''A Letra Mata, Mas os Espírito Vivifica''

  • Sergio de Almeida Alves

Talvez o caríssimo(a) leitor(a) já tenha ouvido falar dessas palavras do Apóstolo Paulo, e tenha se perguntado: — O que significa a letra? Mata o que? E o que o Espírito vivifica?...

Antes de estudar a Ciência Verológica, eu não tinha ouvido essas palavras de Paulo, mas quando ouvi, na Ação Cristã Evolucionista, fiquei sem entender nada. Somente depois de um longo período de estudo, na Pedagogia Verológica, pude compreendê-las satisfatoriamente. Farei um esforço, na minha compreensão atual, para que os caríssimos leitores também possam compreender o real sentido dessas palavras.

Em primeiro lugar, deve-se esclarecer que os Profetas e Mestres de Sabedoria Suprema sempre cobriram e cobrem o Conhecimento Transcendental, contido em seus Ensinamentos, com o véu do mistério, do milagre e do simbolismo, para que os seus discípulos só pudessem penetrar e entender depois de algum esforço, isto é, somente descobrissem o seu verdadeiro sentido através do estudo, da pesquisa, da análise, do discernimento, da sensibilidade e, como consequência, pela penetração psicológica. Portanto, é através desse esforço que desenvolvem suas Prerrogativas Psicológicas ou Espirituais.

Verologicamente, as palavras têm dois sentidos: o material e o espiritual. O material é o sentido do dicionário, e o espiritual é o sentido oculto que o estudante deve se empenhar para encontrar no Ensinamento até descobrir seu sentido racional e lógico.

Pode parecer não muito fácil, mas com a prática constante da Orientação e da Técnica, apresentadas pela Pedagogia Verológica, e com a ajuda dos discípulos mais experientes, através do intercâmbio de compreensões, consegue-se, naturalmente, descobrir a penetrar na Essência dos Ensinamentos. E, quando se descobre o sentido profundo, isso produz uma grande Alegria Espiritual, diferente da alegria comum, porque sublime, tonificante e perene.

Extraindo o Conhecimento Oculto do Ensinamento que está sendo estudado, o espírito da lição processa a Renovação da Mente, em primeiro lugar, e, depois, o desenvolvimento de todos os Órgãos Espirituais.

Como já dissemos algumas vezes, cada Ser Humano é possuidor de Sete Órgãos Psicológicos e essa descoberta é a maior revelação da ACE e da Ciência Verológica. E dissemos “Descoberta”, porque os Seres Humanos sempre tiveram os Sete Órgãos Psicológicos: só faltava descobri-los. Portanto, diz o Apóstolo Paulo: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa Mente”.

Por meio dessa persistente e renovadora transformação, conseguiremos entender o que é a letra, o que mata e o espírito que vivifica, através do equilíbrio gradativo das Faculdades e Manifestações dos Sete Órgãos Psicológicos. Conseguiremos esse resultado, com o estudo, compreensão e prática da Pedagogia Verológica, ao alcance de todos os graus de instrução, credo, religião ou caminho científico, porque é um caminho neutro.

Caríssimo(a) leitor(a) do Jornal Verologia, quem lhes escreve, de forma natural, simples e segura, conseguiu desvendar esse mistério, apenas estudando e realizando a Pedagogia Verológica. Você também pode conseguir, sem misticismo e sim cientificamente, porque você pode comprovar tudo o que estuda, na sua própria vida interna (psicológica) ou externa (material).

Caso ainda não tenha conseguido compreender satisfatoriamente essas palavras do Apóstolo Paulo, você não está impedido de falar conosco e obter melhores esclarecimentos sobre elas, assim como sobre muitos outros Ensinamentos, principalmente os do Divino Mestre Jesus Cristo

Criado por Agência Núcleo