Educação Infantil


Uma questão que preocupa, cada vez mais, as pessoas no mundo todo é a Educação dos Filhos. 

Educadores, psicólogos e outros profissionais se contradizem e nos confundem com teorias, as mais variadas, que ora dizem que não se deve dizer “não” às crianças, em hipótese alguma; ora afirmam que a conversa é a única forma de educar, em detrimento de qualquer outra prática de correção; ora apregoam a tradicional palmada, se for na hora certa, em determinados casos etc.

A verdade é que está cada vez mais difícil educar os filhos. As crianças hoje em dia, por causa da televisão, do computador e dos jogos interativos são detentoras de uma gama de informações muito grande, de forma que não aceitam mais uma conversa de nível inferior ao conteúdo cultural delas, e muito menos as antigas atitudes de: “Faz o que eu mando e não faz o que eu faço”; ou “Eu mando e você obedece”. A criança atual já aprende, desde cedo, a questionar e avaliar; não quer respostas prontas, quer testar, experimentar.

Vamos, então, dar a elas o que testar, o que experimentar: Pequenos Ensinamentos a respeito dos quais ela possa pensar e dar compreensões, exprimir sua opinião, seu ponto de vista. Histórias, que tenham uma moral edificante a ser refletida, parecem ser a melhor maneira de começar a formar o conteúdo moral-espiritual de uma criança.

O nosso Mestre Cristófilo nos adverte: “Educando a criança de modo suave e natural, sem nenhum constrangimento, a Verologia a orienta com singular eficiência”.

Falar e agir com suavidade e naturalidade ,é que nós, pais, na maioria das vezes, buscamos e nem sempre conseguimos empregar na Educação de nossos Filhos. Somente quando alcançarmos um mínimo de Equilíbrio Psicofísico, conseguiremos essa simplicidade, essa tranqüilidade e essa eficiência, transmitidas no Ensinamento. Prerrogativas essas que o Método Verológico ensina, desenvolve e aplica no Setor Infantil, podem nos ser um poderoso auxiliar na Educação das Crianças.

O Método Verológico, também nos, prepara para que cuidemos melhor da Educação de nossos Filhos, porque nos adestra para sermos mais pacientes, tolerantes, equilibrados, usuários da Energia Serena. Isso nos facilita não só no trato com os infantes, mas também a sermos exemplos vivos do melhor comportamento perante a vida e o mundo, pois, como todos sabem, mas nunca é demais lembrar, se educa muito mais pelo exemplo do que pelas palavras e pelos corretivos.

Até essa orientação, entretanto, sofre prejuízos nos dias atuais, pois, com a necessidade imperativa de trabalhar, as intermináveis horas no trajeto casa – trabalho - casa e outras atividades, passamos mais tempo longe dos filhos do que com eles, de modo que os exemplos oferecidos no dia a dia da criança vêm de várias fontes, muitas vezes desconhecidas e diferentes do que gostaríamos.

A tentativa de oferecer um leque grande de opções às crianças também não tem dado o retorno desejado, na maioria dos casos. Pensando em ocupar a maior parte do tempo dos filhos em atividades úteis e construtivas, alguns pais terminaram por sobrecarregar os filhos, e já existem dados mundiais de stress em crianças até de tenra idade.

Sem dúvida, o melhor é o meio termo. Saber conversar, saber corrigir, dar o melhor exemplo, oferecer atividades úteis e construtivas, tudo no momento e na medida certa; além de, principalmente, oferecer orientação moral-espiritual de forma séria, adequada e eficiente. Sigamos a Orientação do nosso Mestre, Cristófilo Nageo: “A Verologia acerta em cheio na educação da criança porque, utilizando profundos e adequados Ensinamentos, atinge os pontos vitais para a formação do caráter”.

O que se pode querer de melhor para um filho do que a formação do seu caráter? Essa formação passa pelo aprendizado do comportamento adequado, da obediência, da tranquilidade, mesclados com Ensinamentos profundos de Leis Eternas como a Gratidão e a Humildade Verdadeira que vão, pouco a pouco, penetrando na Configuração Psicológica da criança e formando um Ser Humano adulto equilibrado, com firmeza de caráter, senso de responsabilidade e persistência no bem.

A Verologia é minha maior e melhor aliada na Educação de meus Filhos.



Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXVII Nº 465 e 466
Artigo referente a Setembro e Outubro de 2011

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Faculdade Imaginação

Ler mais...

Coragem Sensata e Medo

Ler mais...

O Essencial é Ser Feliz

Ler mais...

Livre Arbítrio

Ler mais...

Conserva a Tua Alma

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo