Correção, Perdão e Misericórdia


Estes são alguns dos temas profundos que aprendemos aqui em nossa escola iniciática, a Ação Cristã Evolucionista, com sua ciência da verdade essencial, a Verologia. Para aprendermos essas três grandes prerrogativas, contamos com um campo neutro e um método simples, ao alcance de qualquer grau de instrução ou religião.

Para aplicar essas prerrogativas _ correção, perdão e misericórdia _ precisamos de um bom desenvolvimento, aprimoramento e equilíbrio de nossas faculdades e manifestações psicológicas. Para isso, a Verologia nos ajuda com sua pedagogia especializada.

A correção pode ser aplicada pelos outros ou por nós mesmo em relação ao nosso mundo interno ou externo. Para ser aplicada nas nossas vidas, material e espiritual, é necessário termos uma boa dose de humildade verdadeira, porque é ela que permite à criatura humana reconhecer, sinceramente, os seus erros e corrigi-los.

Nosso mestre Cristófilo Nageo nos ensina: “Pessoas há que hesitam em realizar o processo de evolução ativa, manifestando o receio de que, se passarem a cultivar pensamentos, sentimentos e prerrogativas de elevada nobreza psicológica, ficarão na contingencia de sofrer inúmeras iniqüidades por parte dos que tripudiam sobre a bondade dos seres humanos mansos, pacíficos, verdadeiramente humildades”. / “A culpa desse pensamento débil é de todos aqueles que incorreram e ainda incorrem do desvirtuamento da humildade”. / “Ser bom não é ser bobo. A verdadeira humildade não é incompatível com a energia e a dignidade. Ser humilde sem ser enérgico é transgredir a lei de evolução”. / “Para enfrentar o mal não é preciso ser mau. Mas, também, não se pode vencer o mal passivamente, inativamente, pois isso significaria cumplicidade com ele. De outra parte, cabe ressaltar que essa defesa de resguardar interesses pessoais, e sim de atingir, ainda que indiretamente, os casos iguais ou semelhantes de outras pessoas que não sabem

defender-se, seja por falta de coragem, seja por falta de capacidade para isso”.

Quando ao perdão, aprendi que seu verdadeiro sentido, na psicologia cristã e verológica, é fazer a defesa e correção, como dito acima, mas sem pensamentos de ódio, rancor ou vingança contra que nos prejudicou ou caluniou, pois, dessa maneira, ninguém conseguirá ser justo, imparcial e moderado. Agindo com pensamentos inferiores, além de não resolvermos bem o nosso problema, ainda estaremos agravando-o, assumindo dívidas perante as leis eternas que reagem o universo e a humanidade, as quais, mais cedo ou mais tarde, deverão ser resgatadas.

A misericórdia, na minha compressão atual, não quer dizer que não de deva corrigir, pelo contrario, é importante dar ao transgressor a oportunidade de mostrar que se arrependeu e conseguiu se transformar. Entretanto, para a misericórdia seja merecida, perante Deus, é necessário sermos honestos, leais a nós mesmos e verdadeiramente humildes.

A Ação Cristã Evolucionista acolhe, em sua fraternidade, todos os entes humanos, por mais imperfeitos que sejam sem investigar sua vida pregressa.. Mas, as leis eternas não permitem que se infiltrem e permaneçam por muito tempo, participando das reuniões verológicas, os que forem movidos por hipocrisia e ma fé. A Verologia nos orienta como condição essencial para assimilação de suas orientações transformadoras, a cultivar a sinceridade e a pureza de propósitos. Somente dedicar-se aos estudos espirituais para chegar a compreender a mensagem transmitidas pelos ensinamentos dos mestres de sabedoria suprema e permanecem em nossa família verológica.

Cristofilo Nageo nos adverte: “As leis eternas atuam com excelsa misericórdia, já porque reduzem ao mínimo as suas penalidades, já porque os suspendem transitoriamente ou definitivamente, quando julgam necessário e oportuno, tal a divisa sabedoria com que observam as aflições e o comportamento de que esta sendo corrigido”.

Portanto, conclui-se: “A Correção deve ser feita para não agravar os fatos, estimular o erro e para não agravar os fatos, estimular o erro e para não tornarmos coniventes com ele; mas como perdão, ou seja, sem pensamentos de ódio, rancor ou vingança;  e também, com misericórdia, observando atentamente as aflições e o comportamento de quem esta sendo corrigido, para suspender essa correção em caráter transitório ou definitivo, de acordo com a divina sabedoria.

 

Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXVIII Nº 351 e 352
Artigo referente a Março e Abril de 2002

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

O Essencial é Ser Feliz

Ler mais...

O Ciúme, a Suscetibilidade e a Sensibilidade

Ler mais...

Perdão, a Mais Profunda Lição de Jesus!

Ler mais...

Seja o que Você Pode e Deve Ser

Ler mais...

Sede Fortes

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo