Verdadeira Civilizaçao

Quando a criatura humana ainda moureja no campo da evolução passiva e inconsciente, seu organismo psicofísico é comandado por átomos inferiores, mais ainda quando sua alma ou seu espírito  está vivendo as etapas rudimentares de seu estado primitivo.

Poder-se ia dizer que os territórios se seu sistema psicológico e de seu sistema fisiológico são habitados por tribo de selvagens e primitivas.

Na medida em que essa criat8ura realiza o processo de evolução ativa e consciente, mediante a compreensão e a prática dos ensinamentos redentores, esses territórios se vão, pouco a pouco, civilizando. Podem chegar, até mesmo, ao ponto mais alto de uma esplendida civilização individual, se o realizador, por meio de seus titânicos e perseverantes esforços, alcança altos graus de espiritualidade. Esse foi o caso dos mestres de sabedoria suprema. Eles obtiveram o Maximo de civilização em seu território psicológico e fisiológico, vale dizer, em seu mundo psicofísico.

Quando algum ser humano atinge o clímax da espiritualização, isto é, quando atinge a suprema altura da sabedoria transcendental, não só fica devidamente civilizado como pode contribuir, de maneira decisiva, para a civilização psicofísica de outras criaturas. Pode, ate mesmo, levar esses entes humanos, que são os seus discípulos, aos mais altos estados de civilização psicofísica, pois, em todas as escolas iniciáticas, atem do discipulado, já esclarecido, sempre surgiram apóstolos de varias categorias que se empenhavam mais evolutivo e na obediência ás leis eternas, reveladas por essas escolas.

A civilização não se manifesta apenas, como tantos supõem, nas obras de arquitetura, de arte ou de literatura, nem nas descobertas puramente materiais. A civilização, para ser verdadeira e completa, precisa ter, como ponto de apoio, os altos conhecimentos provenientes da sabedoria suprema.

Infelizmente, com a deturpação dos ensinamentos superiores e com a materialização  de tudo quanto foi legado por essas verdadeiras escolas iniciáticas, há muitos séculos, não existe, na face da terra, a orientação, profundamente civilizadora, que realizava, impulsionava e expandia aquela autentica civilização, ou seja, aquela civilização com bases seguras na vida iniciática.

Como todos os verólogos têm verificado, as leis eternas, os ensinamentos redentores e as concepções verológicas estão intensificando, cada vez mais, o seu processo de civilização psicofísica. E, como já tem observado os ensinamentos dos mestres de sabedoria suprema, sobretudo os do mestre Jesus, desempenham papel de imensa relevância no desenvolvimento do processo que estão realizando, precisamente porque lhes estão dando a merecida atenção.

Portanto, é fácil concluir que a humanidade ainda não chegou ao estado de civilização espiritual a que deveria ter chegado, porque a maioria não deu aos ensinamentos dos excelsos mestres a dose de atenção que deveriam ter dado. Daí, as conseqüências, profundamente lamentáveis, desse extravio, conseqüências que a muitos séculos vem trazendo a humanidade em constante desassossego e frequente sofrimento.

É muito importante a missão que Deus e Jesus confiaram a nossa escola iniciática e á Verologia. Compreendemos eu essa profunda civilização só se perpetuará se soubermos ensinar aos nosso herdeiros espirituais e necessidade imperiosa de protegê-la contra as deturpações e materialização. E, se soubermos, também, orientá-los para que, por sua vez, ensinem a seus sucessores essa mesma necessidade que jamais devera ser esquecida pelas sucessivas gerações através dos séculos.

Organizemos as obrigações profissionais, domésticas e sociais de tal modo que, sem as prejudicar, encontremos, sempre, tempo suficiente para colaborar no exercício dessa divina missão. E seremos certamente, recompensados pela justiça que não falha, já através de irreversíveis triunfos em nossa vida material, já através das inexcedíveis glorias concernentes à vida eterna!

A Verologia e a escola iniciática que a transmite foram criadas precisamente para isto: restabelecer no mundo terreno o movimento de supercivilização que produz a paz e a felicidade entre os homens e os povos. 

 


Extraído de:

Jornal Verologia

  

 

Edição XXXIV Nº 425 e 426
Artigo referente a Maio e Junho de 2008

  

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Conserva a Tua Alma

Ler mais...

Resignação Consciente

Ler mais...

Higiene Psicológica

Ler mais...

Acertar ou Errar, Eis a Questão

Ler mais...

Podemos ou Não Ver a Deus?

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo