Nota Importante

Nota de esclarecimento importante!

Nota de Esclarecimento !

  • Institucional - ACE - Ação Cristã Evolucionista

Prezados (as) visitantes (as) do site Verológico.

Faz-se necessário esclarecer as declarações postadas em determinado blog sobre Álvaro Gomes Terra, em memória.

Álvaro Gomes Terra, cujo pseudônimo é Cristófilo Nageo (amigo de Cristo na Terra) é criador e fundador da Ação Cristã Evolucionista.

Caso não tenha tomado conhecimento e para que possa analisar, foram feitas cópias dos textos do blog com relação a uma instituição frequentada por muitos anos por Álvaro Gomes Terra, que carecem de esclarecimentos.

O primeiro ponto é sobre a “dissidência conceitual entre o fundador da instituição e Álvaro Gomes Terra”.

Entendemos que Álvaro Gomes Terra, na década de 20, escolheu aquela instituição para seus estudos e pesquisas espirituais porque era a única que falava dos ensinamentos de Jesus Cristo de forma científica. Deve-se acrescentar que o fundador da instituição, publicou na década de 30 um livro que fala sobre os ensinamentos de Jesus Cristo.

Álvaro Gomes Terra deixou registrado em seu livro Pensamentos Verológicos, página 12, § 4º

“- Devo esclarecer, ainda, que adotei o pseudônimo de Cristófilo (Amigo de Cristo) porque, desde a idade física de doze anos, sempre tive uma atração irresistível pelos ensinamentos de Jesus Cristo”. (Gostaríamos de evidenciar que é algo extraordinário uma criança de 12 anos ter uma atração irresistível pelos ensinamentos de Jesus Cristo).

Após um período longo, o fundador da instituição passou a impedir que AGT falasse dos ensinamentos de Jesus Cristo, por motivos que desconhecemos.

Entende-se que o fundador da instituição e AGT tinham grande apreço e identificação mútuos, tanto que AGT participou da instituição por muitos anos, assumindo inclusive a responsabilidade da diretoria da filial do Rio de Janeiro por 15anos. A discordância, segundo nossas investigações deu-se quando o fundador da instituição proibiu que fossem intercambiados os ensinamentos de Jesus Cristo. AGT não concordaria com essa medida, por sua atração já mencionada e, a essa altura, profunda gratidão pelos benefícios auferidos na sua vida com o estudo e aplicação prática desses ensinamentos.

Pois se AGT havia escolhido aquela instituição justamente porque falava dos ensinamentos de Jesus Cristo, pelos quais era atraído desde a infância, essa nova medida não lhe fazia sentido e esse foi o motivo da exclusão de AGT.

É fácil compreender que Álvaro Gomes Terra, após chegar a compreender e vivenciar o sentido racional, lógico e aceitável de todos os sábios ensinamentos do divino mestre e psicólogo Jesus Cristo, não deixaria de passar esse mesmo beneficio para seus semelhantes. Essa necessidade imperiosa levou-o a fundar a Ação Cristã Evolucionista com sua ciência: Verologia, onde pudesse fazer o que não lhe foi permitido fazer naquela instituição.

Outro ponto que o criador do blog diz: “O fundador da instituição precisou afastá-lo devido a fortes reações psicológicas negativas”.

Compreendemos satisfatoriamente que, entre pessoas deste nível de compreensão espiritual não há reações psicológicas negativas e sim compreensões diferentes. O fundador impediu AGT de continuar a falar sobre os ensinamentos de Jesus Cristo e estava no seu direito, visto ter sido o criador. Entretanto AGT não poderia abrir mão do compromisso de estabelecer um Cristianismo profundo e completo, o mesmo que alvoreceu em seu espírito desde os seus doze anos de idade.

Sobre o plágio, outro ponto assim descrito no blog:“Então AGT fundou o que denominou a verologia, inspirado na instituição, alguns dos seus livros são completos plágios, de suas obras, não apenas nos temas e conceitos, mas utilizando trechos integrais dos ensinamentos.”

“Não se trata de emitir juízo apressados nem superficiais, basta ler e compulsar as duas bibliografias para se comprovar facilmente que a verologia é uma cópia com pequenas, mas graves adulterações do pensamento daquela instituição”.

Diz Cristófilo Nageo no livro Evolução Mental e Psicológica, lição nº 1 – Vantagens da Evolução Ativa e Consciente, pág. 21, § 3º: “Convém frisar, ainda, que o processo de evolução ativa e consciente, proporcionado pelo método verológico, é a complementação indispensável de muitos conhecimentos obtidos em outras fontes (religiosas, espiritualistas, filosóficas, científicas, etc.). E isto porque a Verologia dispõe de recursos especializados para essa complementação, já mediante novas conclusões extraídas da Sabedoria Antiga através de profundas meditações, já mediante suas novas criações e concepções em perfeita harmonia com as necessidades imperiosas da vida atual. Ou melhor, desta era de grandes transições e transformações”.

Diz ainda no livro Nova Descoberta sobre a Vida Humana, capítulo 22 - Profunda identificação com o método verológico, pág. 135, §2º: “A Verologia, seu método e sua instituição podem ter alguns pontos de contato com outras doutrinas, outros métodos e outras instituições. E isto poderia dar ao estudante recém-chegado a impressão de que são iguais ou muito semelhantes a essas outras fontes. Mas, à medida que o estudante de Verologia vai caminhando e vai se identificando com tudo quanto é oferecido à sua compreensão e realização, vai-se compenetrando de que a nova ciência, seu método e sua escola são muito diferentes de tudo isso, já porque apontam novos horizontes espirituais; já porque são mais penetrantes em tudo o que apresentam; já porque se renovam e se ampliam a cada passo, sem prejuízo da coerência que sempre mantêm com seus fundamentos, cujas raízes mergulham profundamente na substância incomparável dos ensinamentos de Jesus Cristo.”

Diz ainda no livro Escafandro Verológico, na lição Profunda Identificação Com o Método Verológico e Com os Ensinamentos Transcendentais, pág. 16, § 5º: “A Verologia, além de suas concepções próprias, aproveitou o que podia ser aproveitado, recorrendo aos Ensinamentos dos Mestres de Sabedoria Suprema e de outros pensadores sensatos”.

Por ser a Verdade Essencial uma só, transmitida pelos grandes guias da humanidade, que são os mestres de sabedoria suprema e se originam da mesma fonte (o Supremo poder que é Deus), tem que ser semelhante, não poderia ser diferente, a diferença está na profundidade.

Consideramos que as colocações postadas no blog, sejam em função do não conhecer profundamente o método verológico, da semelhança de alguns pontos desse com aquela instituição, do desconhecimento do real motivo da exclusão de Álvaro Gomes Terra, e por ter entrado na posse da carta de exclusão.

Compreendemos com base no dito acima, que as declarações do criador desse blog sobre Álvaro Gomes Terra não são consistentes.

Faz-se necessário a seguinte reflexão: No site do criador do blog está postado por ele mesmo o momento de seu pedido de regresso àquela instituição, como a seguir:

“Fiz esta solicitação através de um Conselheiro da Filial o que era o costume. Ele quando consultado por mim periodicamente me dizia que meu pedido ainda não havia sido analisado etc etc e o tempo foi passando, então ficou evidente que havia alguma restrição das autoridades desta instituição constituídas ao meu nome. Resolvi então continuar aguardando como me recomendou o Conselheiro”.

Pelo que se depreende do texto, do criador do blog deixou de frequentar a determinada Instituição por algum tempo e sabe-se também que em nenhum momento fez parte da Verologia, de modo que não possuía legitimidade para postar em seu blog as afirmações sobre uma ou outra das instituições por ele citadas.

Portanto caríssimos visitantes do blog Verológico, nós, discípulos de Cristófilo Nageo, num ato de gratidão e de justiça, elaboramos este esclarecimento, de modo que a verdade se estabeleça nas afirmações postadas, pelo fato do criador do referido blog não o ter conhecido e tampouco presenciado os acontecimentos que narrou porque não tinha nascido àquela época.

O blog e o nome do seu criador, além da instituição não foram revelados para que não se prolongue demasiadamente a polêmica instalada.

Caso caríssimo (a) leitor (a) tenha tomado conhecimento das postagens, está feito o esclarecimento, caso contrário, esperamos ter debelado inclusive a possibilidade de outra polêmica, que venha a surgir no futuro sobre a Ação Cristã Evolucionista e a ciência Verologia devido a semelhança com outras instituições também de cunho científico.

 


A Diretoria da Ação Cristã Evolucionista.

 

 

Coletânia Verológica
Institucional

Criado por Agência Núcleo