Benefícios e Malefícios da Imaginação

Imprimir



Caríssimo (a) leitor (a) do Jornal Verologia, é com grande alegria espiritual que darei o conhecer sobre esta faculdade psicológica ofertada a todas as criaturas humanas pelo supremo poder que é Deus que devem utilizá-la de forma controlada e consciente para o próprio bem.



Nós sabemos que muitos fazem uso dessa extraordinária faculdade psicológica, como por exemplo: poetas, pintores, escultores, compositores musicais, e autores de ficção científica e enredos literários de histórias para livros, cinemas e teatros. E quantas coisas bonitas são criadas para nosso observar e lazer, impulsionando-nos a tecer comentário como se fosse caso da vida real. O uso da Imaginação, de forma controlada, ajuda até no Processo de Evolução Psicológica, criando imagens abstratas positivas, de grande influência para nosso Mundo Interno, dando-nos entusiasmo e forças para vencer dificuldades.

Para falar sobre o malefícios da Imaginação vou tomar como referência um aforismo de Hamilton contido na pedagogia verológica que diz o seguinte: “A imaginação desregrada é coisa funesta, em razão de sua força impetuosa. É falso o espelho que ela oferece.” Essa “coisa funesta” e a “força impetuosa” que Hamilton se refere leva a criatura a se tornar infausta, fatal, cruel, desventurada, agitada, violenta e furiosa.

Uma das principais causas desse desregramento da Imaginação está no pensamento inferior que a criatura humana alimenta por vários anos e valendo do desejo vai direto ao instinto, podendo levar a criatura humana para luxúria, vício, preguiça, ciúme, ódio, vingança, falsidade, astúcia, inveja, desonestidade, mistificação, ambição sem limites, falta de escrúpulos e interesses mesquinhos. Citarei o que Moises diz em Gênesis cap. 6 vers. 5, há 3300 anos atrás: “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.”

A Imaginação desregrada leva ao estado psicológico tão impulsivo que não consegue evitar ou perceber o que fez e poderá fazer e chega mesmo a dizer: não me lembro de ter feito isso. Cristófilo Nageo nos alerta em um de seus Ensinamentos: “Ninguém deve perder seu tempo com teorias e práticas ilusórias, para não cair nas garras das decepções, da desorientação, do pessimismo e das amarguras.”

A Imaginação, usada sem planejamento, pode levar aos piores estados de desequilíbrio psicológico a ver coisas que não existem. Quem caminha no processo de evolução ativa e consciente e não domina sua Imaginação, cria pensamentos mistificadores que induzem a criatura à suposição de que já evoluiu muitíssimo e são fortemente instigados e ampliados por ela.

O estado inicial de descontrole da Imaginação leva a criatura humana ao estado de devaneio e divagação, por isso não consegue se concentrar, levando-a à perda da concentração, à incapacidade de gravar e fixar os assuntos, à perda de memória e ao fracasso na sua vida.

Todos os verólogos são orientados e alertados quanto ao uso da Imaginação para que sejam beneficiados e não prejudicados no Caminho da Evolução Ativa e Consciente. Através da Ação Cristã Evolucionista, da ciência Verologia, do método verológico e de sua pedagogia especializada, estou dominando gradativamente meus pensamentos e, portanto, colocando a Imaginação cada vez mais controlada, desfrutando de uma vida dentro da realidade inteligente, racional, sensível e consciente atingindo uma felicidade indestrutível.

E você leitor(a) amigo(a), caso você não tenha controle sobre sua Imaginação, pode também se beneficiar do Processo de Evolução Ativa e Consciente como os verólogos e como quem vos escreve. E você não está impedido de realizar este estudo simples, seguro, ao alcance de qualquer grau de instrução, basta que entre em contato com a ACE e procure mais informações. Faça o mesmo!

 

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXIX Nº 485 e 486
Artigo referente a Maio e Junho de 2013

Tags: , , , , ,