É Indispensável Saber Perdoar


Coluna: Perfil Verológico

Aquele que se dedica a um processo e espiritualização autentico, como o que é ministrado pelo método verológico, desenvolve, pouco a pouco, varias manifestações, inclusive o perdão, fator indispensável para que se consiga atingir altos graus de evolução.

Vejamos o que acontece com quem não aprendeu a perdoar geralmente, revida ao seu ofensor com palavras ásperas e carregadas de inferioridades. Alguns até chegam a engendrar pensamentos, seguidos de atos de vingança que evidenciam o ódio que absorveram. Como conseqüência desta gama de negatividades, o sangue ferve, o bom senso desaparece  e fica-se sujeito a dizer e fazer disparates que, no seu estado normal, não faria nem diria. A pessoas, neste estado descontrolado, atinge, em primeiro lugar, a ela mesma, pois toda esta situação desequilibrada vai agir no seu organismo físico, no mínimo, roubando-lhe a paz, o sono e prejudicando a sua saúde.

Aquele que age desta forma impulsiva e impensada, ainda caminha na evolução passiva e inconsciente, vive movido pelas circunstancias, como um barco sem leme, ao sabor das ondas, das calmarias, ou das borrascas, sem autocontrole, sem saber dirigir-se e, é claro, não pode entrar na posse dos altos conhecimentos espirituais, pois não possui prerrogativas positivas para tanto.

O verológo aprende a por em prática o perdão, sempre que for ofendido, traído, prejudicado ou sofrer ingratidão, injustiça, humilhação, ... A Verologia nos orienta a perdoar a quem nos fez mal, sem abrir Mao de defesa dos nossos legítimos direitos, compreendendo que o verdadeiro perdão nos leva a sentir a paz, porque não guardaremos rancor sem ressentimento, ao contrário, passaremos a enviar pensamentos de amor ao nosso agressor.

Certa ocasião, o apóstolos Pedro  perguntou ao mestre Jesus: “- Senhor, quantas vezes pecará meu irmão contra mim, que lhe hei de perdoar? Até sete vezes?”

Respondeu-lhe Jesus: - “Não te digo até sete vezes, mas setenta vezes sete”.

Sábia foi a resposta do mestre Jesus Cristo porque à medida que vamos aprendendo a perdoar e subindo os degraus da evolução, vamos nos adestrando na benevolência, ampliando nosso discernimento e entendendo melhor o estágio evolutivo em que ainda estão os que pretenderam nos ofender. As nossas ações e reações sensatas, positivas e enérgicas retratam os imensos benefícios recebidos através da realização do processo de evolução ativa e consciente e, também, o enorme valor da Verologia que nos afasta do mal, até sem percebermos.

Entretanto, a nossa defesa ao ofensor, com serenidade e isenta de rancor, é de suma importância, é uma to de altruísmo, porque levaremos o nosso antagonista a reconhecer seu erro, dando-lhe uma oportunidade de modificar-se ou, pelo menos, de repensar o que falou ou o que fez. Nesse tom, transmitiremos uma mensagem de amor e de perdão, porque o induziremos a perceber só queremos o seu bem.

Esse aprendizado do perdão, como tantos outros que a Verologia nos ensina, constitui um verdadeiro prêmio para que a nossa vida seja plena e feliz, mas não pode ser alcançado como num passe de mágica. Tudo isso é conseguido, gradativamente, com humildade verdadeira, perseverança e, sobretudo, com realização, pois esta ao alcance de todos, sem exceção. Esses titânicos esforços apresentam resultados surpreendentes que nos conferem uma fibra inquebrantável e uma imensa alegria de viver.

O ensinamento do apostolo Paulo é muito importante para a realização do Perdão:

“Não te deixes vencer o mal, mas vence o mal com o bem”.    






Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXI Nº 395 e 396
Artigo referente a Novembro e Dezembro de 2005

 

 

 

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Luz e Trevas

Ler mais...

Misericórdia

Ler mais...

Sede Fortes

Ler mais...

O Inferno e o Paraíso Psicológico

Ler mais...

Acertar ou Errar, Eis a Questão

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Livros

Criado por Agência Núcleo