Caminhos da Juventude




Atualmente, constatamos, perplexos, os caminhos que muitos adolescentes e jovens estão percorrendo.

Todos os dias, tomando conhecimento de muitos casos dessa juventude que se envereda pelos caminhos das drogas, do crime e da violência generalizada.

Para tudo isso, existe uma causa, que precisa ser corrigida a fim de que os efeitos cessem. Observar-se que a causa principal está na desestruturação da família, onde cada membro segue seu próprio rumo, sem que se interessem por construir elos de amor, fundamentais e imprescindíveis, porque unem e elevam as pessoas que a compõem.

A família é a base, o alicerce e o modelo na qual todo o ser humano deve aprender a viver bem e ser feliz. Assim, torna-se o Oasis onde todos os seus membros encontram: aconchego, segurança, refugio, descanso, refrigério, compreensão, solidariedade, união, paz e, principalmente, o amor. Mas, para quem isso seja possível, os pais devem se preparar para serem psicologicamente equilibrados, verdadeiros, justo, íntegros, dignos e fraternos. Essa é a única forma da família crescer dentro dos princípios éticos e cristãos. Os filhos não são propriedade dos pais, mas, esses, como família, são responsáveis pela formação moral, intelectual e espiritual.

Os princípios cristãos devem fazer para da vida dos pais para quem possam ser aplicados na criação dos filhos desde o berço. São regras básicas que servem para todas as fases da vida, tais como:

- Amar o próximo da incondicionalmente;
- Respeitar seus semelhantes e nuca “pagar com a as mesmas moedas”;
- Não fazer aos outros aquilo que não quer para si mesmo;
- Não julgar as pessoas pela a aparência, mais sim pela reta justiça;
- Não ter preconceitos, aceitando as diferenças;
- Ensinar a dividir e compartilhar as alegrias e tristezas;
- Ser verdadeiro e justo em qualquer situação da vida.

Quem convive numa família bem estruturada, recebendo princípios cristãos e convivendo com bons exemplos, não é capaz de realizar atos bárbaros ou violentos. O exemplo dos pais é fundamental na formação dos filhos, por esse motivo é indispensável que os pais adquiram prerrogativas superiores, como as que assimilamos aqui na Ação Cristão Evolucionista, através das sábias orientações verológicas: lealdade, honestidade, dignidade, misericórdia, altruísmo e amor.

Aristóteles, filosofo grego, nos diz: “O amor é o laço natural estabelecido entre homem e mulher para fundarem a família”.

Daí, podemos concluir que o amor é a essência da família, transformando todos os seus membros em pessoas verdadeiras, conscientes e plenas da construção da paz e da felicidade de cada um. As lições de amor, deixadas pelo mestre Jesus Cristo e aplicadas nas orientações transmitidas pelo nosso mestre Cristófilo Nageo, dão aos pais a convicção de que seus filhos têm todos os motivos para trilhar o caminho do bem que é o caminho da verdadeira vida.

 

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXIII Nº 417 e 418
Artigo referente a Setembro e Outubro de 2007

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Ser e Não Ser Não Pode Ser

Ler mais...

Divina Aragem

Ler mais...

O Caminho, a Verdade e a Vida

Ler mais...

Sede Fortes

Ler mais...

Higiene Psicológica

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo