A Sabedoria de Deus e a dos Homens

(Fábula)

  • Cristófilo Nageo

Diz o filósofo e cientista ao professor Parsifal:

– Não acha o senhor que há sobejos motivos para orgulhar-nos das descobertas e realizações construtivas efetuadas pela Ciência e pela Sabedoria Humana?

– Considero admirável o esforço do homem neste sentido. Mas, não vejo nisso motivos para orgulho.

– Por quê?

– Porque, a meu ver, a quintessência da Sabedoria provém de Deus.

– Então, o esforço do Homem para tão altas conquistas não vale nada?

– Tanto vale que deu como resultado os triunfos por ele obtidos, através dos tempos.

– Mas, então, eu não compreendo o que o senhor quer dizer.

– Estou convicto de que, ao fazer alguma descoberta científica ou filosófica, apresentando novas concepções benfazejas, a criatura captou uma Partícula da Infinita Sabedoria de seu Criador, através dos pensamentos que fundamentaram e impulsionaram tal descoberta.

– O senhor tira, desse modo, o mérito do descobridor.

– O mérito consiste no esforço sincero e abnegado mediante o qual o Homem se fez digno de receber pensamentos de alta hierarquia, oriundos da Poderosa Mente de Deus.

– Em que se baseia o senhor para pensar assim?

– Na incomensurável Obra Universal, que comprova, incessantemente, a extraordinária capacidade criadora da Sabedoria do Todo-poderoso! E como esta Suprema Sabedoria abrange e penetra todos os recantos do Universo, não pode – é lógico

– deixar de abranger e Penetrar a Mente e os Pensamentos dos Seres Humanos.

– Quer dizer que o senhor se baseia apenas em suas próprias observações e reflexões...

– Baseio-me, também, nas seguintes palavras exaradas no Velho Testamento: “Jeová é Quem dá a Sabedoria. Ele reserva a Verdadeira Sabedoria para retos.”

“Toda a Sabedoria vem do Senhor Deus. Com Ele esteve sempre e está.”

“A Fonte da Sabedoria é o Verbo de Deus nas alturas, e a entrada para chegar a essa Fonte está nos Mandamentos Eternos”.

– Quer dizer, então, que precisamos desenvolver-nos e aprimorar-nos, espiritualmente, cumprindo os Mandamentos Eternos, para merecermos que os Pensamentos de Alta Hierarquia, cuja origem está em Deus, penetrem em nossa Mente... Não é assim?

– Exatamente. Deus possui, por assim dizer, a Matriz de todos os Pensamentos Bons, Nobres, Positivos, Construtivos, e, portanto, ninguém pode envaidecer-se quando surgem em sua Mente pensamentos que lhe pareçam originais. A origem e a originalidade dos pensamentos que encaminham à descoberta ou criação das Obras de Bem pertencem, a meu ver, ao
Senhor do Universo.

– Nessa ordem de ideias, que aconteceria ao Ser Humano que se envaidecesse com empreendimentos dessa natureza?

– O Homem que se envaidece pela descoberta de algo extraordinário no campo material, filosófico ou espiritual, atribuindo a exclusivamente às suas aptidões pessoais, esquecendo-se ou alheando-se da Verdadeira Origem das Altas Inspirações, arrisca-se a perder a agudeza de espírito com que fora agraciado pela Suprema Fonte da Sabedoria!

“DEUS SUPER OMNIA”
(Deus acima de tudo).

“Não só de pão vive o homem, mas
de toda a palavra que sai da boca de
Deus” – Jesus Cristo.

Criado por Agência Núcleo