Impor Limites é Essencial

Imprimir


Impor limites é, de suma importância, em vários aspectos da nossa vida, inclusive nos relacionamentos. Vamos começar pela Bondade.

Devemos fazer o Bem aos nossos semelhantes, parentes, conhecidos, irmãos? A resposta imediata é afirmativa. Entretanto, analisando, observamos que, existem reações e interpretações, as mais diversas. Existem os que se acostumam, até se encostam e abusam dessa Bondade. Por esse motivo, temos que Impor Limites, para que esse Bem não se transforme em um mal.


É preciso saber direcionar o Bem, para não sermos prejudicados e nem prejudicar a quem ajudamos, para que não vire um parasita. Algumas pessoas não sabem dizer “não”, principalmente, quando estão diante de pessoas importantes ou de cerimônia.

Trabalhar em qualquer ofício é saudável. É bom, sim, mas não podemos dedicar tempo integral a ele, por força de ambição, ânsia de poder,etc. Não se pode ignorar a família, vida espiritual, vida social, lazer, repouso e tudo o mais.

Na criação e educação dos filhos, a Imposição de Limites é de importância capital. Imagine se os pais são permissivos demais e não ensinam a diferença do que se pode dizer ou fazer. Esses filhos crescem sem rumo, tendo difícil convivência com os demais. É imprescindível ensinar aos filhos, por exemplo, que é preciso respeitar para ser respeitado e que existem direitos e deveres. Se podemos desfrutar de direitos, também existem deveres a serem cumpridos e não se pode usar dos direitos sem critério, ao ponto de passar por cima dos direitos dos outros. Não podemos esquecer que o alicerce de um caráter bem formado é moldado na educação do lar.

Portanto, quem é pai, mãe, professor(a), chefe ou líder não pode ser só bondoso ou só severo, tem que haver um equilíbrio, procurando Impor Limites, quando necessário.

No relacionamento conjugal ou no companheirismo, também é essencial a Imposição de Limites, desde a maneira do tratamento recíproco, como na divisão de tarefas (principalmente quando os dois trabalham), incluindo a divisão do orçamento familiar.

No estudo científico que a Verologia proporciona, aprendemos a ter equilíbrio em tudo que realizamos, de forma dosada e eficaz. Venha você também, amável leitor, aprender a manejar com naturalidade e segurança, quando e como se deve Impor Limites, tornando todos os seus relacionamentos, muito mais agradáveis e duradouros.

 

 

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXIX Nº 491 e 492
Artigo referente a Novembro e Dezembro de 2013.

 

Tags: , , ,