Experiências Transformadoras

Imprimir


Nosso mestre Cristófilo Nageo, através da ciência verológica, oferece um estimulo àqueles que já fizeram a sua escolha e que em vez de continuarem perambulando, como filhos pródigos no campo da ilusão, decidiram fazer o caminho de volta para Deus.

O ensinamento contido no livro “Pensamentos Verológicos” nos diz: “Ó tu que almejas alcançar elevados graus de espiritualidade! Utiliza, com eficiência, os ensinamentos portadores da verdade essencial! Enfrenta, com sensatez e coragem, as experiências transformadoras! E registra nitidamente, no livro de tua vida eterna, os momentos de triunfo espiritual!”

Almejar alcançar elevados graus de espiritualidade significa, em minha compreensão, negar a nossa natureza humana, falha e egoísta, e realizar a natureza divina que todos nos temos. Para isso, precisamos eliminar, gradativamente, nossos defeitos, pois são eles que nos impedem de sermos melhores. Significa assumirmos nossa própria vida, nossas ações e a responsabilidade de desenvolvermos nossa partícula divina pelos nossos próprios esforços.

O método verológico é simples, eficaz e ao alcance de todos que almejem esse estado favorável de alta espiritualidade, levando-nos a: utilizar com eficiência os ensinamentos; enfrentar com sensatez e coragem as experiências e registrar os triunfos.

Os ensinamentos deixados pelos mestres de sabedoria suprema, sobretudo os de Jesus Cristo, são o instrumento para desbastar nossas deficiências e desenvolvermos qualidades. A medida que nos libertamos dessas debilidades, vamos adquirindo maior capacidade de realização e de transformações, consequentemente consolidando a base para chegarmos a altos graus de espiritualidade. Para que isso ocorra, precisamos utilizar os ensinamentos com eficiência.

Mas, o que é utilizar com eficiência os ensinamentos? Compreendo que é colocar-se em posição de humildade ante os ensinamentos, buscando a verdade que o ensinamento contem, tentando penetrar em sua essência, pois cada ensinamento traz uma mensagem precisa para ajudar em nosso aperfeiçoamento. É selecionar, em cada experiência, os ensinamentos próprios e, com a ajuda do exercício de concentração e agilização mental, compreendidos bem. È também, pedir ajuda a Deus para praticar os ensinamentos que estamos com dificuldade. È, sobretudo, ter vigilância para não agirmos com os mesmos hábitos e defeitos antigos na hora das experiências.

Como enfrentar com sensatez e coragem as experiências transformadoras? Normalmente, as pessoas se desequilibram diante das experiências, sentem como se fossem anões diante de gigantes. A maioria delas não sabe que, agradáveis ou desagradáveis, as experiências são sempre para o nosso bem e Deus só manda a cada um aquilo que pode suportar.

Cada experiência que ocorre em nossa vida deve ser compreendida à luz do conhecimento verológico. Para resolvermos bem uma experiência, precisamos estudá-la para saber o porque da sua ocorrência e o que e o que ela esta querendo nos dizer: seja nos apontando um defeito que não conhecíamos, seja uma correção por termos infringindo uma lei eterna, ou talvez esteja nos mostrando que precisamos compreender a situação de uma outra forma. Seja como for, enfrentando cada experiência com sensatez, cautela, discrição, bom senso, sem alarde e com coragem de olharmos de frente cada defeito que temos, vamos nos tornando gigantes espirituais e adquirimos a capacidade de passar bem por elas, sem descontrole nem desequilíbrio, mas com entusiasmo, fé e a determinação de quem sabe que esta no caminho certo.

E, a cada vitoria, vai se tornando um tesouro que arquivamos e que nos deixa confiantes e capazes de superar outras experiências, pois vamos construindo nosso edifício espiritual com a estrutura sólida das realizações que solidificam o conhecimento dentro da gente. Como diz o nosso mestre Cristófilo: “O grande vôo da espiritualidade não pode ser feito com asas de cera, mas com asas preparadas com o sólido material das meditações e realizações dos ensinamentos redentores”.

 



Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXI Nº 393 e 394
Artigo referente a Setembro e Outubro de 2005