A Eterna Alegria de Viver


Coluna: Raios de Luz

Existem dois tipos de alegria: alegria material e alegria espiritual. O ser humano conhece bem a alegra material que é: superficial, passageira, explosiva e instintiva, desaparecendo rapidamente. Ela se resume em momentos alegres, porque não é fixada no nosso mundo interior.

Alegria espiritual é aquela que faz bem ao corpo e ao espírito e quase sempre se manifesta através de lagrimas  jubilosas, produzindo um estado de inefável euforia.

O mestre Cristófilo Nageo nos ensina: “ A alegria, é necessário realizar um intenso e profundo trabalho de lapidação espiritual, que lhe proporcione troca de debilidades por virtudes, pensamentos inferiores por superiores, comodismo por realizações. Isso é possível através do estudo, da compreensão e da prática dos ensinamentos redentores e das leis eternas. Quem realiza esse trabalho, por seus titânicos esforços, alcança altos graus de espiritualidade e experimenta a eterna alegria de viver.

Todos os dias, podemos praticar a alegria espiritual, se dedicarmos ás ações nobres, úteis, alegres e benéficas, em prol de nossos semelhantes. Quando as nossas realizações diárias forem envoltas na alegria e no amor, teremos grandes oportunidades de experimentar essa alegria espiritual que sublima, tonifica e eterniza a nossa alma.

Podemos sentir muitas alegrias:

Alegria de Dar: dê o melhor de si mesmo por amor, por gratidão, por justiça, sem distinção e sem esperar recompensa.

Alegria de Receber: aceite o que a vida lhe oferece; não exija mais do que você merece, pois Deus dá a cada um segundo as suas obras.

Alegria de Compartilhar: divida, reparta e compartilhe todos os momentos de felicidades ou de tristezas, pois os amigos são para todas as horas da vida.

Alegria de Trabalhar: coloque toda a sua capacidade e eficiência naquilo que faz, para si ou para os outros. Faça sempre o melhor, com amor e perfeição.

Alegria de Aprender: nunca subestime ninguém, pois sempre aprendemos uns com os outros. Os sábios são raros.

Alegria da Colaboração: examine seus atos e os de seus semelhantes, com consciência, reta justiça, amor e imparcialidade. Evite criticar para condenar, procure fazer críticas construtivas, com o único propósito de ajudar, de prestar a sua colaboração.

Alegria da Calma: controle suas emoções e paixões, não se deixe levar pelo ódio, rancor ou ciúme. Seja tranqüilo, use energia serena.

Alegria da meditação: medite todos os dias sobre suas ações, sobre os ensinamentos. Sobre as leis eternas e sobre a criação divina.

Alegre da Humildade: aceite a si mesmo e ao próximo sem orgulho ou altivez. Trate a todos com respeito e consideração. Não faça distinção. Reconheça que todos são filhos do pai eterno.

Alegria da Gratidão: a nossa maior dívida é para com Deus.  Agradeça por tudo e por todos, pelo pão e pela vida.

Alegria da Paz: leve a paz a todos os ambientes, não se ofenda, ofereça sempre a outra face. A paz é uma conquista.

Alegria de Perdoar: o maior beneficio do perdão é para quem perdoa: basta não ter pensamentos de ódio, rancor ou vingança. O perdão cura as feridas da alma e renova as esperanças.

Alegria de Amar: ame a Deus, a si mesmo e ao próximo com a mesma intensidade. O amor transforma, une e redime, não pela matéria mas pelo espírito.

Alegria do Natal: aproveitemos o período natalino para intensificar as nossas realizações mais profundas e transcendentes de fraternidade, união, perdão, paz e amor, a fim de que possamos manifestar em nosso espírito e em nossa vida a eterna alegria de viver.





Extraído de:

Jornal Verologia

Edição XXXI Nº 395 e 396
Artigo referente a Novembro e Dezembro de 2005

 

 

 

Perfil Verológico

Um Edifício Psicológico

Ler mais...

Tome Posse do que é Seu

Ler mais...

Solução de Emergência

Ler mais...

Esperança no Amanhã

Ler mais...

Oportunidade Única

Ler mais...

Pare para Pensar

Criança, Futuro Brilhante.

Ler mais...

Como Enfrentar os Problemas

Ler mais...

Saber Viver Bem

Ler mais...

Bom Senso

Ler mais...

Dia Feliz

Ler mais...

Gotas de Sabedoria

Divina Aragem

Ler mais...

Luz e Trevas

Ler mais...

O Maior dos Mistérios

Ler mais...

Desvende o Mistério de Si Mesmo

Ler mais...

Resignação Consciente

Ler mais...

Raios de Luz

Mãe: Amor Incondicional

Ler mais...

Tristeza: Ferrugem da Alma

Ler mais...

Paz de Espírito

Ler mais...

A Essência do Natal

Ler mais...

A Paz é Possível

Ler mais...

Itens Relacionados

Livros

Criado por Agência Núcleo