Equilíbrio Versus Desequilíbrio


Prezado (a) leitor (a) do jornal Verologia, antes de falar do tema propriamente dito, é necessário mencionar o conhecimento verológico que esclarece as diferenças entre desequilíbrio e equilíbrio psicofísico, através do aforismo do Cristófilo Nageo que diz: “ Aqueles que vislumbram o quanto é prejudicial o desequilíbrio, imediatamente se consagram à realização do equilíbrio psicofísico”.

Enquanto o desequilíbrio refere-se á parte subjetiva do sistema psicológico, que se conhece como espírito ou alma, o equilíbrio psicofísico é o equilíbrio entre o corpo e o espírito.

A Verologia descobriu que a causa do desequilíbrio está, quase sempre, nas deficiências do sistema do sistema psicológico e nos pensamentos inferiores que trazem mensagens ilusórias e excessivamente materialistas, que levam o ser humano a viver num mar de ilusões, preocupando-se com a parte externa, ficando indiferente em relação á interna ou psicológica. Isso o leva a um estado de vazio, de angústia e de ansiedade que ele não consegue preencher ou eliminar, por mais que se esforce.

De acordo com a ciência verológica, o pensamento é o mensageiro dinâmico da mensagem boa ou má de que é portador e se processa na mente, denominada órgão mental, na faculdade intitulada “poliergia  mental”, sob a direção de duas outras faculdades: “inteligência” e “razão”. Para que o ser humano seja o dono e não o escravo do seu órgão mental, ele precisa semeá-lo, emancipando-o nefasta dos pensamentos inferiores.

O tumulto de vários pensamentos inferiores leva a pessoa a um estado de excessiva preocupação, a um círculo vicioso carregado de angustia e ansiedade profunda, que chamam de depressão, tornando-a introvertida ou impulsiva, insensível, amarga agressiva, incompreensiva e injustiça. Esse comportamento acaba prejudicando todos os seus relacionamentos: na família, no trabalho e na sociedade, refletindo-se na sua saúde psicológica e física. Isso acontece porque os pensamentos, quanto inferiores, juntam-se em grupos e formam nuvens escuras =, induzindo-a a dizer e fazer coisas que, em sã consciência, não diria e nem faria, levando-a ao estado de arrependimento ou de arrogância, agravando ainda mais o estado desfavorável do seu sistema psicológico.

Os pensamentos entram em nossa mente por vários meios: pela palavra falada ou escrita ou pelo transmissor inaudível e invisível, o ar que respiramos, o éter cósmico, a atmosfera espacial ou infinito espaço celestial. É esse o perigo a que esta exposto quem deixa o seu órgão mental ao abandono. Assim, percebemos o quanto é necessário consagrar-se ao processo de evolução mental e psicológica para atingir o seu equilíbrio, tendo domínio da mente e discernimento para separar os pensamentos superiores dos inferiores.

A Verologia esclarece que quem aprimora sua mente, através da introdução de pensamentos superiores, de forma metódica e diária, desenvolve, realmente, o seu poder de criar e emitir pensamentos superiores, como também de aumentar a receptividade destes, reduzindo, cada vez mais, a influencia nefasta dos pensamentos inferiores.

O método verológico é muito simples, objetivo, ao alcance de qualquer grau de instrução, credo ou religião, convicção cientifica ou política que levam o estudante ao desenvolvimento, aprimoramento e equilíbrio do sistema psicológico, portanto, a um estado de felicidade permanente que nada e nem ninguém pode destruir. Esse estado é alcançado por todos aqueles que se identificam profundamente com os ensinos redentores e com o método verológico. É um trabalho paulatino, pessoal e intransferível, pois ninguém pode fazer pelo outro.

Caríssimo (a) eleitor (a) do jornal Verologia, a ação cristã evolucionista e a Verologia oferecem uma fraternidade redentora, uma linguagem isenta de divagações e polemicas que levam todos os seus estudantes ao intercambio de compreensões, sereno e pacifico, dando condições de mergulhar e penetrar, cada vez mais, nas profundezas do conhecimento supremo. Isso produz uma força espiritual tão potente que o estudante conseguira transpor todos os obstáculos, dissolver todas as debilidades e eliminar todas as duvidas, alcançando o equilíbrio psicofísico, ou seja, entre o corpo e o espírito, desfrutando de total saúde e de uma felicidade permanente.

 

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXV Nº 441 e 442
Artigo referente a Setembro e Outubro de 2009

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Faculdade Imaginação

Ler mais...

Seja o que Você Pode e Deve Ser

Ler mais...

Perdão, a Mais Profunda Lição de Jesus!

Ler mais...

Fome e Sede Espiritual

Ler mais...

Luz e Trevas

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo