A Lealdade

A lealdade é uma das mais nobres e admiráveis manifestações morais e espirituais.

Despertando a mais resoluta confiança, age como um dos fatores básicos das relações humanas. E, principalmente, como construtora de boas e indestrutíveis amizades. Quanto mas uma pessoa evolui espiritualmente, tanto maior é o seu grau de lealdade para consigo mesma e no trato com seus semelhantes.

Antes de tudo e acima de tudo, o ente humano precisa habituar-se a ser leal a si próprio, vale dizer, ás suas convicções. Quem sabe ser leal a si próprio, também o será com seu semelhantes..

É natural que o ser humano goste de inovações e não queira permanecer eternamente na rotina, que produz monotonia, sobretudo no campo das investigações espirituais. Considerando essa tendência para as novidades, a Verologia tem um plano de renovações sucessivas, já através de muitas outras reuniões e atividades de alto valor construtivo.

Tendo em vista que o campo das convicções espirituais é o mais importante da vida humana – porque todas as atividades da criatura devem girar em torno desde ponto central – convém acrescentar algo mais, nesse sentido, algo mais que merece a maior atenção. Quando o ser humano escolheu sensatamente um caminho de evolução pscicologica, depois de haver meditado e raciocinado bastante para efetuar essa opção; quando adquiriu nele plena confiança e muita paz de espírito; quando os conhecimentos superiores ali ministrados continuam correspondendo a sua expectativa; quando ali encontrou verdadeiras amizades fraternas; quando nada justifique o abandono desse caminho – precisa manter-se fiel a ele.

Nessas condições, manterá sempre na lembrança as sabias e enérgicas advertências do mestre Jesus:

“Guardai-vos do fermento do fariseus, que é a hipocrisia”.

“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque fechais aos homens o reino dos Céus, pois nem entrais, nem deixais entrar os que estão entrando.”

Mediante as advertências que acabamos de transcrever, o sábio psicólogo alerta os entes humanos bem intencionados contra os sofistas e os ambustes da hipocrisia com que os fariseus de todos os tempos preparam suas ciladas.

Quem sabe manter-se firme no processo de evolução ativa e consciente, jamais se desorientado ante a circunstancias ou facilidades, por mais deslumbrantes que se apresentem, cultiva a lealdade a si mesmo, porque é leal ás suas próprias convicções e ao mais alto de todos os ideais. A lealdade é um poderoso fator de simpatia e confiança, porque revela a boa fé e boas intenções de seu portador. Todos se inclinam a confiar na pessoa que oferece repetidas provas de lealdade. Não existe melhor colaboradora do que a lealdade para a construção de sólidas amizades. Assim como a hipocrisia é testado de mau caráter, a lealdade é testado de bom caráter.

Na formação do bom caráter – do caráter que honra e distingue os homens de bem – deve ser cultivada incessantemente a lealdade. Quem cultiva a lealdade é portador de uma força moral e irresistível, que promove e facilita a consecução de sólidos triunfos. A deslealdade é um terreno de areis movediças em que o individuo nunca esta seguro e tranquilo.

A lealdade pode ser lenta na obtenção dos triunfos espirituais ou materiais, mas avança com passo firme até conseguir o que almeja. E quando o consegue, não o perde mais, pela razão muitos simples de o haver obtido por meios limpos e lícitos, com o aplauso da consciência. A fim de que o ente humano fortaleça esse virtude, que é um “abre-te cézamo” para penetrar no coração de seus semelhantes, nada melhor do que realizar um verdadeiro processo de evolução espiritual com o indicado pela Verologia.

Convém frisar que a lealdade só é completa e só inspira confiança quando se manifesta harmoniosamente: pelo pensamento, pela palavra e pela ação. Se essa trilogia não funcionar com exatidão, não haverá lealdade: será apenas uma criatura de lealdade. Com o fertilizante dos ensinamentos de alta hierarquia moral e espiritual – fornecido – pelo método verológico – a seiva humana se enriquece e se tonifica, estimulando o perfeito funcionamento daquela trilogia.

Bendita é, realmente, a dignidade e a nobreza de quem consegue ser leal a si mesmo e a seus semelhantes, tornando expressiva a sua passagem pelo mundo terreno, como feliz corolário de suas próprias realizações espirituais, transbordantes de sucessivos triunfos e de edificantes exemplos!

“Nada há que desperte mais simpatia e confiança do que a lealdade quando manifestada harmoniosamente: pelo pensamento, pela palavra e pela ação”.     



Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXIV Nº 429 e 430
Artigo referente a Setembro e Outubro de 2008
 

   

  

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Benefícios e Malefícios da Imaginação

Ler mais...

O Maior dos Mistérios

Ler mais...

Fome e Sede Espiritual

Ler mais...

Resignação Consciente

Ler mais...

A Luz do Mundo

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo