A Arte de Saber Viver

Imprimir


Coluna: Raios de Luz

O que é a individualidade? É o que constitui o individuo, caráter especial ou particular que distingue uma pessoa da outra. É a própria personalidade de cada um.

Saber viver em paz com todos é uma arte, é um sonho que muitos almejam realizar. Isso, porém, não é fácil, porque depende de muitos fatores. Primeiramente, o ser humano deve estar em paz consigo mesmo e essa paz interior é conquistada gradativamente, ao longo de um processo de aprimoramento espiritual.

Aquele, que se empenha no caminho evolutivo, através do método verológico e de uma fraternidade como A.C.E, dispõe de todos os recursos que lhe permitam alcançar elevados graus de espiritualidade e, consequentemente, a verdadeira paz, que é a ferramenta básica na arte de saber viver.

Através do estudo, da compreensão e da pratica dos mais elevados ensinamentos redentores e transformadores, vamos adquirindo experiência de vida, aperfeiçoamento o trato e a convivência com os nossos semelhantes.

Segundo o ensinamento de Ludwig Joahn: “O segredo para viver em paz com todos consiste em compreender cada um segundo a sua individualidade”. Se cada ser humano é o que é, diferente do outro, devemos respeitá-lo como individuo único. É necessário usarmos a “Penetração Psicológica” para compreendermos bem essa individualidade, seja sob o aspecto econômico, cultural, filosófico ou religioso. Se quisermos viver bem e em paz com todos, é imprescindível o entendimento de que cada um está num determinado grau evolutivo. Esse conhecimento nos proporciona uma forma segura e eficaz de convivência mútua.

A arte de saber viver esta diretamente ligada ao aprimoramento de varias manifestações espirituais tais como: Respeito Mútuo, cordialidade, tolerância, energia, Serena, clarividência, paciência, penetração psicológica, misericórdia, amor fraterno, altruísmo, ...

Quando o ser humano alcança elevados graus de espiritualidade, “viver bem com todos” deixa de ser um sonho e passa a ser uma arte que ele desempenha com toda a naturalidade, porque reconhece em seu próximo os limites, os deveres, os direitos, as opiniões, os sofrimentos, as alegrias, os fracassos e os triunfos. Isso não significa que deve-se aceitar tudo ou abandonar nossas convicções, concordando incondicionalmente com o outro, mas devemos praticar uma convivência pacifica e harmoniosa, visando sempre o bem de todos.

A arte de saber viver em paz, em harmonia e em perfeito equilíbrio com nossos semelhantes, esta em reconhecer que cada ser humano é um único universo uma partícula divina em evolução que, independente do seu estado evolutivo, merece nossa atenção, cordialidade, habilidade no trato e respeito.






Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXX Nº 391 e 392
Artigo referente a Julho e Agosto de 2005