Relacionamentos Felizes e Duradouros

Imprimir


Não é difícil constatar que os principais problemas que geram muitos fracassos e aflições são os problemas de relacionamentos humanos que, por serem tão constantes e tão importantes, deveríamos dar uma atenção especial, aprimorando, permanentemente, a nossa capacidade de nos relacionar. Com esse aprimoramento, nossos relacionamentos seriam mais harmoniosos, felizes e duradouros, porque seriam evitados muitos atritos e conflitos, ás vezes com desfecho penoso, entre pais e filhos; entre esposo e esposa; ente irmãos; entre demais parentes; entre empregados; entre colegas de trabalho; entre professores e alunos; entre vizinhos, etc.

Para aprimorarmos nossa capacidade de relacionamento, é imprescindível que sejam aprimoradas algumas virtudes essências, como por exemplo: a paciência, a tolerância, a compreensão, o respeito, a serenidade, a verdadeira franqueza, a humildade, o perdão e o amor.

Paciência e Tolerância: - Para manter bons relacionamentos é necessário compreender que ninguém é perfeito. Todos temos defeitos. Por isso, precisamos ser tolerantes e pacientes uns com os outros, como gostaríamos que fossem conosco.

Respeito: – Poderíamos construir e manter um relacionamento harmonioso, feliz e duradouro sem respeitarmos as idéias, as opiniões, as preferências e as crenças dos outros? Sem respeitarmos o direito das pessoas  escolherem as saídas e os caminhos que consideram ser os melhores para suas vidas? Acredito que não. Por isso, é fundamental que evitamos tudo aquilo que possa importar em desrespeito, desconsideração, ofensa ou imposições, quer por palavras, gestos ou atos. O respeito no relacionamento humano seria melhor praticado se todos nós observássemos esta sábia orientação de Confúcio: “ Não façais aos outros o que não gostarias que a ti fosse feito”.

Amor e Perdão: - Todas as virtudes são importantes para se manter relacionamentos felizes, mas, sem sombra de duvida, o amor e o perdão são os que mais fluem, poderosa e beneficente, nos relacionamentos familiares, porque, quem ama profunda e verdadeiramente, perdoa, é tolerante, é paciente, é compreensivo, respeita, usa a fraqueza e é humilde. Perdoando, evitamos o nascimento e o crescimento de magoas, ressentimentos e revoltas contra a pessoa que nos ofendeu ou prejudicou. Se não perdoamos, estes sentimentos podem gerar um comportamento hostil e de rejeição, o que só faz piorar qualquer relacionamento.

Nossos relacionamentos seriam bem melhores se compreendêssemos e praticássemos este sábio ensinamento do divino mestre Jesus Cristo: “Tudo que quereis que os homens vos façam, fazei-os assim a eles”.

Quem ama e perdoa procura no momento oportuno, dialogar com quem ofendeu. Nesse momento, abre seu coração e expõe seus pensamentos e sentimentos, com sinceridade, com o único objetivo de esclarecer, ou, se for o caso, defender-se, mas, sempre, com serenidade. Jamais com o objetivo de agredir ou de culpar o ofensor, caso este tenha provocado sofrimento. É importante compreender que não são as pessoas que nos fazem sofrer, o que nos faz sofre são os nossos próprios pensamentos e sentimento (magoas, ressentimentos), criados por nós mesmos, em relação ao que a pessoa nos disse ou nos fez. Isso é que nos faz sofrer. Portanto, nós somos responsáveis por nossos sofrimentos. E, quando há sofrimento nos relacionamentos, estes deixam de ser harmoniosos, felizes e duradouros.

Jesus Cristo, profundo conhecedor da natureza humana, transmitiu muitos ensinamentos que levam a tornar os nossos relacionamentos harmoniosos. Dentre eles, destacamos: “Perdoai sete vezes setenta”; “Amarás teu próximo como a ti mesmo” e “Amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, maltratam, caluniam e maldizem”.

Amigo (a) leitor (a), a tolerância, a paciência, o respeito, a humildade, a compreensão, a serenidade, a fraqueza, o perdão e o amor são algumas das muitas virtudes que o método verológico desenvolve para aprimoramento do ser humano, capacitando-o a ter relacionamentos harmoniosos, felizes e duradouros. Esse é, portanto, um dos muitos benefícios que todos os estudantes de Verologia obtêm, através desse método, que é natural, objetivo e eficiente.




Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXII Nº 405 e 406
Artigo referente a Setembro e Outubro de 2006

 

 

Tags: , , , ,