nossos inimigos e malfeitores, que, junto com parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, etc., nos levam à pratica dos Ensinamentos, através de experiências que vivemos no nosso mundo de relações. É fácil agradecer as boas ações, difícil é reconhecer e agradecer os benefícios trazidos também pelas más. Lembremos as palavras de Jesus Cristo: “Amai os vossos inimigos e orai pelo que vos perseguem”.

Quem já sentiu o “impacto emocional”, citado na Orientação Verológica, sabe o quanto ele é forte e nos chama a assumir nossa responsabilidade perante a Lei de Gratidão. Por isso, irmãos, vamos nos enquadrar nessa Lei e corresponder ao benefício recebido, nos tornando fiéis Missionários do bem, da Verdade e da Justiça, o quanto antes, porque ninguém sabe quando é chegado o dia e a hora.

Lembremos, por fim, o que o Mestre Cristófilo Nageo nos recomenda dizer quando alguém quiser nos agradecer o Bem recebido: “Você nada tem a agradecer. Fiz por você o que o Método Verológico fez por mim. Visto que você está sentido essa Gratidão, procure fazer por outras pessoas o que fiz por você”.

Extraído de:

Jornal Verologia

Ano XXXII Nº 401 e 402
Artigo referente a Maio e Junho de 2006

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Divina Aragem

Ler mais...

O Caminho, a Verdade e a Vida

Ler mais...

Livre Arbítrio

Ler mais...

Ser e Não Ser Não Pode Ser

Ler mais...

Resignação Consciente

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo