Perguntas que Merecem Respostas...


As perguntas que, a rigor, merecem  respostas são as perguntas sensatas, respeitosas e úteis. Há perguntas que, facilmente, podem ser respondidas pelo próprio perguntador, desde que ele faça algum esforço neste sentido.

Daí, a conveniência de pensar sobre o assunto antes de formular a pergunta, pois é de todo desaconselhável o hábito de viver atropelando outras pessoas com interrogações que o próprio poderia responder a si mesmo.

Somente depois de haver esgotado os próprios recursos mentais, sem haver chegado a uma resposta satisfatória, é que se torna justificável recorrer a outra pessoa, bem entendida no assunto em foco, a fim de buscar a solução almejada. Dessa maneira é como cada um se torna mais eficiente, sem sobrecarregar o Órgão Mental de outra pessoa com preocupações desnecessárias. Se todos se habituassem a proceder assim, haveria mais senso de responsabilidade. E a vida seria menos difícil para todos.

Para encontrar a resposta mais sensata para cada pergunta e a solução mais adequada para cada problema, por meio das próprias luzes psicológicas, nada melhor do que alcançar altos estados de compreensão, mediante a realização do Processo de Evolução Ativa e Consciente. Na realidade, só se atinge em cheio esse desiderato quando se está devidamente capacitado.

As perguntas que inspiram o mais justo respeito e despertam uma consideração especial são as que visam ao conhecimento da Verdade sobre os temas de elevada hierarquia moral e espiritual. Essas perguntas têm um objetivo de grande profundeza e clarividência, demonstrando, ao mesmo tempo, a nobreza de propósitos de quem as apresenta. Principalmente, quando revelam a humildade, o bom senso, a sinceridade e o vivo empenho de um verdadeiro investigador no campo da Sabedoria Suprema.

A Verologia procura responder, tão satisfatoriamente quanto possível, a todas as perguntas sensatas, respeitosas e úteis que lhe são formuladas, máxime às que dizem respeito ao Processo de Evolução Mental e Psicológica (em forma ativa e consciente).

Mas, o fato de se empenhar a Verologia neste sentido, não impede que o verólogo reconheça a necessidade imperiosa de se preparar devidamente à luz dos Ensinamentos Superiores, para responder a si mesmo suas perguntas e dissolver suas dúvidas. Isso também faz parte do Método Verológico de Aprimoramento Moral e Espiritual.

Uma das provas reais do quanto é eficiente o Método Verológico está precisamente na capacitação progressiva por que passa o verólogo, ao assimilar e realizar os Ensinamentos Renovadores. É assim como se vai habituando, pouco a pouco e cada vez mais, a encontrar resposta para suas próprias interrogações, a inteiro contendo, sem que necessite recorrer a outras pessoas, a fim de sentir-se tranqüilo e satisfeito. Isso é Evolução comprovada e convincente. Isso é Evolução verdadeira, visto que só há Evolução com transformações confirmadas na prática.

Quando o estudante de Verologia chega a esse ponto alto de responder suas próprias perguntas e dissolver suas próprias dúvidas, sem experimentar sequer a inquietude que insinua o desejo de recorrer a outras pessoas, então ele adquire a certeza de que já não é o que era ao iniciar o Processo de Evolução Mental e Psicológica. Então, ele se apossa da segurança de que evoluiu mesmo.

Isso é, para ele, motivo de grande alegria espiritual. E não só para ele, mas também para todos os que acompanham, fraternalmente, seus passos no Caminho da Renovação Psicológica, principalmente, para os que o auxiliam, em forma direta, com verdadeiro altruísmo, a obter essa capacitação progressiva.

Considerando que o verólogo precisa ter plena consciência do Progresso Espiritual alcançado, porque realiza um Processo de Evolução Ativa e Consciente, aí está um dos meios de que se pode valer para efetuar essa indispensável comprovação.

“No Verdadeiro Processo de Evolução Espiritual, aprende-se mais analisando, meditando, raciocinando, discernindo, experimentando e praticando do que fazendo perguntas.”

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVI Nº 453 e 454
Artigo referente a Setembro e Outubro de 2010

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

O Inferno e o Paraíso Psicológico

Ler mais...

Livre Arbítrio

Ler mais...

Faculdade Imaginação

Ler mais...

Exaltar-se ou Humilhar-se

Ler mais...

Amor Divino

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo