Humildade Verdadeira


Como nos ensina o mestre Cristófilo Nageo, sem humildade verdadeira não é possível, a nenhum de nós alcançar altos graus de evolução espiritual. Tudo se inicia quando começamos a sentir o quanto somos pequenos diante da grandeza da obra da criação do universo.

Pequeninos e arrogantes diante da natureza que nos cerca, temos a leviandade de julgar o poder do criador pela partícula divina que nos é dada, no meio de tanto desconhecido e tanto mistério. Podemos avaliar o poder da criação de um artista plástico pela analise criteriosa de sua obra, porem como avaliar o poder do criador do universo se a cada um de nós só e dado a conhecer uma pequenina partícula de sua criação?

A consciência da realidade de que somos uma partícula infinitesimal da criação e de que precisamos conhecer as leis que subordinam cada um de nós, na realização de nosso processo de evioluçao ativa e consciente, é o primeiro passo a ser dado. Em minha compreensão atual, o passo seguinte é conseguir civilizar o instinto selvagem que ainda insiste em investir contra a nossa vontade de crescer espiritualmente e dificulta o bom uso do nosso livre arbítrio. Para tanto, contamos com o trabalho a ser desenvolvido no transcurso do processo de evolução ativa e consciente criado pelo nosso mestre e  oferecido pela nossa amada fraternidade.

O homem arrogante e extremamente vaidoso já foi comparado a uma semente de casca tão dura que impede a planta de mostrar-se em todo o seu esplendor; já o homem, verdadeiramente humilde, se assemelha aquela semente que conhece o seu potencial e permite que a planta saia de seu interior e venha se mostrar em toda a sua grandeza, florescendo e dando frutos.

A princípio, parece uma dualidade, porque a semente é a mesma: tanto a quem tem casca dura e impede que a planta expresse todo o seu esplendor, como a semente que conhece toda a sua potencialidade e desabrocha. O mesmo acontece com o homem: o ego que envolve a personalidade, as vaidades, etc. Lutando com a configuração psicológica em evolução, tentando impedir a evolução do espírito, pois sabe que isso implicará na civilização do ego e seu consequente desaparecimento. Cristófilo Nageo nos adverte: “O ser humano pode ser o que deve ser”.

A nossa essência é a mesma do criador. A luz que faz brilhar o mestre Jesus ate os dias de hoje, também esta em nosso interior. Faz-se necessário que consigamos abrir os olhos e ouvidos espirituais para compreender melhor, praticar e viver em conformidade com a ver com a verdade libertadora que nos foi trazida pelo divino mestre Jesus e tão bem esclarecida por Cristófilo Nageo em sua intuitiva e magnífica obra.

Jesus Cristo nos diz: “Mas, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós, será esse o servo de todos”.

Uma certa dose de humildade e imprescindível para o inicio da caminhada que nos leva, pouco a pouco, a alcançar a humildade verdadeira que possibilitara ao verólogo fazer fluir, através de sua existência, um pouco da luz que haverá de iluminar a humanidade.

Um mestre de verdade é aquele que ensina pelo exemplo: lembremo-nos daquela lição em que o mestre Jesus dobrou os seus joelhos e se pois a lavar os pés se seus apóstolos, e mais ainda ele disse: “O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir”.

Quando o homem começa a sentir satisfação e alegria em ser útil ao seu semelhante, já esta dando um sinal de que esta crescendo espiritualmente. Entendo que ao alcançarmos, em nossa escalada evolutiva espiritual, o estagio da humildade verdadeira estaremos, de fato, manifestando a vontade do pai celestial e fazendo brilhar a luz divina com que fomos agraciados por Deus, com a superação de todas as deficiências que até então eram manifestadas pelo nosso ego.

 


Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVI Nº 451 e 452
Artigo referente a Julho e Agosto de 2010

 

 

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Divina Aragem

Ler mais...

Fome e Sede Espiritual

Ler mais...

O Caminho, a Verdade e a Vida

Ler mais...

Resignação Consciente

Ler mais...

Livre Arbítrio

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Itens Relacionados

Livros

Criado por Agência Núcleo