O Enigma da Estátua

Na época em que os homens decidiam pelo dueto, quase sempre, as suas desavenças mais graves, encontra-se, pela vez primeira, dois famosos fidalgos e não menos famosos espadachins.

Vinham por uma estrada, em direções opostas, e chegaram, na mesma ocasião, diante de magnífica estátua, que parecia ainda mais portentosa sob a luz do sol, naquela tarde primaveril. Apesara-se dos garbosos cavalos que montavam e puseram-se a admirar o monumento, por alguns instantes, cada qual do lado em que se encontrava.

Rompendo o silencio, de repente um deles exclamou:

- Bela estátua! E toda de Ouro!

- Que não, replicou-lhe o outro. Era, com efeito, uma bela estátua, inteiramente de prata.

Fez-lhe sentir o primeiro a sua alta hierarquia de nobre cavalheiros, acentuado que jamais faltara á verdade e que só poderia receber como afronta á sua honradez a duvida levantada contra aquela afirmativa.

Ponderou  por seu turno, o segundo, que possuía iguais prerrogativas e predicados, e considerava com zombaria insólita a insistência do outro fidalgo.Os ânimos se exaltaram, preponderando, em cada um deles, sem tardança, o irresistível ímpeto de exímio espadachim. E porque ambos se julgassem feridos em sua dignidade, resolveram, afinal, depois de furiosa discussão, bater-se em duelo.

Após uma serie de golpes decididos, com os quais demonstraram maestria no manejo da espada, conservando inalteradas as respectivas posições, simultaneamente se atravessaram em violenta estocada. Mortalmente feridos, cambalearam e caíram em direções diametralmente inversas, cada um no chão que o outro antes pisava. Só então puderam notar que ambos tinham razão: a estatua era, de um lado, de ouro, e, do outro, de prata.

Num supremo esforço, aproximaram-se, arrastando-se, e, chorando de dor, comoção e arrependimento, abraçaram-se. Exprimiram, mutuamente – com lagrimas na voz débil e compassada, arfando de sofrimento físico e moral – grande admiração e respeito.Cada um pediu ao outro que lhe perdoasse, pois se cavalheiros dignos e honrados, incapazes de mentir. Tarde, porém, porque, com o morrer do sol no horizonte, também eles morriam.

Os seres humanos nada perdem em examinar serenamente as suas dissensões. A precipitação, sempre ou quase sempre, acarreta desfechos lamentáveis, e, ate, fatais. Daí a convivência de verificar, em todos os casos de desentendimento, se a parte contraria terá, também, alguma dose de razão. O mal consiste segundo se depreende, em cada um se depreende, em cada um considerar, em tais conjunturas, possuidor da razão integral.

Esta lenda nos sugere, ainda, a necessidade de não julgar pela aparência. Se assim procedermos, atuaremos sempre mais acertadamente e em consonância com os sábios ensina – mentos de Jesus Cristo.



Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXII Nº 405 e 406
Artigo referente a Setembro e Outubro de 2006

 

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

O Ciúme, a Suscetibilidade e a Sensibilidade

Ler mais...

Acertos e Desacertos da Vida

Ler mais...

Ser e Não Ser Não Pode Ser

Ler mais...

O Maior dos Mistérios

Ler mais...

Luz e Trevas

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo