O Caráter

Imprimir

 

O Caráter

O Caráter é uma Virtude Sublime, que leva o seu possuidor a Elevados Graus de Evolução Mental e Psicológica, para o desenvolvimento de uma Sólida Estrutura Moral-Espiritual. O portador dessa Prerrogativa Superior age e reage de forma inflexível e automática contra o mal. Seu Caráter é como um instrumento de defesa contra o que estiver fora desse contexto.

A formação do Caráter começa no berço, ministrado pelos pais e cuidadores. Ele é uma necessidade vital na vida real, para que o Ser Humano possa proteger-se, bem como a seu semelhante, do meio externo. É uma experiência única: na maneira de se comportar, nas ações individuais, coletivas e no mundo. Sua formação é ligada a vários fatores como influências paternais, familiares, sociais, que se refletem na comunicação verbal, entonação de voz, expressão corporal, etc.

Essas ações, quando positivas e superiores, em conjunto, formam uma couraça protetora contra os pensamentos e vibrações inferiores.

O Apóstolo Paulo nos adverte: “Não vos deixeis vencer do mal, mas vencei o mal com o bem.”

Caráter, por si só, envolve várias virtudes, tais como: respeito, lealdade, solidariedade, habilidade no trato, coerência e simpatia. Quanto mais rígida for sua formação, maior sua eficácia.

Uma pessoa de Caráter não se deixa influenciar por modernismos sociais, culturais ou religiosos, procura manterse firme em suas atitudes e defender seu Livre Arbítrio. Isso não quer dizer que uma pessoa de Caráter deva ser fechada para o Mundo. Deve, sim, examinar tudo e utilizar o melhor, usando o Discernimento e mantendo-se coerente com seus princípios morais-espirituais.

Cristófilo Nageo nos ensina: “Dentre os sinais que evidenciam elevado grau de espiritualização destacamse: a firmeza de caráter, o senso de responsabilidade e a persistência no Bem”

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XLII Nº 516
Artigo referente a Julho e Agosto de 2018

Tags: , ,