Fé Consciente

Imprimir


O homem atual vive num mundo dominado pela busca de proveitos materiais, em detrimento de sua integridade moral e espiritual.

A mídia nos informa, diariamente, sobre escândalos de todos os tipos, crismes contra humanidade e contra a natureza, numa onde de desacertos que parece não ter mais fim. Como conseqüência, muitas pessoas, desiludidas e desorientadas, procuram um caminho que lhes dê sentido à vida, paz e segurança.

Entretanto, mesmo na busca pela espiritualidade, muitas ciladas podem aprisioná-las , roubando-lhes o com senso, o livre arbítrio, tornando-as sectárias e intolerantes diante das diferenças. Essa fé cega e irracional não tem fundamentos consistentes: ela pode ser rapidamente destruída por argumentos contrários, ou se vitimas, sentindo-se insatisfeita com o caminha escolhido, se der conta de que está sendo dominada por pensamentos escraviza dores. Ao fim de tudo só restam o desalento e a tristeza.

A fé consciente é bem diferente: ela é obtida pela realização de um verdadeiro processos evolutiva, que leva o ser humano ao autoconhecimento e ao aprimoramento de faculdades manifestações espirituais. Suas bases são reais, pois o evolucionismo de verdade estuda, compreende e pratica as leis eternas e  os ensinamentos de alta hierarquia moral e espiritual, trazidos á terra pelos mestres de sabedoria suprema, sobretudo Jesus Cristo, nosso mestre maior.

O método verológico orienta seus estudantes a experimentar o que estudam, pois sem a realização dos conhecimentos adquiridos, não há evolução. Orienta-os, também, a estudar o que experimentam, procurando a razão e a finalidade de cada experiência. Assim, eles tomam consciência de suas debilidades e das manifestações que precisam ser desenvolvidas, realizando dentro de si uma verdadeira metamorfose espiritual. É o caso de quem descobre, por exemplo, que a mágoa, que lhe esta minando a saúde espiritual e física, deve dar lugar ao perdão manifestação superior, eliminando, assim, o seu sofrimento. Logo, ao aplicar em suas próprias fundamentadas nele mesmo, sem fantasias, sem ilusões, sem a intermediação de terceiros. Os resultados são sentidos, primeiramente, em sua vida interior e depois em sua vida material.

Na medida em que desenvolve o conhecimento de seu mundo interno, tratando de aprimorá-lo e equilibrá-lo, o ser humano vai vivendo cada dia melhor, em harmonia consigo mesmo e com seus semelhantes. O autoconhecimento leva a uma maior compreensão de si mesmo e do outro e entendemos que somos todas partículas divinas, uns mais evoluídos, outros menos, mas todos caminhando para a perfeição.

Enfim, quem realiza um verdadeiro processo da evolução ativa e consciente, como o proporcionado pela Verologia, cria uma nova realidade em sua vida. A essa nova realidade corresponde à fé como força espiritual, firme e consciente, fundamentada em conclusões lógicas e compreensíveis. O ser humano torna-se, então, livre quando desenvolve a fé consciente que é totalmente diversa do fanatismo ou da escravidão mental.

O mestre Cristófilo Nageo nos adverte:

“A fé consciente é alicerçada em realidades convincentes ou, pelo menos, em conclusões sensatas e aceitáveis. Só assim é que ela se torna uma força espiritual insofismável e indestrutível.  





Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXIII Nº 449 e 450
Artigo referente a Maio e Junho de 2010

 

 

Tags: , , , ,