Juventude na Terceira Idade


Durante a vida, o ser humano passa por etapas bem distintas: é a criança, é o adolescente, torna-se adulto e atinge, finalmente, a terceira idade. Desde que a sonhada longevidade tem sido alcançada, como conseqüência dos progressos médicos e científicos, a ultima fase da existência dos progressos médicos e científicos, a ultima fase da existência tornou-se muito discutida e prestigiada.

O termo “velho”, com significado, muitas vezes pejorativo, foi substituído por “idoso” e “velhice”, atualmente, é a palavra evitada. A media de idade da população aumenta e novas oportunidades se abrem a negócios e serviços voltados para esses consumidores.

Entretanto, apesar da nova maneira com que o idoso começa a ser olhado, muitos deles entregam-se á inércia e ao desanimo. Isso porque procuram manter a saúde corporal, mas não cultivam seu interior. Vivem convencidos de que envelhecem e não tem mais nenhum objetivo a alcançar neste mundo.

A Verologia nos ensina, entretanto, que cada um pode manter juventude, realizando, de forma ativa e consciente, um verdadeiro processo evolutivo. Em qualquer época da vida, podemos aprender a controla nossa mente, a preenchê-la com o estudo e a compreensão dos melhores ensinamentos e das leis eternas, para poder praticá-los, desenvolvendo o amor a deus e ao próximo e irradiando, á nossa volta, vibrações e pensamentos bons, construtivos, positivos, nobres e transcendentes.

O processo evolutivo leva esse trabalhador, mesmo na terceira idade, á aquisição de uma nova visão da vida, de si próprio e dos seus semelhantes. Aprende a verdadeira sabedoria, vinda de Deus e legada a nós pelos grandes guias da humanidade, sobretudo Jesus Cristo. Sente a alegria espiritual de quem, olhando para trás, vê o quanto se transformou, vencendo inimigos internos tais como: vaidade, egoísmo, comodismo, intolerância e tantas outras debilidades que o prejudicam e freqüentemente o faziam sofrer. Seus medos e ansiedades são substituídos por coragem e confiança em Deus. Torna-se apto a prestar ao seu próximo o melhor auxilio, que são as orientações espirituais. Enfim, ao desenvolver seu mundo interno, que vai ficando, cada vez mais, rico, iluminado e rejuvenescido, o idoso não conhece a “velhice” e a “inatividade”.

Essa realização é ininterrupta, durante até o ultimo dia de nossas vidas, quanto mais vivermos, mais oportunidades teremos para aumentar o grau de aprimoramento de nosso espírito. Longe de decrepitude, o idoso, que cultiva suas prerrogativas espirituais, encontra a verdadeira alegria de uma vida produtiva para ele mesmo e para os que o cercam, que são beneficiados não só por sua sabedoria e sua juventude espiritual mas, também, pelo seu exemplo de vida.

O mestre Cristófilo Nageo afirma: “Só há juventude com alegria espiritual. Só há alegria Espiritual com evolução transcendente. Quando maior for o estado evolutivo, mais acentuada será a juventude, que não é um privilégio dos adolescentes”.

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXV Nº 441 e 442
Artigo referente a Setembro e Outubro de 2009

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Exaltar-se ou Humilhar-se

Ler mais...

Amor Divino

Ler mais...

Podemos ou Não Ver a Deus?

Ler mais...

Perdão, a Mais Profunda Lição de Jesus!

Ler mais...

A Luz do Mundo

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo