Paciência Inteligente


Considerando todas as virtudes humanas, a mais bela e difícil de ser praticada – só suplantada pelo perdão- é a paciência. Mas, precisamos distinguir que há dois tipos de paciência: a paciência inteligente e a paciência insensata. A primeira é positiva e a segunda, negativa.

A paciência inteligente, como quase todas as virtudes, não é uma dádiva  - é uma conquista, uma realização. Apesar de seus resultados serem altamente benéficos para o realizador, este, geralmente, não se ufana dessa virtude; mesmo por que ela se manifesta quase sublimemente, ocultando-se e diluindo-se em si mesma. Ela mantém uma estreita relação com a humildade verdadeira.

Na realidade, o ser humano paciente é um forte e, normalmente, poreja sabedoria. “SABER-QUERER-OUSAR-CALAR” é o seu leme e a sua bússola, escudando-se neste ensinamento de Vauvenargues:  “O paciente pode ousar tudo”.

O cultor da paciência inteligente sente compaixão tanto por aqueles que usam a paciência insensata, como pelos impaciente á displicência e ao entorpecimento, retardando ou travando o seu processo evolutivo. O paciente é conduzido à precipitação e ao descontrole, dando-lhe a falsa impressão de que vai chegar á meta mais depressa. Mero engano! A realidade nos mostra o contrário.

A propósito, nos diz Leopardi: - “A paciência é a mais heróica das virtudes, justamente porque não tem nenhuma aparência de heroísmo”.

Ovídio nos ensina: “Leve se torna a carga quando carregada com paciência”.

Vauvernargues, já citado, nos esclarece: “A Paciência é a arte de ter esperança”.

Por essas e muitas razoes, que seria longo enumerar, devemos cultivar, com amor e carinho, como se fora um frágil plantinha, esta maravilhosa virtude, que é a paciência inteligente. Ela nos dá força e coragem para suportar e compreender as asperezas da vida material. Observamos, com tristeza e piedade, os que praticam a paciência insensata ou impaciência.

A melhor maneira de conseguirmos desfrutar da paciência inteligente é devotarmo-nos a um verdadeiro processo de Evolução Ativa e Consciente como o ministrado pela Ação Cristã Evolucionista. A ciência espiritual, denominada Verologia, promove uma verdadeira cirurgia mental e psicológico, altíssimo conhecimentos espirituais, verdadeira transmissão de luzes redentoras que muito revitalizam o sangue espiritual de seus cultores.

Tudo isso é acessível a todas as criaturas humanas, qualquer que seja o seu grau de instrução, cultura, raça, sexo, religião ou nacionalidade. Não há nenhuma discriminação religiosa, filosófica ou política, pois a Verologia não é uma religião e sim uma ciência espiritual. Venha unir-se a nós! Estamos esperando por você.




Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXVIII Nº 349 e 350
Artigo referente a Janeiro e Fevereiro de 2002

 

 

 

 

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Benefícios e Malefícios da Imaginação

Ler mais...

Seja o que Você Pode e Deve Ser

Ler mais...

Livre Arbítrio

Ler mais...

Luz e Trevas

Ler mais...

Perdão, a Mais Profunda Lição de Jesus!

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo