Livro Nova Descoberta Sobre a Vida Humana


Livro Nova Descoberta Sobre a Vida Humana

Comprar Comprar

 

São procedentes de outros países quase todos os movimentos filosóficos, científicos, espiritualistas ou religiosos conhecidos no Brasil e adotados por brasileiros e estrangeiros residentes em nossa pátria.

Talvez seja por isso que muitos brasileiros criaram a errônea suposição de que só devem interessar-se por movimentos que venham de outras nações, ou que, pelo menos, sejam dirigidos por alguns estrangeiro. Dir-se-ia que julgam seus patrícios incapazes de idealizar e realizar algo de aproveitável nesse campo de alta relevância.

Conquanto nos mereçam respeito e admiração os esforços de outros povos neste sentido, queremos demonstrar, através deste livro, que nós, brasileiros, estamos realizando um empreendimento pedagógico, científico e espiritual de grande profundeza, que representa o máximo exigível para atender às urgentes necessidades mentais e psicológicas, nesta era de inadiáveis e definitivas transformações por que está passando a humanidade. De tanta profundeza, que haverá de convencer e atrair até mesmo os que só acreditam no que provêm de outros países.

Queremos demonstrar, ainda, que as altas concepções espirituais ou psicológicas são de natureza universal, e também podem surgir no Brasil, como realmente estão despontando.


Queremos demonstrar, sobretudo, que estamos realizando um trabalho impulsionado por inspirações tão elevadas que poderá ser abraçado não só por inúmeros habitantes do Brasil, mas também de outros países.

Prólogo

QUER VOCÊ CONCORDE,

QUER VOCÊ DISCORDE...


É muito provável que você, leitor amigo, concorde com a nova concepção que constitui o ponto central deste livro, visto que obedece a fundamentos racionais e lógicos que estão, inclusive, em sintonia com alguns conhecimentos científicos já conhecidos e consagrados. Mas, sobretudo porque são o produto de profundas meditações e verificações, feitas durante muitos anos.

Por isso mesmo, a nova descoberta que estamos apresentando é facilmente compreensível e aceitável.
Embora nos empenhemos no sentido de tornar bem clara e acessível esta revelação psicológica que está abrindo novos horizontes no campo da evolução humana, contamos de antemão com as naturais dúvidas, resistências e discordâncias que haverão de surgir em torno do assunto. Isto acontece, invariavelmente, em face de todas as descobertas, principalmente daquelas destinadas a abrir fecundos sulcos na orientação da vida humana, por força das convincentes verdades nelas encerrada.

Afirmamos que esta revelação “está abrindo novos horizontes no campo da evolução humana” porque, antes de apresenta-la neste livro, já a demos a conhecer a muitos estudiosos, com excelentes resultados.

Portanto, a primeira resposta às dúvidas, resistências e discordâncias que vierem a surgir, já a oferecemos através do testemunho desses investigadores que assimilaram a nova descoberta e a estão aplicando, com êxito, à própria vida.

Quer você concorde, quer você discorde, leitor amigo, esclarecemos, desde já, que você só poderá conhecer profundamente o valor desta nova concepção se chegar a identificar-se com a verdade nela consubstanciada. Como? Testando-a em sua própria realidade psicológica. Verificando que ela é uma fotografia fiel do que acontece ou poderá acontecer em seu mundo interior, uma reprodução expressiva das atividades que se desenvolvem dentro desse mecanismo imponderável e maravilhoso com que todos os seres humanos foram agraciados, mecanismo a que denominamos: Sistema Psicológico.

Não obstante o cuidado que tivemos de explicar tudo com a máxima clareza, é possível que você ainda encontre alguma dificuldade para compreender o assunto. Se isso acorrer, você poderá escrever a Ação Cristã Evolucionista solicitando os esclarecimentos de que necessitar para complemento de seus estudos e experiências práticas na vida cotidiana.

Finalizando estas linhas articuladas à guisa de prólogo, frisamos que é grande o nosso júbilo pela nova descoberta sobre a vida humana, mas unicamente em face dos grandes benefícios espirituais que ela proporciona a todos os seres humanos, pois, como dissemos em nosso livro “Os Justo Brilharão Como o Sol”, ninguém pode envaidecer-se quando surgem em sua mente pensamentos que lhe pareçam originais. A origem e a originalidade dos pensamentos que encaminham à descoberta ou à criação das Obras de Bem pertencem ao Senhor do Universo.

Rio, Maio de l964.

A. G. T.

 

Este livro é composto de 23 capítulos a seguir:

Capítulo nº 01 - COMO ENCONTRAR A VERDADE QUE LIBERTA;

Levantando a ponta do véu que encobre a Verdade Libertadora. – Todos necessitam encontrar, com urgência, os mais simples e os mais eficientes meios para entrar no profundo conhecimento dessa Verdade Essencial. – A humanidade só construirá uma definitiva e esplendorosa civilização quando se ajustar perfeitamente à Verdade que liberta.

 

Capítulo nº 02 - SURGE UMA NOVA CIÊNCIA;

Destina-se ao estudo profundo e à realização da Verdade Libertadora. – Apresenta novas concepções espirituais necessárias à evolução da Humanidade. – Revela a configuração psicológica do ser humano. – Indica a melhor forma de alcançar o equilíbrio psicofísico. – É indispensável na atualidade e nos dias futuros. – Como seria bom, para todos os entes humanos, se o jornal, a revista, o rádio, a televisão o teatro e o cinema divulgassem AMPLAMENTE as ideias construtivas desta nova ciência!

 

Capítulo nº 03 - DESCOBERTA DO SISTEMA PSICOLÓGICO;

Ponto de partida para novas realizações no campo da evolução humana. – Alavanca psicológica pra a concretização do supremo anelo. – Imperativo da era atual. – Por que a descoberta do Sistema Psicológico é imprescindível ao progresso de todas as criaturas?

 

Capítulo nº 04 - CADA SER HUMANO POSSUI SETE ÓRGÃOS PSICOLÓGICOS;

Conhecer a finalidade de cada um deles é identificar-se com a parte fundamental da vida humana. – Necessidade imperiosa de aperfeiçoar, desenvolver e harmonizar entre si os sete órgãos psicológicos. – As faculdades de cada um desses órgãos. – É de vital importância que o ser humano se familiarize com as engrenagens desse admirável mecanismo.

 

Capítulo nº 05 - COMO FUNCIONAM OS SETE ÓRGÃOS PSICOLÓGICOS;

Adestrar-se nesse funcionamento é assegurar a própria felicidade. – Cada órgão psicológico tem sua função específica, mas auxilia outro ou outros órgãos espirituais. – As manifestações da psicologia humana nem sempre se restringem a determinado órgão espiritual. – A sequência, o desenvolvimento e a fase final de certas manifestações através de vários órgãos psicológicos. – Quando o funcionamento dos sete órgãos psicológicos é descontrolado, as manifestações respectivas se inferiorizam, tornando-se, por vezes, destrutivas e até monstruosas. – Quando o órgão Instintivo e Propulsor não está civilizado, gera os impulsos desordenados, as inibições e os excessos sexuais, com o seu ignominioso cortejo de inversões e perversões.

 

Capítulo nº 06 - RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA PSICOLÓGICO E O SISTEMA FISIOLÓGICO;

Alicerce para o equilíbrio entre o espírito e o corpo. – Cada órgão psicológico tem relação direta com vários órgãos fisiológicos, dirigindo-os para a execução de suas mensagens. – Exemplos ilustrativos. – Por que muitos confundem o Órgão Mental com o Cérebro, e o Órgão Sentimental com o Coração? – A sintonia entre o Sistema Psicológico e o Sistema Fisiológico será tanto mais precisa quanto maior for o grau de evolução espiritual alcançado.

 

Capítulo nº 07 - DIFERENÇA ENTRE PENSAMENTO, SENTIMENTO, INTUIÇÃO E IMAGEM;

Muitos atribuem tudo isso às atividades mentais. – Somente o pensamento pertence à esfera do Órgão Mental. – Não há por que confundir esses agentes psicológicos. – Cada um deles se movimenta através do órgão psicológico que lhe corresponde. – Particularidades características que distinguem cada um deles. – A reorganização do Sistema Psicológico depende do perfeito conhecimento destas particularidades.

 

Capítulo nº 08 - DESVENDANDO O MISTÉRIO DOS SONHOS;

As diversas espécies de sonho, segundo a observação verológica. – Como o espírito reclama, através do Sistema Psicológico, o abandono em que se encontre, valendo-se dos sonhos. – Como demonstra, pelo sonho, sua presença, sua facilidade de locomoção e sua possibilidade de sobrevivência. – A realização de um verdadeiro processo de evolução espiritual interfere também no reino encantado dos sonhos.

 

Capítulo nº 09 - COMO ACERTAR NO CASAMENTO;

A REEDUCAÇÃO PSICOLÓGICA DOS CANDIDATOS AO MATRIMÔNIO. – Necessidade de realiza-la para acertar na solução desse importante problema. – Os homens solteiros precisam compreender os encantos e as vantagens de constituir família e possuir um lar bem organizado. – As moças casadouras precisam preparar-se, principalmente no sentido moral, para corresponder a essa expectativa. – O candidato ou a candidata não deve duvidar de que será feliz no casamento se mantiver comportamento sensato e se souber escolher o cônjuge. – E precisa compenetrar-se do senso de responsabilidade com que deve enfrentar assunto de tanta relevância.

 

Capítulo nº10 - CLASSIFICAÇÃO DOS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E MANIFESTAÇÕES TRANSCENDENTAIS;

Características e subdivisões dos pensamentos superiores e inferiores. – Os sentimentos sublimatórios e os sentimentos regeneradores. – As manifestações conscientes e as ultra conscientes. – Esta classificação contribui para adquirir segurança e eficiência nas atividades do Sistema Psicológico.

 

Capítulo nº 11 - MEIOS ACONSELHÁVEIS PARA MANTER OU RECUPERAR A JUVENTUDE;

O grande anelo (não realizado) dos alquimistas da Idade Média. – Para o conhecimento verológico, esse anelo não é uma utopia. – Deve constituir, até, uma das mais fortes aspirações de todos os seres humanos. – Como se pode manter ou recuperar a juventude. – Como podem ser concretizados também outros sonhos (irrealizados) dos sábios medievais.

 

Capítulo nº 12 - NÃO CONVÉM VIVER PENSANDO NA MORTE;

Quem vive pensando e falando na morte, deixa de dar a devida atenção à vida. – A causa desse pensamento dominante está no medo de morrer e perder a individualidade. – Nada é morte. - Tudo é vida. – É crível que o Poder Supremo nos conceda altas possibilidades espirituais para, em seguida, reduzi-las ao nada? – Reflexões sobre os suicídios, os assassinatos, a “pena de morte”, as revoluções e as guerras.

 

Capítulo nº 13 - NASCIMENTO, PROLIFERAÇÃO E REALIZAÇÃO DE PENSAMENTOS SUPERIORES, SENTIMENTOS E MANIFESTAÇÕES TRANSCENDENTAIS;

Quanto mais elevado é o grau de evolução psicológica do ser humano, tanto mais possível lhe é conseguir o nascimento, a proliferação e a realização de pensamentos superiores, sentimentos e manifestações transcendentais. – Quem ingere e assimila os alimentos espirituais adequados à evolução, enriquece sua vida interna e organiza seu Sistema Psicológico. – Quem organiza seu Sistema Psicológico torna sua vida externa muito mais fecunda porque possibilita todas aquelas excelentes atividades psicológicas.

 

Capítulo nº 14 - SER HUMILDE SEM ENÉRGICO É TRANSGREDIR A LEI DE EVOLUÇÃO;

Algumas pessoas vacilam em aperfeiçoar suas qualidades morais através do processo de Evolução Ativa. – Manifestam, mesmo, o receio de se tornarem mansas, pacíficas e humildes. – Ao desvirtuamento da humildade, através dos séculos, cabe a culpa desse pensamento débil. – Ser humilde não é acovardar-se ante a astúcia e a má fé. – Ser bom não é ser bobo . .  – A verdadeira humildade não é incompatível com a energia e a dignidade. – Cultivar a verdadeira humildade é cumprir a Lei de Evolução e outras Leis Eternas.

 

Capítulo nº 15 - HELIOTERAPIA PSICOLÓGICA;

Não basta buscar a saúde corporal sob os raios ultravioletas e infravermelhos que o sol envia. – É necessário buscar também a saúde espiritual sob os raios do Sol da Verdade. – Se o ser humano interrompe suas atividades materiais para cuidar de seu corpo físico, por que não pode fazer o mesmo para cuidar da essência que o anima? –Por que são imprescindíveis os banhos de sol espiritual?

 

Capítulo nº 16 - LIBERTAÇÃO DO ÓRGÃO SENTIMENTAL E DO ÓRGÃO TRANSCENDENTAL;

Esta libertação intensifica o processo de evolução psicológica. – Não se ampliam nem se fortalecem as prerrogativas sentimentais e transcendentais permanecendo no campo da imaginação, das suposições, da teorização, das divagações estéreis. – Como se consegue essa alta realização que permite a posse de extraordinárias possibilidades psicológicas.

 

Capítulo nº 17 - POR QUE O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE EVOLUÇÃO ATIVA MERECE O PRIMEIRO PLANO?;

As incursões dos pensamentos inferiores que exageram os obstáculos, insuflam dúvidas e debilidades, induzem ao retrocesso ou apontam falsos caminhos. – Os novos peregrinos precisam preparar-se devidamente para que não se extraviem em alguma das bifurcações ou encruzilhadas. – Os caminheiros experientes oferecem orientações seguras para que os novos peregrinos se mantenham firmes no verdadeiro caminho evolutivo. – Dentre elas se destaca a de que devem colocar sempre em primeiro plano o desenvolvimento do processo de Evolução Ativa.

 

Capítulo nº 18 - PARTICULARIDADES SINGULARES DO MÉTODO VEROLÓGICO;

Á liberalidade do método verológico. – Em obediência à Lei do Livre Arbítrio, esse método não pretende monopolizar ninguém, e muito menos insinuar o abandono das doutrinas ou práticas a que tantos se habituaram. – Estabelece um campo neutro frequentado por pessoas de todos os matizes: religiosos, espiritualistas, filosóficos ou científicos. – Une todos os seres humanos, sem distinção, nos laços da compreensão e da fraternidade. – Basta que sejam bem intencionados e acatem as normas de respeito mútuo instituídas pelo método verológico.

 

Capítulo nº 19 - A LEALDADE COMO FATOR BÁSICO NAS RELAÇÕES HUMANAS;

Quanto mais evolui espiritualmente, mais leal é o ser humano a si mesmo. – Ser leal a si mesmo é ser leal a suas convicções. – As convicções devem ser obtidas à luz do discernimento, com aprovação dos sentimentos e da consciência, através de experiências práticas. – Quem constrói convicções desse tipo, pode manter a lealdade a si mesmo. – Quem sabe ser leal a si mesmo, também o será com os seus semelhantes. – A lealdade é o melhor “cartão de visitas” com que alguém se recomenda à estima das pessoas de bom caráter. – Só inspira inteira confiança quando se manifesta harmoniosamente: pelo pensamento, pela palavra e pela ação.

 

Capítulo nº 20 - FORTES RAZÕES PARA QUE O SER HUMANO CONFIE EM SI MESMO;

Ninguém tem o direito de julgar-se inferior, incapaz, azarento ou infeliz. – O ente humano foi criado à imagem e semelhança de seu Criador, que é o Supremo Poder. – Essa imagem e semelhança esta nas grandes possibilidades de cada criatura. – Conhecer bem essas possibilidades, e tratar de ampliá-las, é o segredo da vitória.

 

Capítulo nº 21 - A PERSEVERANÇA COMO AGENTE DO ÊXITO;

Deve ser utilizada com inteligência e sensatez. – Detido exame do empreendimento antes de perseverar nele. – A perseverança só deve ser aplicada às realizações boas e úteis. – Não confundir a perseverança com a teimosia ou o capricho. – O mais importante de todos os empreendimentos é o da realização de um verdadeiro processo de evolução espiritual. – Nenhuma indecisão pode haver quando à necessidade imperiosa de perseverar nesse empreendimento.

 

Capítulo nº 22 - PROFUNDA IDENTIFICAÇÃO COM O MÉTODO VEROLÓGICO;

Esta identificação assegura o triunfo incessante no processo de Evolução Ativa e a entrada no de Evolução Transcendental. – O método verológico transmite conhecimentos superiores em todas as fases do processo evolutivo. – Reserva, porém, os mais altos para os estudantes que demonstram e confirmam, durante o tempo que seja necessário, profunda identificação com ele. – Segue assim o exemplo dos verdadeiros métodos de evolução dos séculos passados. – Afirma categoricamente que não exige nenhuma espécie de juramento para a transmissão dos conhecimentos de suprema transcendência.

 

Capítulo nº 23 - OS SOFRIMENTOS MORAIS E FÍSICOS.

Suas causas essenciais. – Os meios mais eficientes para eliminá-las ou atenuá-las. – Dissolvendo cruciantes dúvidas que há séculos desafiam a inteligência humana. – “Se a Justiça Divina corrige, pelo sofrimento, aos que cometem erros e pecados, por que então Jesus sofreu tanto”? – O Nazareno sofreu e morreu na cruz para salvar todos os seres humanos? – Basta crer nisso para ficar salvo? – “Que é a Verdade”? – Por que Jesus, ao sofrer as humilhações do interrogatório de Pilatos, não respondeu a essa pergunta? – Será este mundo terreno um perpétuo “vale de lágrimas”?

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Livre Arbítrio

Ler mais...

O Essencial é Ser Feliz

Ler mais...

Acertar ou Errar, Eis a Questão

Ler mais...

Benefícios e Malefícios da Imaginação

Ler mais...

Faculdade Imaginação

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo