Honestidade



Se observarmos as diferentes situações que a vida nos apresenta, percebemos como é difícil encontrar pessoas honestas de verdade, não é mesmo? Até as pequeninas reações humanas são, muitas vezes, mentirosas, movidas por interesses pessoais e a honestidade fica sempre em segundo plano.

É lamentável considerar como a honestidade é desrespeitada, até com certa zombaria, resultando em deslealdade que chega a causar revoltas por promoverem erros, as vezes, irreparáveis. É o que acontece quando no ambiente de trabalho,seja ele qual for, pretende-se encobrir falhas para atender a interesses próprios e, sendo assim, muitas injustiças são praticadas.

Da forma como a honestidade é maculada, produz amargura, decepção e revolta. Muitas pessoas, quando conseguem cargos elevados, valem-se do poder para humilhar os subordinados, desfrutando egoisticamente da sua posição, cometendo muitos desacertos.

A família, que é a menor comunidade social, deveria será base da educação e preparação de crianças e de jovens para o adulto de amanha, mas, infelizmente, poucas são bem estruturadas. A maioria das pessoas não considera a honestidade como vinculo essencial para acender, constantemente, a chama do amor. É uma pena, quando, na família, um de seus membros se omite e  descarrega sua responsabilidade na mãos dos outros como se sua vida fosse mais importante que a das demais pessoas, prejudicando, com seu afastamento, a família toda. Isso porque não recebe que deve renunciar a seus interesses próprios em prol do bem de seus familiares.

A maneira como são encaradas a educação e a saúde, em nossa terra natal, é uma prova gritante de falta de honestidade o que leva muitos médicos e professores a abandonar sua carreira à procura de melhor remuneração ou acumulando tarefas que dificultam seu bom desenvolvimento profissional.

Ouvi comentarem que “o professorado é uma profissão em extinção”. Já pensaram sobre a gravidade do que esta ocorrendo em nosso país? Sou professora por vocação e, sendo assim, defendo esta classe nobre e digna de todo respeito e consideração . Qualquer cidadão, desde o de pequeno porte intelectual ao magistrado de elevada instrução profissional, passou pelas mãos da simples e carinhosa professora que o alfabetizou, não é verdade? Portanto, esse comentário esta muito longe da gratidão e da honestidade.

Por que as pessoas não são honestas?

Porque a Honestidade requer muitos requisitos espirituais para o seu sustentáculo: a lealdade, a reta justiça, a humildade verdadeira, a serenidade, o discernimento, o altruísmo, o amor verdadeiro, o respeito ao próximo, o senso de responsabilidade, a firmeza de caráter, a persistência no bem, etc.

Diz um lindo, profundo e transcendental ensinamento de Cristófilo Nageo: “Bendita é a dignidade e a nobreza de que consegue ser leal a si mesmo e a seus semelhantes, tornando expressiva sua passagem pelo mundo terreno, como feliz corolário se suas próprias realizações espirituais.

Na verdade, só um estudo espiritual eficiente, perseverante e sincero, como o que a Verologia nos oferece. Isso porque essa conquista será alcançada através da realização do seu processo de evolução ativa e consciente, que, nos conferindo uma visão muito mais ampla de todos os problemas que afligem a humanidade, promove a nossa constante transformação para melhor e o cumprimento da honestidade, consciência e convicção.





Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXX Nº 385 e 386
Artigo referente a Janeiro e Fevereiro de 2005

 

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Desvende o Mistério de Si Mesmo

Ler mais...

Luz e Trevas

Ler mais...

Fome e Sede Espiritual

Ler mais...

Perdão, a Mais Profunda Lição de Jesus!

Ler mais...

Conserva a Tua Alma

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Itens Relacionados

Livros

Criado por Agência Núcleo