Como ser Autêntico

Imprimir



Ser Autêntico é defender a verdade contra tudo e contra todos, é sustentá-la mesmo que alguns ou até a maioria esteja contra e as aparências retratem o inverso. Ser Autêntico é saber assumir os nossos próprios erros. Ninguém é Autêntico dizendo o que pensa sem nenhuma coerência, distorcendo a realidade, por ser fruto de uma mente impura ou descontrolada.


Uma moça que agia descontroladamente, movida por um ciúme doentio, foi interrogada e chamada a atenção sobre as suas atitudes. Então, ela respondeu: — Eu só sou Autêntica, faço o que me passa pela cabeça.

A Verologia nos alerta para a importância imprescindível do saneamento e aprimoramento da Mente ou Órgão Mental, nomenclatura dada pela Verologia, para que seja, sempre, povoado pelos melhores pensamentos para que essa Autenticidade seja positiva e produtiva. Quando a Criatura Humana tem a mente desordenada, confusa, comandada por pensamentos inferiores, só poderá produzir frutos ruins e a sua Autenticidade será, sem dúvida nenhuma, negativa.

Vou fazer uma analogia da Autenticidade positiva com a Lealdade que “como se fora irmã gêmea da verdade, tem as suas raízes nas profundezas do Ser Humano”. Quando somos autênticos, também estamos sendo leais a nós mesmos e, em consequência, a nossos semelhantes.

Quanto mais conseguimos escalar a montanha da Evolução Espiritual, mais perto chegamos de sermos leais e de praticarmos a Autenticidade, encontrando eco no que é mais correto. E isso alcançamos, certamente, realizando o Método Verológico.

O Evolucionista demonstra sua Autenticidade completa quando se identifica com o Caminho Espiritual que escolheu, com o seu método específico, seus estatutos e regulamentos, com a linguagem usada na Fraternidade e defende esse Caminho Divino de todas as deturpações que, ingênua ou propositadamente, pretendam aí introduzir.

Sejamos autênticos, verdadeiros, leais às nossas convicções e ao mais importante de todos os ideais, ou seja, prossigamos, ininterruptamente, nesse Processo de Evolução Ativa e Consciente, mágico e sublime, que a Verologia nos orienta com maestria.

A formação do caráter de Bem tem seu fulcro ou sustentáculo, apoiado no poder de Autenticidade, que define a pureza de propósitos de seu portador. Aquele que é Autêntico, é leal, é verdadeiro e é dotado de uma força moral irresistível que o ajuda a caminhar com maior destreza e firmeza em sua própria evolução e no auxílio a seus semelhantes.

Para ser Autêntico como para ser leal, total e completo, se faz necessário obedecer à trilogia: pensamento, palavra e ação. Melhor explicando: nossa palavra tem que retratar o que pensamos e nossa ação, em sequência, tem que ser o espelho que reflete ambos.

Atualmente, observa-se, constantemente, que muitas são as pessoas que falam o que não pensam nem sentem e, quando passam para a ação, distorcem ainda mais.

Temos que estar, sempre, alertas e vigilantes, tendo todo cuidado para não escorregar, caindo na experiência de não traduzirmos com fidelidade nossos pensamentos, de acordo com nossas palavras e com nossas realizações. A sabedoria e a eficiência do Método Verológico nos é de grande valia nessa hora, pois podemos recorrer aos conhecimentos adquiridos nas lições verológicas que nos auxiliam a enfrentar, com sensatez, todas as nossas experiências.

Através dos Setores de Estudo da Ciência Verológica, vamos nos fortalecendo interiormente, agigantando nossa força de vontade para que possamos substituir o desejo pelo querer. Só assim, podemos nos livrar das tentações de sairmos pela tangente, pela porta larga e fácil, abdicando da nossa Autenticidade positiva. Portanto, sejamos sempre Autênticos e Leais ao nosso Ideal Supremo de Evolução Consciente e, certamente, alcançaremos os maiores triunfos no campo espiritual, acercando-nos do Poder Maior e toda nossa vida será amplamente harmoniosa e feliz.

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVII Nº 463 e 464
Artigo referente a Julho e Agosto de 2011

 

 

Tags: , , , , ,