Renovação da Mente

Imprimir

Encontramos aqui, na Ação Cristã Evolucionista, uma fraternidade que nos obriga, uma fonte de conhecimentos inesgotável, que nos prepara, com uma visão esclarecedora, para todas as experiências que enfrentamos na vida.



São muitos os recursos que recebemos: temos os pensamentos sentinelas para nos auxiliar nas fraquezas, diante das tentações e desânimo; temos, o exercício de concentração e agilização mental e a corrente magnética para nos colocar em sintonia com as forças do bem; temos aulas de experiências que nos ajudam a perceber os obstáculos impostos pela vida que precisamos enfrentar, mas conseguimos entender que tudo tem solução; temos, inclusive, o conhecimento de que possuímos sete órgãos psicológicos para compreender a nossa estrutura espiritual e como trabalhar debilidades e virtudes. Enfim, temos uma serie de orientações que nos levam a nos tornar pessoas mais dignas, mais fortes, mais uteis e muito mais felizes.

O apóstolos Paulo, em sua epistola aos romanos, afirmou: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da nossa mente”. Nesse ensinamento, Paulo resumiu toda a sua experiência de vida. Ele teve que rever seus conceitos, observar seu comportamento de acordo com os novos conhecimentos que lhe eram passados, refletir sobre eles, escolher perseverar neles ate conseguir internalizá-los e viver de acordo com eles, pois ele só vivia de acordo com a sua consciência, cheia do espírito santo.

Sua mensagem era voltada para os valores morais, para um comportamento reto, para uma mente limpa e para um coração amoroso, tudo baseado na fé da mensagem de Jesus Cristo. As sua epistolas eram escritas para os convertidos, com o objetivo de lhe restaurar a fé, a esperança e o ânimo, e frisava, sempre, a necessidade que havia em fortalecer as comunidades, para que outros, porque todos são filhos de Deus e iguais perante ele.

Segundo o ensinamento de Paulo, acima citado, não podemos nos conformar em viver, simplesmente, adaptados ao pensamento da maioria das pessoas, pois não podemos esquecer de fazer nossa parte. A Verologia nos ensina que a matéria prima do Órgão mental são os pensamentos. Se não substituirmos os pensamentos velhos por outros novos e corretos, não haverá renovação nem transformação não haverá evolução espiritual.

Se não utilizarmos o nosso tempo de forma a dar atenção, ao mesmo tempo, a vida material e a vida espiritual, esta será sempre a mais prejudicada. Não podemos deixar que as nossas atividades e obrigações materiais nos afastem do criador. É preciso vigiar para não vivermos uma vida puramente material, cuidando apenas de ter uma alimentação saudável, fazendo exercícios físicos, cuidando do nosso corpo e esquecendo de nutrir o nosso espírito.

Precisamos ser mais solidários com os que sofrem, porque o sofrimento é fruto das experiências não compreendidas, próprio dos que ainda vivem na evolução passiva e inconsciente. Não podemos esquecer de agradecer a Deus, diariamente por estarmos protegidos pelas orientações da Verologia, porque aprendemos, aqui na ACE, como estar neste mundo, sem nos alienarmos, porem sabendo como nos defender de nossas ilusões. Somos orientados a desenvolver a humildade verdadeira para percebermos que escolhemos trilhar um aprendizado de felicidade e, quanto mais aprendemos, mais temos a aprender, sempre, com o objetivo de nos transformarmos em mensageiros do bem, da verdade e da justiça, como era o grande propósito do nosso mestre Cristófilo Nageo, que tanto se dedicou ao aperfeiçoamento moral e espiritual de todos os componentes de nossa fraternidade. 

 



Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXIII Nº 447 e 448
Artigo referente a Março e Abril de 2010

 

 

Tags: , , , , ,