Educação Materna

Imprimir



Mês de maio é o mês das mães, é quando sentimos vontade de facilitar a todas que assumiam este brilhante papel, que representa muita responsabilidade, esforço, amor e honestidade para levar a educação materna a bom resultado.

Para a mãe, a missão de educar é muito importante. A criança, na verdade, recebe educação de muitas pessoas que lidam com ela, mas a educação materna, que vem do berço, é básica e permanece para toda a vida.

É fundamental observar que as mães precisam ser honestas consigo mesmas para que sigam tranqüilas mais tarde, quando os filhos estiverem adultos e vierem lhes apontar falhas que para eles foram graves, mas para elas representaram boa vontade de acertar.

A educação materna requer uma serie de requisitos nobres como sensatez, paciência, tolerância, altruísmo e energia serena, não sendo nunca movida pela violência.

Diz Cristófilo Nageo: “Educar uma criança não é apenas dar-lhe instrução, divertimentos e conselhos comuns, mas, sobretudo, eficiente orientação espiritual”.

Para oferecer uma excelente orientação espiritual aos nossos filhos, é necessário ter um discernimento muito desenvolvido que só uma escola de evolução como a nossa pode proporcionar. A mãe aperfeiçoamento, demora muito mais a amadurecer e, muitas vezes, não consegue evitar certos erros.

Cada mãe oferece aos seus filhos o que lutou para conseguir, cabe a eles a capacidade de reconhecer e valorizar o esforço e a dedicação da mãe. A educação materna demonstra, através de suas palavras e de seus atos, o seu exemplo de honestidade e retidão; por isso terá amanha a boa colheita dos frutos que plantou durante todas as fases da vida dos filhos que é o amor e o amparo deles.

O amor de mãe é incondicional, parece que não percebe que seus filhos tornaram-se adultos, continuando a protegê-los sempre. Contudo, deve pedir proteção a deus todo-poderoso que sabe o que é certo para cada um de nós, é só ter fé e confiança nos desígnios divinos. Na verdade, temos muito mais a agradecer do que a pedir, se lembrarmos o quanto Deus nos ajudou em tantos momentos difíceis na criação de nossos filhos.

Diz o mestre Jesus Cristo: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas, vos serão dadas por acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanha: o dia de amanha traz as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”.

 

 



Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXX Nº 385 e 386
Artigo referente a Janeiro e Fevereiro de 2005