O Entusiasmo Firme e Sensato

Imprimir

Entusiasmo firme e sensato é aquele que se mantém inalterável diante das dificuldades e das duvidas. E isso porque se baseia em provas irrefutáveis colhidas no campo experimental ou, pelo menos, em reflexões racionais e lógicas.



O ente humano só consegue entusiasmo firme e sensato quando, através de “experiências” (internas e externas), transforma em “satisfatório ou práticas” suas compreensões “provisórias ou teóricas”. Mais ainda quando transforma em “definitivas” suas compreensões “satisfatória ou práticas”. E quando, após a rejeição de teorias absurdas, e depois de meditação profundas, chega, afinal, a conclusões judiciosas, convincentes, aceitáveis e tranquilizadoras sobre determinados temas transcendentais que não podem ser confirmados ou esclarecidos por meio de provas concretas.

Unicamente as convicções inabaláveis podem gerar o entusiasmo firme e sensato. E a convicções inabaláveis só podem ser adquiridas com o bom uso das faculdades psicológicas, sobretudo da inteligência da razão, da consciência w da vontade. Quanto mais desenvolvidas e aprimoradas forem essas faculdades, inabaláveis, já através de verificações comprobatórias, já através de ponderações elucidativas.

É de suma importância obter o entusiasmo firme e sensato, pois quem possui jamais pode cair nos estados de indecisão e desorientação que levam aos freqüentes retrocessos e, finalmente, ao derrotismo. Portanto, o entusiasmo firme e sensato evita difíceis e males devastadores.

Vital é o entusiasmo firme e sensato no processo de renovação psicológica por que revigora a perseverança, evitando o enfraquecimento dos propósitos no sentido dessa mesma renovação. Produz novos estímulos e novas esperanças porque alenta o animo com alegria de viver uma vida consciente e segura, construída sobre alicerces sólidos.

Impulsionado pelo entusiasmo firme e sensato, o ente humano aumenta a confiança em si mesmo e a simpatia dos que cercam em todos os ambientes. E isso porque esta pisando em terreno seguro e pode manter a solidez de suas convicções.

A confiança natural em si mesmo (e não forçada ou artificial) consegue atrair, como se fora um ímã, a confiança das pessoas que o rodeiam em todas as partes, sem nenhuma preocupação neste sentido. É uma atração espontânea, produto da força psicológica que se irradia de sua vida interior. Só é possível obter essa naturalidade atraente realizando um profundo processo de evolução ativa e consciente, pela razão muito da verdadeira vida. Nada tem de superficial. Não se detém na periferia. É penetrante. Não é um verniz para uso extremo, para salvar as aparências. Penetra no mais íntimo da criatura humana. E, reformando essa intimidade, se manifesta na vida de relação como algo extraordinário e esplendido que agrada até mesmo quando seu portador não esta preocupado em agradar.

De tal maneira o estudante de Verologia se identifica e se familiariza com os ensinamentos orientadores do processo de evolução moral-espiritual, que se desliga automaticamente da inquietude de conquistar amizades através de recursos artificiais. E isso porque passa a considerar desnecessários tais recursos, visto haver encontrado os meios que o tornam útil e atraente, com absoluta naturalidade. Com tanta autenticidade que desperta simpatias e amizades espontâneas, nascidas sob a influencias da admiração que esse aprimoramento faz brotar.

Contribui muito para esse admirável estado evolutivo a realização do verólogo. Quanto mais acentuado o seu grau de realização dos grandes e reformadores ensinamentos, maior a coerência entre seus pensamentos palavras e atos, do que lhe resulta ser por fora tal como é por dentro. Essa coerência o apresenta como um ente sincero e correto, merecedor de toda a confiança. É uma força positiva irresistível, porque alicerçada numa transformação, verdadeira.

O entusiasmo firme e sensato, provenientes dessa transformação real, desempenha um papel preponderante no processo de renovação espiritual porque acrescentadas, dia dias e cada vez mais, novas possibilidades de triunfo em beneficio próprio e da coletividade.

Em suma, o entusiasmo firme e sensato aumenta a confiança de quem o consegue. Desperta a admiração e a simpatia de seus semelhantes. Acende e mantém acesa a chama de um ideal inapagável. Reforça a nobreza de sentimentos. E torna mais rijas as fibras do caráter.

“ Que o teu entusiasmo no sentido de atingir elevados graus de evolução espiritual não seja tão débil como a chama de uma lamparina, nem tão passageiro como fogo de palha, fogo fátuo ou fogo de artifício”.  



Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXIV Nº 431 e 432
Artigo referente a Novembro e Dezembro de 2008
 

 

 

 

 

Tags: , , , , ,