Porta Estreita


Coluna Raios de Luz

Todo ser humano tem livre arbítrio de escolher o melhor caminho para sua vida. O mestre Jesus Cristo nos alerta: “Entrai pela porta estreita, larga é a porta e espaço é o caminho que conduz a perdição e muitos são os que entram por ela”. Nesse ensinamento, eles nos mostra dois caminhos: a porta estreita e a porta larga. Cabe a cada criatura humana escolher o seu.

Quem escolhe a porta estreita, deve realizar um trabalho, pessoal e intransferível, porque esse é o caminho do aprimoramento. A evolução espiritual requer perseverança, paciência, compreensão, amor, fraternidade, altruísmo e, principalmente transformação. Por isso é que poucos se dispõem a percorrer esse caminho, no qual devemos trocar debilidades por virtudes; pensamento inferiores por superiores; comodismo por realizações; aprimorando nossas faculdades e manifestações espirituais; cumprindo os ditames da leis externas; estudando, compreendendo e praticando os ensinamentos redentores.

Quando optamos pela porta estreita, isto significa que já não somos mais como antes: trata-se de um caminho apertado, sinuoso, trabalhoso e cheio de obstáculos, justamente para que possamos nos transformar, trocando nossos defeitos e imperfeições por virtudes e realizações. Essa é a melhor forma de pormos em prática o nosso propósito de desenvolver o nosso aperfeiçoamento espiritual para alcançar o equilíbrio psicológico e a paz de espírito.

Os que entram pela porta larga são aqueles que preferem as felicidades, as vantagens, os proveitos, os benefícios, o comodismo e tudo mais que possa ser utilizado em prol de si mesmos, sem nenhum esforço ou trabalho. Preferem à porta larga todos aqueles que se julgam muito espertos, com seus pensamentos astuciosos, prontos para vender um excelente lugar no céu: são os vendedores de ilusões. Entretanto, isso acontece porque encontra os ingênuos compradores que se deixam enganar e perdem a oportunidade de realizar sua transformação. Muitos entram por esse caminho largo e espaçoso: ele é atraente e chamativo, mas também é ilusório. Essa porta larga conduz à perdição, às imperfeições e até mesmo ao desequilíbrio psicológico, porque não chega a nenhum porto seguro. Aqueles que a escolhem, ficam ao sabor das circunstancias e acabam sofrendo pelos seus erros e desatinos, sem terem a mínima consciência de que estão cegos para a vida espiritual.

Sempre é tempo de mudar, por isso devemos aproveitar o inicio de um novo Ano e refletir sobre os caminhos que o cristianismo nos apresenta. É um excelente momento para analisar, refletir e discernir se aquele que escolhemos é o melhor; se transformamos alguns de nossos defeitos em virtudes; se fizermos algo de bom e útil por nos mesmos e por nossos semelhantes; se tratamos o nosso próximo com amor, tolerância e compreensão; se tivemos humildade de agradecer a deus por tudo que recebemos; se perdoamos aqueles que nos renderam ou nos magoaram.

Enfim, não podemos perder essa grande ocasião de entrar pela porta estreita indicada pelo mestre Jesus que nos leva a seguir o caminho mais correto, justo e verdadeiro em direção á realização do nosso aprimoramento espiritual e equilíbrio psicológico, fazendo renascer dentro de nós a paz, o amor e a alegria de viver.

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXV Nº 435 e 436
Artigo referente a Março e Abril de 2009

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Desvende o Mistério de Si Mesmo

Ler mais...

Higiene Psicológica

Ler mais...

Livre Arbítrio

Ler mais...

Ser e Não Ser Não Pode Ser

Ler mais...

Acertar ou Errar, Eis a Questão

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo